A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, julho 16, 2007


65 anos depois do seu assassinato
PCP homenageia Ferreira Soares
No preciso dia em que completaram 65 anos sobre o assassinato pela PVDE do médico comunista Ferreira Soares, o PCP promoveu uma romagem à campa deste destacado comunista e combatente antifascista.A homenagem foi organizada pela Comissão Concelhia de Santa Maria da Feira e pela Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP e contou com a presença de Albano Nunes, da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central. Na romagem à campa, na Nogueira da Regedora, participaram dezenas de pessoas – militantes e simpatizantes do Partido e familiares do «Dr. Prata», como ficou conhecido na clandestinidade Ferreira Soares. Depois da distribuição de exemplares do Avante! da época, que noticiavam o assassinato e da deposição de uma coroa de cravos vermelhos na sepultura do médico comunista, foram feitas várias intervenções, salientando o significado e a importância desta homenagem.
Albano Nunes salientou o «seu exemplo de homem honrado, de médico incansável sempre disponível e pronto a ajudar a gente humilde que procurava os seus cuidados, de cidadão intelectual profundamente identificado com as aspirações e a luta dos trabalhadores e do povo». Ferreira Soares, prosseguiu Albano Nunes, encontrou no Partido Comunista Português, «nos seus valores, nos seus ideais libertadores e no seu programa revolucionário a melhor forma de contribuir para uma sociedade mais livre, mais humana, mais fraterna e mais justa».
Albano Nunes realçou ainda que Ferreira Soares foi assassinado «mas a sua memória perdurou entre o povo de Nogueira da Regedoura e de toda a região onde desenvolveu a sua actividade profissional e política e o seu exemplo frutificou dando ânimo a novas gerações e iluminando o caminho das mil e uma lutas que conduziram à vitória de Abril». E, continuando, destacou que «quando um poderoso aparelho de propaganda procura convencer-nos de que as políticas de direita são inevitáveis e imparáveis e de que não vale a pena lutar, quando é necessário cimentar a confiança na força das convicções, do organização e da luta, torna-se particularmente oportuno evocar o seu exemplo de comunista coerente e convicto». «Lembrando hoje aqui Ferreira Soares, queremos confirmar que o PCP continuará fiel ao seu honroso e ímpar património de luta e que não permitirá que tal património seja apagado, esquecido, diminuído ou apropriado por aqueles que procuram reescrever a História do movimento operário», afirmou.
Falaram ainda, na ocasião, Luís Quintino, da Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP, e Amaro Francisco, que destacou a intensa actividade do «médico dos pobres».
Jorge Soares, filho do homenageado, em nome dos familiares, agradeceu a iniciativa do PCP, denunciando a actual campanha em curso para branquear o regime fascista e os seus crimes, como o que vitimara seu pai.
in Avante 2007.07.12
“Médico dos pobres” foi assassinado pela PIDE há 65 anos

Nogueira da Regedoura

Monumento a Ferreira Soares inaugurado só depois das obras de saneamento. O 65º aniversário do assassinato do Dr. Prata foi assinalado em Nogueira da Regedoura. Comunistas promoveram romagem à campa do “Dr. Prata”, evocando o seu papel na luta contra o fascismo.

A apresentação do monumento evocativo da figura de Carlos Ferreira Soares, médico dos pobres e lutador antifascista, chegou a estar prevista para a última semana, mas as obras do saneamento com que os nogueirenses conviverão nos próximos meses, “aconselharam” a adiar a homenagem. O PCP aproveitou a data em que se completavam os 65 anos sobre o assassinato de Carlos Ferreira Soares, localmente conhecido como “Dr. Prata”, para recordar o seu papel na luta contra o fascismo, promovendo uma romagem à sua campa no cemitério de Nogueira da Regedoura.

Depois da distribuição de exemplares do jornal Avante da época, que noticiavam o assassinato do “médico dos pobres” pela PIDE e da deposição de uma coroa de cravos vermelhos na sua sepultura, e perante militantes do PCP e familiares do homenageado, assistiu-se a várias intervenções. Luís Quintino, do PCP/Feira, destacou o papel de Ferreira Soares na luta contra o fascismo e Amaro Francisco sintetizou a intensa actividade do “Dr. Prata” na vida cultural da região e na dinamização de colectividades.

Jorge Soares, filho do homenageado, em nome da família, agradeceu a iniciativa do PCP, denunciando a actual campanha em curso para “branquear” o regime de Salazar e os crimes como o que vitimara o seu pai.

Albano Nunes, da Comissão Política do Comité Central do PCP, salientou “o seu exemplo de homem honrado, de médico incansável sempre disponível e pronto a ajudar a gente humilde que procurava os seus cuidados, de cidadão intelectual profundamente identificado com as aspirações e a luta dos trabalhadores e do povo, encontrou no PCP, nos seus valores, nos seus ideais libertadores e no seu programa revolucionário a melhor forma de contribuir para uma sociedade mais livre, mais humana, mais fraterna e mais justa”.

in Jornal Terras da Feira, 2007.07.12

Sem comentários: