A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, julho 21, 2007


Educação: Sindicatos estimam que sejam 2500 em todo o país
Professores doentes vão para disponíveis

* Secundino Cunha




Os mais de 2500 professores, pertencentes aos quadros de várias escolas do País, que sofrem de doenças consideradas incapacitantes e até agora definidas como protegidas, ou seja, que não implicavam a marcação de faltas ao serviço, vão ser colocados, em Setembro, no quadro da mobilidade especial da Função Pública.

Lurdes Salgueira, do Sindicato dos Professores do Norte (SPN), disse ao CM que, “perante o despacho do Ministério da Educação, segundo o qual, no caso dos professores, as doenças incapacitantes são as que forem consideradas pelas juntas médicas, não há dúvidas de que o destino destes docentes é a já famosa lista dos disponíveis”.
Desde Fevereiro que os professores que sofrem das mais diversas doenças impeditivas de leccionar, a maioria das quais do foro oncológico e neurológico, a síndroma de Crohn ou a paramiloidose, estão a ser chamados a juntas médicas extraordinárias que, na esmagadora maioria dos casos, não as têm considerado incapacitantes para o exercício “de uma actividade profissional”.
Mesmo quando admitem que com certas doenças é impossível dar aulas, sublinham que “não impedem a realização de outras actividades profissionais”.
Perante esta situação, estes docentes serão, na opinião do SPN, colocados nos quadros da mobilidade especial, o que acabará por agravar ainda mais o seu estado de saúde.
Ontem, até ao fecho desta edição, não foi possível ouvir o Ministério da Educação.
"VIVO NUMA ANSIEDADE TREMENDA"
Ana Pinto, professora de Inglês do ensino secundário, está a viver o “pior momento” da sua vida. Deu aulas 19 anos mas desde há cinco que sofre de duas doenças consideradas incapacitantes: Crohn e bipolar. Já esteve várias vezes internada e precisa constantemente de tratamentos. Foi, como todos, chamada à junta médica extraordinária, que a considerou apta para o trabalho. “A minha vida está um caos total. Vivo numa ansiedade tremenda, não sei o que me vai acontecer, e, apesar de ter pedido a reapreciação do meu caso, não tenho esperança nenhuma e, certamente, vou parar aos disponíveis”, disse esta docente, acrescentando, em jeito de alerta, que “depois de enterrados os colegas mortos o Governo devia cuidar dos vivos”.
CORRIDA ÀS NOVAS JUNTAS MÉDICAS
Para já ainda é difícil fazer uma previsão mas os sindicatos prevêem que, logo que entre em vigor a alteração, já aprovada pelo Governo, das juntas médicas, haja uma enorme corrida a essas juntas, constituídas apenas por clínicos, para a reapreciação de casos de doença. “São tantas as pessoas que se sentem injustiçadas e trabalham com grandes dificuldades que, ao saberem que houve mudança e que há mais sensibilidade, como o senhor primeiro-ministro prometeu, quererão certamente ver a sua situação reavaliada”, disse ao CM uma fonte da CGTP, admitindo que “nessa fila estejam muitos milhares de pessoas”.
E não apenas professores mas também outros sectores da Função Pública e de actividades privadas, com destaque para a agricultura e para a construção civil.
“Passado algum tempo, a situação há-de normalizar, mas no início vai haver uma enchente tal de processos que não sei se os serviços não entrarão em ruptura, por falta de capacidade de resposta”, disse a mesma fonte.
SAIBA MAIS
- 150 000 Professores existem no País, distribuídos por todos os níveis de ensino.
- Desses, 103 mil são sindicalizados. Só a Fenprof tem 45 mil associados
- 120 Milhões de euros é quanto o Ministério da Educação pretende poucar com os professores que estão nas escolas sem dar aulas mas progredindo na carreira
RECONVERSÃO
Uma das propostas da ministra Maria de Lurdes Rodrigues para os casos de incapacidade, apresentada em 2005, foi a reconversão da carreira destes docentes. Caso não aceitassem poderiam ser reformados compulsivamente.
AUDITORIA
O primeiro-ministro, José Sócrates, ordenou uma auditoria a todas as juntas médicas da Caixa Geral de Aposentações, depois de conhecidos os casos de professores com doenças incapacitantes mas considerados aptos a trabalhar.

Fotografia - Manuel de Almeida


» Comentários no CM on line
Sexta-feira, 20 Julho


- maria Há professores a ocupar lugares de Quadro estando incapacitados para leccionar e, nalguns casos, para fazer outro trabalho. Acho que essas vagas devem ser libertadas mas não é a mandar todos para supranumerários, pois há muitos que podem desempenhar outras tarefas ligadas ao ensino e outras situações deviam dar direito à reforma.
- JS Eu não ficarei nada admirado se esta ministra da Educacâo e o ministro da Saúde aparecerem um dia na valeta. Com o fecho de tantas escolas e professores a morrerem a dar aulas, e outros forçaados a passar os alunos contra a sua vontade; hospitais a fechar e bébés a nascer nas estradas, além duma lista de cerca de 230.000 à espera de operacão ou morte (a que chegar primeiro), dificultando ainda mais...
- Paulo Silva Quem anda mesmo DOENTE da cabeça é a ministra de educação. Como já provou várias vezes. Anda constantemente a gozar com os coitados dos professores.
- Andreia Silvano Se esta ministra fosse destacada para dar aulas não aguentava 1 mês de stress com alunos mal-criados, ameaças dos pais e golpes baixos de conselhos executivos ordinários e suas clientelas. Muitos destes professores estão doentes porque não aguentaram este clima horrível. E vem esta ministra, que não sabe nada do assunto, pôr estes professores na rua? Ela é que lá devia estar... há muito tempo!
- ruibarata Têm medo de ser avaliados, têm medo das juntas médicas... Mudem de vida, ok!?
- José Gonzalo Os professores doentes vão para o quadro de mobilidade especial? E vão ser mobilizados para onde?
- Vitor Ferreira Cunha (Évora) Ainda não perceberam que as juntas médicas são o instrumento do governo para liquidar e "incapacitar" os trabalhadores deste país? No final só vai haver emprego para «boys», «girls», sabujos e bufos que gravitem em torno do partido. É isto o plano tecnológico, os 150 mil empregos prometidos e conceito de felicidade ideal do «engenheiro» Sócrates e da sua «ministra» da (des)Educação. Brilhante!
- Graça Afonso A situação destes professores é desumana e vergonhosa! Com tanto professor desempregado bem podiam podiam reformar os doentes, pois estes não têm condições de poder trabalhar! Minha solidariedade com eles! Isto é chocante!
- António Melo Temos de fazer queixas e mais queixas contra esses abusos e seus responsáveis. Estão em causa direitos fundamnetais, se actuarmos, vamos conseguir algo!
- Joo E depois ainda vêm dizer que apoiam a família e a natalidade! Quem é que quer ter assim família e filhos perante este atentado aos direitos fundamnetais
- Rui Amaral - Torres Vedras Recentemente, festejaram mais um sucesso eleitoral com um «show off» deprimente feito por "agita bandeiras" analfabetos contratados às carradas em Cabeceiras de Basto e «engenheiros» da Universidade Independente! E ainda o pó das juntas médicas não tinha assentado... já estavam eles a "matar" mais uns milhares de professores. Até quando teremos de aturar esta pirosice de espectáculo?
- Miguel Antunes (Pinhel) É evidente que é difícil ser-se eficiente se se estiver doente. O problema é se uma junta médica pôe alguém a trabalhar estando doente, ou se impede alguém de trabalhar dizendo estar doente, sem estar. A questão é que o Ministério da Educação conhece e estimula estas falcatruas. É por isso que os processos médicos têm de ser todos reapreciados. Está em causa a defesa dos cidadãos e também a nossa.
- João Guedes Velasco - Chaves É difícil comentar este sentido de Estado e de comandar um ministério. É inacreditável que, já no séc.XXI, o país apanhe este combóio da Educação... A verdade é que tudo está podre e canceroso neste sector fundamental e não é a desempregar desumanamente professores que isto se resolve. É preciso boa vontade, humanidade e dedicação, atributos que não fazem parte da formação desta ministra.
- Paula Espada Sócrates quer flexibilizar o emprego, como outros países muito mais desenvolvidos que têm estruturas condignas de apoio ao desemprego. Aqui não há nada disso e as pessoas vão mas é para o olho da rua. Isto das «juntas médicas» é das coisas mais cruéis e nojentas a que Portugal assistiu. Elas são o instrumento "legal" do governo para tirar o ganha-pão às pessoas. VERGONHA NACIONAL
- Carlos Esteves Será que esta ministra sabe o que é ter filhos e uma família para criar? Ter uma casa para pagar? Será que ainda consegue dormir descansada em decidir a sorte destes milhares de infelizes e vítimas de uma profissão transformada em horror e stress por via de estatutos desumanos e chefias sem escrúpulos? Para que precisamos de pessoas assim a dirigir a Educação deste país?
- Dani É preciso continuar a luta para vez se o sr Sócrates muda "este problema" por alguém mais capaz. Aproveitem e classifiquem esta senhora no revubox.
- vitor silva Boa medida:não podem, não podem. E para fazer umas greves e umas manifs, também estão doentes?
- Desidério Pereira A imagem de imundice dada pelo Ministério da Educação aos portugueses parece não ter fim à vista. É um ambiente de incompetência, desorganização, lapsos, mentiras, corrupção, fantochadas, perseguições, delacções, bufarias... Parece que ali há de tudo, menos vontade de fazer alguma coisa de jeito pelo estado caótico da Educação. Que nojo!
- Adelino Castro - (Coimbra) O Estado, por via do governo, não pode lançar estes professores numa espécie de desemprego compulsivo, sem antes preparar e estabelecer uma estrutura ocupacional capaz de permitir um aproveitamento positivo e condigno destas pessoas em funções onde possam ser úteis à sociedade. Isto é um Estado de Direito. Não é uma Selva!
- Luísa Cristina Este governo é que parece sofrer de bipolaridade, síndroma esquizofrénico ou doença neurológica. Numa mão, têm um discurso só de virtudes para as pessoas. Com a outra mão, matam-nas ou envenenam-lhes a vida. É incongruente. Não acham que estes governantes deviam ser conduzidos à junta médica e realizar exames periciais ao seu estado de saúde? Podia ser que os dispensassem... por «incapacidade»!
mais comentários

» Comentários
Sexta-feira, 20 Julho
- Sérgio V Eu sou professor do ensino superior público e não tenho para cinema, nem à tarde nem à noite. Resguarde-se o despeito.
- Leandro Coutinho "Protestos", "reivindicações", etc.. Pois é. Quem? Quem se habituou à mama do Estado.. A maioria dos professores do secundário não ganharia metade no sector privado (se tivesse lugar) com as habilitações que tem. Férias? Um mês por ano. Nada de artºs 4, nem de licenças sem vencimento, etc.. Agora, a técnica parece ser a de trabalhar com "doenças incapacitantes".. Se está incapacitado não trabalha..Não é?
- luis antonio Se os professores estão incapacitados para o ensino, devem ser conduzidos para outras funções, obviamente! As escolas não devem ser asilos!
- Carolina Freitas - Porto Isto é pavoroso! Não quero imaginar o que é ser professor hoje em dia. São mal-tratados pelos alunos e pelos pais. Estão à mercê de conselhos Executivos constituídos por gente ordinária e sem escrúpulos. Têm por patrão um Ministério que dá ordens a juntas médicas para "matar" ou "destruir" professores. O ensino é, hoje em dia, um ciclo vicioso que nada tem de educativo e isto é muito preocupante.
- Alexandra Dias Oliveira Primeiro as doenças terminais dos professores e a bagunça das juntas médicas e agora... isto! O abuso é tão grande que nem sei como esta gente é capaz de dormir. Andam loucos com a ambição e o poder e quem paga são as pessoas. Homens com inteligência e coragem reclamam-se para voltar a fazer de Portugal um país livre e justo para todos. Um país de progresso em que possamos viver mais felizes.
- Joaquim Almeida (Aveiro) Caros concidadãos! Com esta notícia, estão ultrapassados todos os limites de decência de um governo respeitável. Está provado que os casos das juntas médicas não são pontuais. São parte de um esquema destinado a privar as pessoas dos seus direitos e do seu ganha-pão. É indigno! Estamos a ser humilhados! É difícil imaginar-se maior crime por parte de um governo eleito com os votos do povo. RUA!
- Zélia Figueiredo Outras vez as JUNTAS MÉDICAS ao barulho... E sempre com o Ministério da Educação envolvido... É caso para dizer que o instinto ditador da srª ministra não brinca em serviço. Depois de todos os comentários boçais que produz e do vazio e incongruência que tem lançado no sector educativo, só falta meter todos os professores na rua... nem que seja à força... por "incapacidade clínica»...
- Vasco Cardoso Será isto Socialismo? E ainda tem este governo o descaramento de ir ao Parlamento gabar-se do sucesso das reformas que estão a levar o país à ruína? Primeiro mentem-nos na cara. Depois gozam connosco. Tratam a gente "abaixo de cão". Isto é indecente e desumano. FORA!
- Arnaldo Vaz - Santarém É óbvio que a intenção do governo é fracturar as classes profissionais, as organizações sindicais e as associações de trabalhadores para anular o seu poder reivindicativo. Mas a infâmia pode ter limites... A onda de indignação popular pode estar prestes a gerar situações de tragédia e violência nunca vistas neste país.
- JL Há muitas pessoas injustiçadas, mas em contrapartidas há também muitas que se dão ao luxo de através dos compadrios estarem a trabalhar no privado e a receberem subsidios, quer de desemprego, quer de incapacidade através das célebres juntas médicas administrativas...portanto convinha corrigir as distorções, colocar os pontos nos "is"...para que não continue o regime dos filhos e enteados...
- Beto O país é que é doente...tudo começou a bater na mãe queriam o quê?
- Alice Vicente - (Lisboa) Este escândalo estava anunciado há algum tempo. O clima de medo que se vem vivendo nas escolas comprova que isto das juntas médicas do Ministério da Educação não é coisa inocente. A própria Inspecção Geral da Educação parece ter medo... e já nada faz. A função educativa está subordinada à coacção e ao medo de se ser conduzido à... junta médica. O ensino está um caos!
- manuel gonçalves Desde o 25 de Abril de 74 que um ministro da educação não tinha tanta falta de respeito pelos professores como esta senhora que lá está agora.Podem ser ordens do governo mas que ela é a pior ministra desde o 25 de Abril,isso é.
- Letícia Meireles - Penafiel Ao ler estas notícias nem acredito... Como é possível que estes governantes sejam tão desumanos? Quando abandonam pessoas doentes à sua sorte não são iguais àqueles donos que abandonam os animais nas férias. Este país é uma selva. Começa a ser horrível sobreviver aqui. Isto é inacreditável!
- Óscar Torres Uma coisa é o discurso publicitário do governo. Outra é a prática social concreta. Uma mentira! Existem situações de grande obscuridade envolvendo o Ministério da Educação, as suas juntas médicas e as da CGA. É obrigatório que todas as pessoas injustiçadas possam fazer reabrir os seus processos. Ninguém pode ser vítima destas práticas criminosas que os Ministérios do Estado querem legitimar.
- Marcelo F. Situações de terror e perseguição feitas por Conselhos Executivos de escolas públicas a professores contestatários ou inconvenientes, estão a ser arbitrariamente "confundidas" com indícios de "doença incapacitante" por parte de juntas médicas, a pedido das Direcções Regionais de Educação do Ministério da Educação. Assim vai o Portugal "livre" e "democrático" do séc. XXI... TERROR E CRIME!
- Fabiana Silvestre - Portimão É indispensável averiguar a (in)constitucionalidade destas dispensas e reformas compulsivas. O governo não criou estruturas para absorver, recuperar e apoiar pessoas em situação de doença e... quer lançá-las à sua sorte. Isto é cruel, desumano e imoral. É importante e urgente que se criem estruturas jurídicas para total defesa de todas as vítimas destas intenções sem escrúpulos.
- Hélder Matias Já se sabia que este assunto das «juntas médicas» não iria terminar. Nem vai! Isto é uma tragédia social com imensos contornos. É enorme a dimensão deste «polvo mafioso criminoso». Continua o povo à espera de conhecer a nova lei das juntas médicas. Há por aí muitos milhares de processos viciados por estas «juntas médicas», corruptas e seus mandantes dos ministérios.
- Rodrigo Carvalho O Ministério da Educação, por via das Direcções Regionais de Educação, Juntas Médicas e muitas chefias escolares da «confiança», é um vasto território de malfeitores sem escrúpulos e é cúmplice activo muita injustiças inimagináveis. Já tivemos ministros da educação muito maus. Mas, não me recordo de este ministério ser dirigido por ninguém tão incapapaz, tão insensível ... e tão cruel.
- Victor C Mas quem tem medo das Juntas Médicas? Se está doente de facto, não deve ter receio de se submeter a uma JM, ou tem? Querem estar parados e ter progressões na carreirra? Haverá algumas injustiças pontuais,como em qualquer lugar, mas é tempo de acabar a revolvaria! Os cinemas à tarde estão cheios de professores, porquê? Este país não progride por causa da mentalidade dos cidadãos e das C. Sindicais!
mais comentários

» Comentários
Sexta-feira, 20 Julho
- Dr. Joao Simoes Tanto a doença de Crohn como a bipolar permitem uma vida normal quando devidamente medicadas e acompanhadas por especialistas. A junta medica esteve bem no caso da prof. Ana Pinto.
- Jorge Guimarães Estes processos provam a total falta de sensibilidade social deste governo. Estão a aumentar os casos de dramas horríveis com doenças "verdadeiras" e "falsas" fabricados "a pedido" por juntas médicas que imoralmente funcionam como dispositivo legal de "incapacitação" promovido pelo Ministério da Educação. Se isto não é pior que o nazismo...
.
.

Sem comentários: