A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, julho 31, 2007


Bilhete Postal
O bairro da vergonha
.

* Octávio Ribeiro
.

Custa a crer que, em 2007, no nosso país, dinheiros públicos sirvam para construir um bairro destinado unicamente a ciganos. Mas é verdade.
.
Em Pombal, o presidente da autarquia e um membro do Governo coincidiram ontem nas declarações que normalizam este empreendimento anacrónico e perigoso. De arrepiar.
.
O edil explicou mesmo a opção de manter os ciganos à parte com o facto de já terem ocorrido (cito da Lusa) “problemas noutros locais”, quando pessoas de etnia cigana foram viver junto de “outras pessoas” (fim da citação). É um facto que a ancestral cultura cigana mantém arestas vivas na convivência com os cidadãos não ciganos.
.
Mas esta realidade deve apenas tornar mais activa e musculada a política de investimento na integração. Em Pombal, ergueu-se um muro onde se pede pontes.


in Correio da Manhã 2007.07.29

Sem comentários: