A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, abril 22, 2007

Heróis portugueses da Banda Desenhada

Bd portuguesa

Ontem a mulher- carteiro tocou à porta e entregou-me este livro , Roteiro Breve da Banda Desenhada em Portugal, do investigador e jornalista Carlos Pessoa.

roteiro

A edição é dos CTT, Correios de Portugal, a tiragem é de 7000 exemplares, numerada, contendo os 4 selos e o bloco da emissão filatélica Heróis Portugueses da Banda Desenhada.

selos

O livro percorre a história da bd portuguesa desde o seu 'nascimento' com Raphael Bordallo Pinheiro até à Pior Banda do Mundo de José Carlos Fernandes. Roteiro breve, útil e de fácil consulta, que como explica o seu autor, 'não aspira a mais do que ser uma modesta obra de divulgação de alguns dos marcos deste meio de expressão(...), postos ao alcance de leitores comuns que apreciam as aventuras dos heróis de papel'.

A capa e as guardas deste livro são lindas e destoam do design do interior, que perde com a mania pirosa, mas muito habitual em livros sobre bd, de entortar e sobrepor as imagens... vá-se lá saber porquê.

Mas fora esse pormenor gráfico, este livro acrescenta mais espaço de memória ao percurso histórico da bd portuguesa, retém e arruma ciclos, autores, publicações, tendências. E eu por lá ando citada, nos anos 80 com o fanzine Facada Mortal, nos 90 com a colaboração na Rua Sesamo, onde publiquei bd para crianças e na revista Azul BD Três .

retirado do blog
Escrever para o boneco -Quinta-feira, Outubro 13, 2005

Sem comentários: