A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, julho 27, 2007

PS: Histórico ataca executivo
Alegre denuncia clima de medo
.
* Cristina Rita
com Lusa
.
No mesmo dia em que o primeiro-ministro foi entrevistado na SIC, Manuel Alegre escreveu um artigo onde ataca o Governo, insurgindo-se contra o medo, a propósito de “alguns casos ultimamente vindos a público”, cujo denominador comum é “a delação e a confusão entre lealdade e subserviência”.
.
Em artigo publicado ontem no jornal ‘Público’, o histórico dirigente do PS refere que “há um clima propício a comportamentos com raízes profundas na nossa história, desde os esbirros do Santo Ofício até aos bufos da PIDE”.
.
O vice-presidente do Parlamento elenca ainda as áreas em que discorda da actuação do Governo: “A progressiva destruição do Serviço Nacional de Saúde”, o Estatuto dos Jornalistas que configura “um risco para a liberdade de imprensa”, bem como o “precedente grave” do cruzamento de dados na Função Pública ou a “tendência privatizadora” em sectores como a electricidade. E, a Sócrates, deixa o aviso: “Não tenho qualquer questão pessoal com José Sócrates, de quem muitas vezes discordo, mas em quem aprecio o gosto pela intervenção política. O que ponho em causa é a redução da política à sua pessoa”, alertando que o PS não se pode “auto-amordaçar”..
Em reacção, Capoulas Santos afirmou ao Rádio Clube Português que o artigo “é a prova viva de que há liberdade de expressão no País e no partido” e João Soares, no seu site, discorda da falta de liberdade, mas não vê inconveniente em sublinhar esse valor. Ao CM, Vítor Ramalho considera normal as críticas de Alegre e defende “o reforço do partido” e não de movimentos de cidadãos.
.
Do lado do Governo, Vieira da Silva, ministro do Trabalho, salienta que o Executivo se tem pautado pelo “rigor, exigência e reforço democrático”.
.
in Correio da Manhã 2007.07.26
.
NOTA
.
* Victor Nogueira
.
- Para muitos de nós, no tempo do fascismo, Manuel Alegre era uma referência - A Voz no Rádio Portugal Livre e o poeta da Resistência, da Praça da Canção e do Canto e as Armas, proibidos e retirados do mercado.
.
Mas com o 26 de Abril Alegre aparece claramente irmanado com Soares e acerca destes dois «camaradas» algo se aprende em "A Verdade e a Mentira na Revolução de Abril - A contra-revolução confessa-se», de Álvaro Cunhal (Edições Avante) ou, para quem tema facciosismos, leia os três alentados volumes da entrevista que Mário Soares concedeu à jornalista Maria João Avilez (editado pelo PÚBLICO).
.
Alegre é a rosa vermelha ou o cravo empalhado sempre que o PS pretende dar uma de democracia interna. Um dia se saberá porque abalaram Guterres (PS) e Durão Barroso (PSD), este para a Comissão Europeia, e porque Jorge Sampaio (PS) deu posse a Santana Lopes (PSD) para logo o demitir, apesar do PSD ter então a maioria. Deste modo permitiu que o PS com promessas de outra política ganhasse as eleições por larga maioria tendo como primeiro-ministro Sócrates.
.
Desde há muito, desde o 1º Coverno de Mário Soares, que o PS arrumou o socialismo na gaveta e se virou para a defesa, mais ou menos encoberta, do Grande Patronato, em detrimento dos Trabalhadores e da arraia-miúda. Há muito que o PS deixou de ser de esquerda e internamente democrático, onde se permita de facto a discordância.
.
Ainda um dia se saberá porque o PS teve dois candidatos às últimas eleições presidenciais - Mário Soares e Manuel Alegre, este nitídamente mal preparado apesar de se apresentar com cheiro de esquerda e como o poeta da Liberdade. Mas este desaguisado permitiu a eleição de Cavaco Silva (PSD) que vai apoiando a política de Sócrates, o testa de ferro de quem defende uma política ao serviço dos poderosos sem direitos para os restantes cidadãos. Um dia se saberá porque Guterres e Sampaio andam por aí ao serviço da ONU para «ajudar» os pobres a libertarem-se da pobreza e da doença.
.
E Ele há coincidências. Zita Seabra, a flor da inocência enganada e comida pelos lobos, diz que «Foi Assim » que se lançou nos braços do PSD dizendo cobras e lagartos do PCP. E Manuel Alegre, que tal como Soares foram militantes do PCP, publica um artigo num Jornal «atacando» a política de Sócrates e do PS - de que sempre tem sido deputado, alto dirigente e militante, para provar que não tem medo e permitir que outros seus «camaradas» digam que no PS há liberdade de expressão e democracia. Claro que o Alegre nunca será posto borda-fora porque nas horas cruciais lá faz o frete, convencido ou não. Alegre é a cereja no cimo do bolo rançoso, que vem afirmar o que muita gente diz do governo mais à direita desde o 25 de Abril, desacreditando o socialismo e a esquerda consequente..
Para quem quiser ler, o artigo de Manuel Alegre encontra-se em :
.
.
etc, etc, etc

Sem comentários: