A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, julho 22, 2007


Investigação: Estudo espanhol envolveu 40 mil pessoas
Legumes reduzem risco de cancro

* Sofia Rato

Uma alimentação rica em fruta fresca, verduras e hortaliças contribui para diminuir em cerca de 30 por cento o risco de doenças cardiovasculares e outras como o cancro e a diabetes, revelou um estudo realizado por cientistas espanhóis e publicado no ‘The American Journal of Clinical Nutrition’.
“É imperioso consumir vegetais, frutos secos, fruta fresca e hortaliças todos os dias”, diz ao CM o médico cardiologista Fernando Pádua, presidente do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva.
O estudo realizado em Espanha levou quase sete anos a estar concluído e envolveu 40 mil indivíduos.
Os investigadores espanhóis chegaram à conclusão de que a diminuição do risco de doenças se devia ao efeito antioxidante da vitamina C, aos derivados da vitamina A e ao lipoceno. um ingrediente do tomate.
“Todos devemos ingerir vegetais e frutas no mínimo cinco vezes ao dia. Duas boas sopas, ao almoço e ao jantar, uma salada a acompanhar o prato e uma peça de fruta a meio da manhã e a meio da tarde e/ou à noite é a dieta ideal”, realça Fernando Pádua. E acrescenta: “Os frutos secos também fazem bem, nozes, amêndoas. Devem ser comidos diariamente.”
Para realizarem o estudo, os especialistas tiveram em conta o estilo de vida dos indivíduos e admitem que era difícil excluir o peso que esta componente teve nos resultados.
Fernando Pádua acredita que é necessário estudar a população durante largos anos. “Concordo com o estudo espanhol. No entanto, para termos dados precisos é preciso estudar a dieta equilibrada nas pessoas durante dez ou 15 anos e aí certamente que teríamos 40 ou 50 por cento de redução de riscos de doenças como o cancro, a obesidade, a diabetes ou o excesso de peso”, afirma.
O presidente do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva revela-se apreensivo com a alimentação em Portugal: “Nos restaurantes em vez de servirem pão com manteiga podiam ter legumes ou pão fino com azeite.”
Outra preocupação de Fernando Pádua é a alimentação infantil. “Os miúdos só comem coisas que não prestam e a obesidade e diabetes juvenis são problemas que estão a aumentar”, alerta o especialista.
SAIBA MAIS
- 25 por cento da população mundial é obesa ou tem excesso de peso, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde . Em Portugal a percentagem é de 14,4%.
- 15 milhões de pessoas morrem anualmente, em todo o Mundo, com doenças cardiovasculares.
CRIANÇAS
Os mais jovens devem ser habituados desde pequenos a ingerir sopa, fruta e legumes. Vinte por cento da nossa alimentação diária deveria ser composta por fruta.
FRUTA
É rica em vitaminas, minerais e fibras e possui microingredientes vitais para a saúde.
in Correio da Manhã 2007.07.22

Sem comentários: