A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, abril 07, 2007


Comunicar e intervir nos blogs

Victor Nogueira


Os blogs são um instrumento de «comunicação» na internet que permitem, com regularidade muitas vezes diária, registar pensamentos, opiniões e documentos.

Por outro lado possibilitam o registo de comentários de um universo mais ou menos alargado, de forma livre ou filtrada.

Um aspecto importante dos blogs é a interactividade, em comparação com as páginas web tradicionais. Dado que se actualizam frequentemente e permitem aos visitantes comentar as entradas (post), os blogs funcionam frequentemente como ferramentas sociais, permitem contactar e conhecer pessoas com interesses comuns, constituindo-se por vezes em pólos aglutinadores de pequenas «comunidades».

De construção muito mais fácil do que a dum site ou página, há blogs pessoais, mais ou menos intimistas, ou temáticos: desporto, humor, literatura, poesia, arte, estudos sobre o comunismo, entre outros.

Em todo o mundo existem já cerca de 24,5 milhões de blogs, sendo criados à média de um em cada segundo. Technorati ( http://technorati.com/) é o maior motor de pesquisa de blogs que regularmente apresenta análises estatísticas sobre a blogosfera.

Bastam alguns cliques para registar um blog num site que permita criá-los, como sucede gratuitamente em http://www.blogger.com/start ou www.sapo.pt . Quem for menos dado à escrita ou mais interessado pela fotografia pode optar pela criação dum fotolog legendado em www.fotolog.com.

Nestes ou noutros sites há modelos prontos a utilizar que não exigem conhecimentos de programação. Apenas se exige que o interessado preencha alguns formulários e comece a escrever os textos e/ou introduzir as imagens. Dicas sobre a criação de sites e blogs encontram-se em http://www.criarsites.com/.

O passo seguinte é a divulgação do endereço do blog ou do fotolog por uma rede mais ou menos vasta, que inclui a criação de ligações noutros blogs. Para isso pode utilizar por exemplo o registo em http://blogs.com.br/ ou em www.blog.comunidades.net . Também pode fazê-lo utilizando um motor de pesquisa como o Google, na secção Tudo sobre o google através do link incluir/remover o seu URL. Uma comunidade de bloggers portugueses está em http://www.criarsites.com/.

Outro interessante site com inúmeras sugestões e comentários sobre blogs é http://www.sobresites.com/blog/ Os blogs e fotologs estão sujeitos a «ataques» de utilizadores ou visitantes, de que se destacam o spam (splog) e a utilização de falsas ou múltiplas identidades, para os quais se devem tomar medidas preventivas ou defensivas.

Publicado no JORNAL DO STAL nº 82 (Maio 2006)

Sem comentários: