A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, abril 07, 2007


Culinária e alimentação saudável na NET

* Victor Nogueira

Em função dos ingredientes disponíveis e da sua capacidade inventiva a humanidade tem inventado receitas mais ou menos elaboradas para ingerir os alimentos necessários à sua subsistência. Como não podia deixar de ser na NET também se encontram receitas de alimentos e bebidas bem como conselhos para uma alimentação regrada ou para elaboração de dietas para uma vida mais saudável.

Em www.terravista.pt/Bilene/1450/tipos.htm encontra-se um Índice de Receitas por ingrediente principal. Se tem interesse nalgum ingrediente em especial pode procurar aqui uma receita em que esse ingrediente apareça. Em www.sapo.pt/entretenimento/lazer/receitas/ encontra uma série de links para variados sites específicos ou genéricos dedicados a receitas. De visitar também Companhia dos Petiscos (www.petiscos.com/), com sugestões úteis e a possibilidade de procurar receitas por ingredientes principal e outros.

Um portal de culinária, com receitas, que pode imprimir, e com dicas para o dia-a-dia, abordando também temas na área da saúde encontra-se em www.nortedigital.com/receitas/. Mais receitas e menus encontram-se em Receitas & Menús, o seu Livro de Culinária on-line (www.receitasemenus.com/) com índices geral e organizados pelas regiões de Portugal ou por países, designadamente PALOP´s, Ásia e América Latina. Um roteiro gastronómico de Portugal, internacional e da lusofonia está em www.gastronomias.com/, incluindo dicas e receitas de Natal. Receitas e vocabulários de bebidas e sumos estão em www.tecnibar.cjb.net/ e em bebidas.doidas.com/ .

Vocabulários de termos culinários estão em www2.expresso.com.br/bycarmen/_private/cultura.htm
e culinaria.no.sapo.pt/glossario.htm. Neste último encontra-se uma colectânea de anedotas relacionadas com o tema, tal como sucede na Companhia dos Petiscos.

Doenças relacionadas com a alimentação, receitas, links, nutrição e questionários estão em www.omundodacorrida.com/PortaldaAlimentacao.htm. Nutricionismo e dietas para algumas doenças encontram-se em www.terra.com.br/saude/especiais/abcdaalimentacao/capa.htm, http://www.dietnet.com.br/, saude.sapo.pt/gj/ e saude.clix.pt

Questões nutricionais e outras da saúde podem encontrar-se em Via Saúde (www.viasaude.com.br/) e em Sapo Saúde (saude.sapo.pt/), onde pode subscrever newslettters (informações) periódicas sobre esta temática.

publicado no JORNAL DO STAL nº 71 (2003 Outubro)

Sem comentários: