A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, julho 12, 2007


Museu: Em espaço de 30 hectares
Parque jurássico na Lourinhã em 2010
* Ana Maria Ribeiro
Vai custar 20 milhões de euros e ainda não tem qualquer financiamento assegurado, mas a Câmara Municipal da Lourinhã anunciou que pretende lançar, até ao final do ano, um concurso público para a construção do primeiro Museu Jurássico em Portugal, ao qual espera atrair nada menos do que 230 mil visitantes por ano – ou seja, cinco vezes mais do que recebe o Oceanário de Lisboa, no Parque das Nações.
O espaço – que tem inauguração prevista para 2010 – situar-se-á junto à entrada poente da vila, numa área de 30 hectares de terreno, e, para além do museu propriamente dito, vai dispor do primeiro jardim em todo o Mundo que vai recriar a flora existente do período Jurássico.
Oportunidade única para que o visitante possa usufruir da paisagem existente no planeta Terra há 150 milhões de anos!Após o percurso pelo jardim – onde o visitante penetrará através de uma cascata, qual filme de Steven Spielberg – o edifício museológico deverá ter uma arquitectura original, semelhante ao corpo de um dinossauro, e será bio-climático, usando energias renováveis.
Apesar dos custos do empreendimento, um estudo de viabilidade económica encomendado à equipa de consultores da Audax assegura que o Museu Jurássico pode ser um sucesso. Segundo o estudo, o museu – que será único no País e terá como conceito misturar conhecimento e diversão, agradando a crianças e adultos – deverá atrair ainda mais visitantes do que o seu congénere mais próximo, o Dinopolis, situado a cem quilómetros de Barcelona, Espanha.
“É uma oportunidade única de mercado”, diz Ana Isabel Branquinho, da equipa de consultores. “Não existe em Portugal um espaço minimamente comparável na área da paleontologia.”O presidente da câmara, José Manuel Custódio, espera mesmo vir a atrair apoios comunitários para o projecto, que reunirá na Lourinhã todo o espólio paleontológico existente no nosso País.
O interesse pelos dinossauros não se restringe, porém, a Portugal. Na próxima sexta-feira, reabre ao público o Museu de História Natural de Berlim, Alemanha, que se encontrava temporariamente encerrado para que os paleontólogos pudessem proceder à reconstrução de sete esqueletos de dinossauro.
O museu tem, nas reconstruções dos gigantescos animais pré-históricos, grande parte do seu apelo e os administradores não querem defraudar o público.


in Correio da Manhã 2007.07.11
FOTO - dinossauro - Stephanie Pilick

Sem comentários: