A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, abril 06, 2007



Câmaras digitais ameaçam os velhos fotógrafos a la minute
Viana do Castelo

O mais antigo dos quatro fotógrafos que permanecem no monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, nunca imaginou que havia de estar ameaçado pelas minúsculas máquinas digitais, mas foi o que lhe aconteceu depois de uma longa carreira ‘a la minute’.

“Qualquer pessoa tem uma máquina e tira as fotografias que quiser. Se uma não sai bem, apaga e tira outra. Nunca o negócio aqui esteve tão em baixo. Hoje, por exemplo, ainda não me estreei”, refere Manuel Cerqueira, de 77 anos.

Em tempos idos não tinha mãos a medir, sobretudo para fotos de bilhetes de identidade e outros documentos.“Se as pessoas fossem tirar a uma loja, tinham de esperar mais do que uma semana, ao passo que connosco era na hora”, recorda.

Natural da Póvoa de Varzim, trabalha ali há 61 anos, sempre a convidar os turistas a “olhar o passarinho”, garantindo que “apanha o templo” todo e que as fotografias, todas a preto e branco, ficam prontas em cinco minutos.

Cobrava cinco escudos por foto no início. Hoje, leva cinco euros. Pela sua objectiva passaram Rui Veloso, Raul Solnado, Vasco Santana, Ludgero Marques, Tony de Matos, Maria Clara e Vitorino d’ Almeida, cujas fotos ostenta com orgulho coladas à máquina. No entanto, as que lhe deram mais prazer foram a do pai do rei de Espanha e a do antigo toureiro Manuel dos Santos,“pessoas muito importantes”.

Lusa

Fotografia -
Fernando Martins / Lusa

in CORREIO DA MANHÃ - 2007.04.03

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde

clikei nas letrinhas azuis e .....ali ha um mundo para descobrir. Hei-de ir com + calma.
Eu, de ha uns tempos para ca, dedikei-me a "fingir" q sou fotografa.
SE kiseres clikar è fácil:

http://community.webshots.com/user/milenaww

OU

http://community.webshots.com/user/marilena1950

Boa Páscoa

Bjs

Helena M

A OUTRA disse...

O pior para os fotografos ambulantes não são as máquinas fotográficas digitais. Eu não ia levar uma máquina daquelas num passeio ao campo, ou para lugares para onde vou tanta vez fotografar. Era muito incomodo carregar com aquela máquina. A máquina digital para tirar uma boa fotografia não é tão barata como isso.
O pior, para mim, são os telemóveis que podem tirar fotografias em lugares onde é necessária autorização e tiram sem que ninguém note.
Eu se quiser tirar em lugares privados ou a uma pessoa, tenho que pedir licença e não posso publicar sem autorização.
Com os telemóveis posso passá-las directamente para a Internete e ninguém detecta ou só descobrirá muito tarde, quando ela já circular por todo o lado.
Bj
Maria