A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, julho 15, 2009

Memória: Hermínio da Palma Inácio (1922-2009)

Você está em: Homepage / Actualidade / Notícia
.
Tiago Sousa Dias


Morreu o mestre dos golpes contra Salazar

.
* João Vaz
.
Palma Inácio, que a luta contra a ditadura salazarista tornou uma lenda viva, faleceu ontem, com 87 anos, vítima de doença prolongada. A sua vida de constante luta pela liberdade é a história das mais espectaculares acções revolucionárias: participou aos 25 anos (1947) no seu primeiro golpe, sabotando com o saber de mecânico os aviões militares estacionados na base de Sintra; foi líder do primeiro desvio revolucionário de uma avião comercial, em Novembro de 1961, para lançar cem mil panfletos anti-Salazar sobre Lisboa, Barreiro, Setúbal, Beja e Faro; preparou e concretizou com outros militantes o assalto, em Maio de 1967, à delegação do Banco de Portugal na Figueira da Foz; protagonizou espectaculares fugas de cadeias da ditadura e pensou outras acções que nunca ninguém imaginou, como uma sublevação nacional a partir da ocupação da Covilhã.
.

Os seus golpes antiditadura correram mundo. A revista do ‘Sunday Times’ contou ao pormenor a forma como humilhou a PIDE com uma fuga debaixo de chuva da cadeia do Porto.

.

Em 1973, um jornalista da ‘Time’ encontrou-o em Paris para contar em meia página a sua história como ‘Pimpinela Escarlate’ da revolução portuguesa. Foi buscar à revolução francesa um herói romanesco para dizer quem era este homem que faleceu ontem, 14 de Julho, dia da Tomada da Bastilha.

.

CORPO EM CÂMARA ARDENTE NA SEDE DO PS

.

O corpo do fundador da LUAR – Liga de Unidade e Acção Revolucionária, em 1967, e militante do Partido Socialista, desde alguns anos depois do 25 de Abril, estará hoje em câmara ardente na sede nacional do PS, ao largo do Rato, em Lisboa. De lá sairá, às 17h45, o funeral, para o cemitério do Alto de São João, onde será cremado pelas 22h00, de acordo com informação veiculada pela agência Lusa.

.

Palma Inácio tornou-se militante do PS, na secção Almirante Reis, perto da sua residência em Lisboa. Apesar de ter aceite nomeações ou recompensas, o que nas palavras de Almeida Santos 'é a grande medida da sua grandeza', manteve-se politicamente activo até há uma dezena de anos e foi vogal da mesa da Assembleia Municipal de Lisboa. Nos tempos de líder da LUAR, criou em o jornal ‘Fronteira’, sem vínculos partidários. Só pela liberdade.

.

'CM' JUNTOU ASSALTANTE E PILOTO

.

Em Novembro 2006, 45 anos após o desvio do Super-Constellation da TAP Mouzinho de Albuquerque por seis portugueses anti-salazaristas, liderados por Palma Inácio, o Correio da Manhã voltou a juntar o líder dos assaltantes e o comandante José Marcelino, que nunca mais se haviam encontrado. O trabalho jornalístico realizado por Manuel Catarino revelava como, apesar da idade e das sequelas de muitos maus tratos da PIDE, Palma Inácio mantinha o sorriso quebra-corações.

.

'JULGAMENTO ATÉ QUE CHOVA A POTES'

.

Mário Soares encontrou pela primeira Palma Inácio quando foi seu advogado num processo que corria na PIDE do Porto. A história foi contada ontem na Renascença: 'Eu disse: como é que quer que faça a defesa? Ele respondeu: 'Não quero que faça nada, só quero que prolongue o julgamento até que chova a potes.' Nesse dia, Palma fugiu da cadeia.

.

PERFIL

.

HERMÍNIO DA PALMA INÁCIO nasceu em 1922, em Ferragudo, concelho de Lagoa, no Algarve, mas foi em Tunes, Silves, que viveu até aos 18 anos e se alistou na Aeronáutica Militar. Formou-se mecânico de aviões e aos sonhos juntou a vontade revolucionária da liberdade. Em 1947, entrou no ‘Golpe dos Militares’, sabotando os aviões da base de Sintra. Soube do 25 de Abril de 1974 preso em Caxias.

.

FRASES

.

'Coragem, coragem e coragem. E solidariedade. Será lembrado como alguém que perdura para além da sua vida.' (Camilo Mortágua)

.

'Não era político, era um revolucionário. De grande simpatia e capacidade de imaginação, coragem e dinamismo.' (Mário Soares)

.

'A sua vida dava um filme ou um romance. Tudo o que fez foi para que houvesse em Portugal regime democrático.' (Manuel Alegre)

.
in Correio da Manhã -
15 Julho 2009 - 00h30
-
.
ver
.

Morreu Palma Inácio

.
.

Sem comentários: