A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, julho 10, 2007


«É fartar, vilanagem» (D. Sebastião)



Saúde: Privados fazem trabalho das extintas sub-regiões
30,5 milhões para conferir facturas

* Cristina Serra

Os Ministérios da Saúde e das Finanças e Administração Pública vão contratar uma empresa privada para conferir todas as prescrições dos meios complementares de diagnóstico, terapêutica, medicamentos e outras prestações feitas a utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS). A medida vai custar 30,5 milhões de euros até 2011.

Fonte do gabinete do ministro da Saúde, Correia de Campos, disse ao CM que a criação de um centro de conferências de facturas é um bom negócio para o Estado. “Fica mais barato ao SNS contratualizar os serviços de conferência das facturas a uma empresa privada do que manter esse serviço no sector público.” Não foi possível, contudo, apurar qual a poupança para o SNS com essa contratualização de serviços.

O Ministério da Saúde justifica esta medida – aprovada pela portaria conjunta 711/2007, de 11 de Junho – com a necessidade “urgente” de generalizar a prescrição electrónica de medicamentos e meios complementares de diagnóstico e terapêutica.

O aumento de receitas médicas electrónicas visa a “redução de custos administrativos e um aumento dos índices de eficiência na utilização dos recursos”, contribuindo para uma “maior fluidez dos processos relativos à prescrição”.

O montante da despesa que irá ser feita pela recentemente criada Administração Central do Sistema de Saúde – que substitui o Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde – , sob a tutela do Ministério da Saúde, é de 9,7 milhões de euros em 2008 na compra de equipamento informático, seguindo-se 7,3 milhões em 2009, 6,9 milhões em 2010 e 6,6 milhões em 2011 para os custos de operação do centro de conferência.

O trabalho de verificação das facturas e receitas era feito pelos milhares de funcionários que integravam as 18 Sub-Regiões de Saúde já extintas. Os médicos eram contratados como peritos para avaliar as prescrições. O CM sabe que a mudança no sector está a causar um profundo mal-estar junto dos profissionais.Alcindo Barbosa, presidente da Administração Regional de Saúde do Norte – com cinco sub-regiões de Saúde e largas centenas de profissionais – disse ao CM que não haverá despedimentos. “Muitos [funcionários] regressam aos seus antigos postos de trabalho [centros de saúde e hospitais], alguns aposentam-se e outros não terão contrato renovado.”

SAIBA MAIS

- 34 por cento é a estimativa, até à data, do volume da prescrição electrónica nos hospitais e centros de saúde. O Ministério da Saúde quer apostar forte na informatização da prescrição, contribuindo assim para diminuir os custos administrativos.

- 30 milhões de euros é o total da despesa que será canalizada, a partir de 2008, para o novo centro de conferência de facturas, que vai ser criado após concurso público.

FIM DAS SUB-REGIÕES

A extinção destas entidades administrativas obriga à mobilização de milhares de funcionários. Não há renovação de contratos.

ATRASOS

A diminuição de recursos das ARS está a causar atrasos na devolução de reembolsos.

in Correio da Manhã 2007.07.09


» Comentários no CM on line
Terça-feira, 10 Julh
o

- M Alves Não pode ser verdade! Perdeu-se uma boa oportunidade para apresentar uma medida que beneficiasse o utente. Podia apresentar a DEMISSÃO e com justa causa: como não consegue que os funcionários que tutela produzam (será?) o que produzem os do sector privado, só revela que é um incompetente e á face da alterações previstas para o Código de Trabalho, pode, repito, apresentar a demissão com justa causa.

Segunda-feira, 9 Julho~

- Rui Brito Provavelmente o estado vai pagar tanto para conferir como o valor da facturação a pagar! Sinceramente parece-me valores exorbitantes, afinal onde está a contenção nas despesas? Não seria mais barato usar os próprios meios através da formação? Será tão difícil confiar essas tarefas por exemplo a pessoal excedentário noutros serviços?
- antonio henrique carvalho E agora, também é preciso contratar mais alguem para conferir os gastos inùteis dos nossos governantes. Isto de contratar uma empresa privada para conferir as facturas não passa de um meio de "alguns" ganharem algum "proveito".
- antonio henrique carvalho E agora, também é preciso contratar mais alguem para conferir os gastos inùteis dos nossos governantes. Isto de contratar uma empresa privada para conferir as facturas não passa de um meio de "alguns" ganharem algum "proveito".
- Esmeralda Pinheiro E penso haver aqui uma ilegalidade, quando do internamento, isto à 4 anos atrás não se pagava taxas, nem de exames, nem de internamento e agora querem cobrar por isso. Neste País só vive o rico, os outros sobrevivem....
- Esmeralda Pinheiro Será que o Estado, está com medo de alguma prescrição dos meios complementares de diagnóstico e lá fica com menos uns euros para dar reformas rechonchudas a alguns Senhores Governantes? Olhem que não me parece, eu há 4 anos fui internada de urgencia no H.D.de Faro e durante o periodo de internamento fiz vários exames de diagonóstico complementar e o Hóspital vem agora cobrar pelos exames.
- José Gonzalo Como se previa, o Governo vai oferecendo os serviços públicos aos privados, deixando os cidadãos sem a assistência que constitucionalmente lhes deve ser prestada.
- Mauel Nogueira Já toda a gente sabia o prejuízo que dão aos contribuintes as empresas públicas, depois as empresas municipais agora as concessões a privados. O déficit vai ser o pior de sempre como é evidente e o último que feche a porta. Os pobres cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos e o Salazar é que deve estar a rir com esta revolução de pacotilha.
- doninha Não se vai ser implementado com o mesmo profissionalismo com que foi apresentado, mas porque têm de criticar já a medida? As grandes empresas privadas (e de dinheiro gostam elas) fazem o mesmo para poupar recursos. Mas o que é que querem, é um Estado burocrático do século XIX?
- D.Ferreira Afinal os que votaram neste governo para governar o País enganaram-se já que quem governa. São as Comissões,que fazem relatórios,que recomendam medidas...etc...etc...afinal,o que que faz o governo? Os funcionários públicos para que servem?Não são competentes para a conferência de facturas!!!O estado de graça acabou,há que calçar os patins a estes só que...os sucessores ainda são piores!!!
- Paulo E quem serão os donos destas empresas privadas?
- Antonio Figueiredo Figueiredo Mas onde é que eu estava quando votei no partido apoiante do governo?Louco possívelmente.Esquerda isto?Dinheiro para funcionarios não há,para os idosos não há,para os comedores não falta dinheiro,será que algum país vai em frente com os privados?Os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.O meu voto nunca mais o vêm.Um pouco de vergonha não fazia mal a ninguem.Aveiro
- M.A Pelos vistos ainda há boys por colocar ou chegou a vez dos desempregados de longa duração?Aproveitem a colocar alguns em certos Laboratórios de análises clínicas porque demoram imenso a passar reciboa aos utentes.
- João G.Oliveira E quer ver que vão ser os "Reformados" do Estado que vão trabalhar nesta Empresa? E quem será o "Boy" dono da mesma?
- Nunes Isto só pode ser uma piada jocosa do ministro
- antonio trindade Grande MINISTRO da SAUDE...Assim vale a pena...Morre-se primeiro, por falta de verbas, e reavivam-se os papéis que... U.S.A.
- Alberto Martins Para que fique claro, este trabalho era feito, não por milhares de funcionarios como é referido, mas por no maximo 3 funcionários em cada sub-região, que não auferiam mais do que 700 Euros mensais. Estes colaboradores estão a ser colocados na prateleira literalmente.Façam as contas e vejam quantos trabalhadores se pagam com 30 Milhoes de Euros !!!Uma verdadeira atrocidade social.
- nokas 1º o Estado está a admitir a sua ineficiência.2º e muito importante,cuidado aos privados,eu não me meteria nisso.O Estado é o pior pagador e muitas empresas estarão alegadamente à beira da falênçia por causa das dívidas do Estado.Com estes pagadores todo o cuidado é pouco!Vamos ver se a tômbola do desemprego não vai rodar para mais alguns e até que ponto é poupado € significativo dos n.impostos.
- Luís Silva Não há aí uns trocos para mim??? A minha profissão é "conferidor de facturas"!!! Monto uma empresa na "hora" e é só facturar minha gente!!! Não podes com eles, junta-te a eles!!!
- José Então não há Funcionários públicos excedentários que possam fazer isto? Ou será que alguém vai receber por baixo da mesa? Portugueses está na altura de abrir os olhos!

» Comentários

Segunda-feira, 9 Julho

- mambaX Gostava de saber quanto pretendem reaver com esta medida para perceber a utilidade do dinheiro em questão porque,pelos vistos,dinheiro não é problema para certas utilizações

Sem comentários: