A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, julho 12, 2007


Função pública
Avaliação em marcha

* Lusa
.O Governo e os sindicatos da Função Pública afectos à UGT chegaram a acordo sobre o novo Sistema de Avaliação da Administração Pública (SIADAP), para entrar em vigor em Janeiro de 2008 e cujos resultados deverão ser visíveis já no próximo ano.
Segundo o documento, os funcionários públicos avaliados podem requerer ao dirigente máximo do serviço, no prazo de sete dias úteis (a anterior versão previa cinco dias), que o seu processo seja submetido a apreciação da Comissão Paritária, apresentando a fundamentação necessária para tal apreciação.
Prevê, também, que os avaliados participem, com o avaliador, na definição dos objectivos e das competências dos respectivos serviços. O novo SIADAP prevê a avaliação não só dos trabalhadores mas também dos serviços e dos dirigentes, com três níveis de avaliação final: desempenho inadequado, desempenho adequado e desempenho relevante, a partir do qual sai a possibilidade de desempenho excelente.
O regime proposto mantém a fixação de um sistema de percentagem para a diferenciação de desempenhos, agora também alargada aos dirigentes.
Apenas 25 por cento dos trabalhadores podem ter um nível de avaliação de desempenho relevante, dos quais cinco por cento poderão vir a ter excelente.
As quotas sobem para 35 por cento e dez por cento, respectivamente, quando os serviços tiverem uma avaliação excelente. A Frente Comum, afecta à CGTP, recusou-se a assinar o acordo.
in Correio da Manhã 2007.07.11
NOTA - Qualquer técnico em recursos humanos sabe que se o anterior sistema de avaliação era «subjectivo», o actual é completamente absurdo. Quotas na avaliação? Mesmo que sejam todos excelentes, não podem ser considerados como tal? Isto e motivador? E mesmo que sejam todos medíocres, alguns terão de ser legal e forçosamente excelentes.
Não há cultura de planeamento nem de definição e controle de objectivos, os cargos dirigentes são preenchidos por quem de gestão nada percebe na maioria dos casos, a gestão é feita por «impulsos», ao sabor das necessidades do momento, prevertendo as prioridades.
VN

Sem comentários: