A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, julho 12, 2007



Viagens virtuais

* Victor Nogueira
Viajar para o estrangeiro é para a maioria dos trabalhadores um prazer inacessível.
Mesmo cá dentro, os nossos salários não permitem veleidades e as férias são cada vez mais passadas em casa, com uma ou outra escapadela à praia, poupando o subsídio para outras despesas mais prementes.
À medida das nossas bolsas restam as viagens virtuais através Internet, onde é possível encontrar sites que disponibilizam visões panorâmicas (360º), em sucessão de fotos ou com textos ilustrados e hiperligações a outras páginas.
Ainda assim é recomendável dispor de uma ligação de banda larga (ADSL ou cabo), bem como de um computador recente com espaço para a instalação de programas de visualização que encontraremos nos respectivos sites.
Procurámos preferencialmente páginas escritas em português mas como o seu número é reduzido incluímos igualmente algumas referências noutras línguas. Uma relação de sítios sobre o Brasil encontra-se em http://www.coolview.com.br/ (secção panoramas). De consulta directa temos em http://www.sp360.com.br/ (secção passeios), uma infinidade de pontos de interesse turístico da cidade de S. Paulo.
Deste lado do atlântico, pode experimentar uma volta por Florença, em Itália, no site multilingue http://www.aboutflorence.com/ (secção visitas virtuais).
Uma viagem planetária pelos lugares classificados como património da Humanidade pode ser feita em http://www.world-heritagetour.org/ E uma vez que neste último não é feita qualquer referência a Portugal, tente http://www.360portugal.com/ que oferece espectaculares imagens a 360 graus de numerosas cidades e localidades com os seus monumentos e outros pontos de interesse para o visitante.
Passear por Lisboa é também possível em http://www.teiaportuguesa.com/ com textos e fotografias, não se dispensando uma ida ao seu Oceanário (http://www.oceanario.pt/ ) ou, porque não, ao Museu do Teatro(http://www.museudoteatro-ipmuseus.pt/).
Um interessante percurso arqueológico pode iniciar-se pela Citânia de Briteiros, em Guimarães (http://www.csarmento.uminho.pt/), seguindo depois para as ruínas de Conímbriga (http://www.conimbriga.pt/), variando com uma visita guiada no site da Câmara de Trancoso (http://www.cmtrancoso.pt/).
Como estamos no espaço virtual, rapidamente damos um salto à Gruta de Lascaux, em França, (http://www.culture.gouv.fr/culture/arcnat/lascaux/fr/index.html), repleta de gravuras e pinturas rupestres.
Outras ligações com sites de vários museus do mundo podem ser encontradas em(www.sobresites.com/artesplasticas/museusmundo.htm). Assim é possível espreitarmos o famoso Museu do Louvre, em Paris (http://www.louvre.fr/), visitarmos a Mesquita de Córdova (http://cvc.cervantes.es/) ou confrontarmo-nos com a memória do terror nazi em Auschwitz/Birkenau (www.remember.org/auschwitz ). Para que nunca mais volte a ser possível!
Os mais afoitos poderão aventurar-se pelo sistema solar, visitando o Sol e seus planetas (http://paginas.terra.com.br/educacao/isaacelias/viagem.htm ) embora aqui a única língua disponível seja o inglês.
Mais perto encontra-se a Ilha de Páscoa e as suas intrigantes estátuas gigantescas ou o património espanhol, latino-americano e marroquino (http://www.arsvirtual.com/).
Para terminar sugerimos uma entrada no Museu da Ciência e Tecnologia (Brasil)(www.universia.com.br/especiais/museu_pucrs/museu_pucrs.htm ) ou o Museu Virtual da Imprensa, no Porto,(www.imultimedia.pt/museuvirtpress/).


in Jornal do STAL, nº 86 . 2007 Junho

4 comentários:

Maria Faia disse...

Como diria o Poeta, " Sonho comanda a vida...".

Beijo e...
Até um dia destes.

Anónimo disse...

Olá!
Está super interessante este teu tema para quem não pode ir viajar. de facto e hoje em dia com os ordenados k se têm fica dificil viajar e pq não viajar um pouco pelos sites k recomendas.
sabes! eu este ano já tive a sorte de realizar a minha viagem de sonho,realizei assim um sonho que acalentava há anos sem fim. adorava conhecer Roma e não só fui a ROMA COMO ACABEI POR CONHECER VENEZA E MILÃO TAMBÉM E SABES COMO ME SENTI? SEM DUVIDA UMA MULHER REALIZADA. O QUE EU POSSO DIZER: É PARA NUNCA DESISTIREM DOS VOSSOS SONHOS , EU NUNCA DESISTI DO MEU TALVEZ POR ISSO ELE SE TORNOU REALIDADE. SONHEM,SONHEM MUITO E SEJAM FELIZES. BJOS
CARLA GRANJA.

Kalinka disse...

Olá Mano
O meu post de hoje tem um tudo a ver com o distrito onde vives...e, eu também vou vivendo.
Logo de manhã me irritei com um comentário parvo que me deixaram; é assim: se a pessoa foi ler o post é porque sabe o caminho para lá e já não é a 1ª vez que me visita, mas, para deixar umas palavrinhas doces - nem pensar, não tem jeito para isso...para dizer MAL é uma festa, está logo pronta, isto faz-me passar e ter vontade de fechar logo o blog, juro-te.
Lê e verás que não o fiz por mal, aliás, alguém de renome já disse que aquele monumento está a abraçar Lisboa, pois está de frente para Lisboa e de costas voltadas para a margem sul...mas, eu nem ligo a isso; o que mais me irrita é a arrogância das pessoas e a maldade que têm...

E, com tanto palavreado já descobriste o que é?
Peço desculpa pelo desabafo.

Teu post é bom para mim que sou uma viajante compulsiva...

Beijitos e bom fim de semana.

Anónimo disse...

Eu diria o mesmo que a nossa amiga Maria Faia, 'O Sonho Comanda a Vida...'

Um Grande Abraço Amigo e Bom Fim de Semana