A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, julho 10, 2007


Defesa: Forças Armadas conquistam novos recrutas
10 mil jovens querem emprego na tropa

* Ana Patrícia Dias

As Forças Armadas surgem cada vez mais como uma saída para muitos jovens que concluem o Ensino Secundário e não têm perspectivas de emprego. Prova disso são os milhares de jovens que mesmo após o fim do Serviço Militar Obrigatório, há quase três anos, continuam a inscrever-se na tropa. Só este ano foram mais de dez mil.
De acordo com dados do Ministério da Defesa, 10 092 jovens já formalizaram este ano a sua pré-candidatura para ingressarem nas Forças Armadas em regime de contrato ou de voluntariado. Mais 472 do que no ano passado, que contou com 9620 inscrições na instituição militar após os jovens participarem na campanha do Dia da Defesa Nacional.
O Exército, pelo terceiro ano consecutivo, foi o ramo que conquistou a maioria dos jovens. Cerca de 50 por cento dos mancebos que formalizaram a pré-candidatura optou de imediato por este ramo. Já 15 por cento escolheu a Marinha e nove por cento a Força Aérea. Restam os indecisos: oito por cento colocou como hipóteses a Marinha e o Exército; dois por cento a Marinha e a Força Aérea; cinco por cento o Exército e a Força Aérea e 11 por cento os três ramos. Para o Dia da Defesa Nacional, que decorreu entre Outubro de 2006 e Maio de 2007, foram convocados 68 638 jovens com 18 anos. Mas no total compareceram 55 242 mancebos nas 11 unidades militares distribuídas pelo País, mais 1591 do que no ciclo 2005/06, onde 53 651 marcaram presença na iniciativa dos três ramos das Forças Armadas.
Dos 55 242 jovens que este ano não falharam ao Dia da Defesa Nacional, 86,2 por cento gostou ou gostou muito da iniciativa e 74,1 por cento garantiu ter ficado com melhor opinião das Forças Armadas. Aliás, 53,1 por cento admitiu mesmo a possibilidade de ingressar na instituição militar.
As remunerações e o regime de incentivos nas Forças Armadas constituem a principal atracção. Se nas primeiras cinco semanas os jovens recrutas recebem apenas cerca de 200 euros, o vencimento sobe depois para cerca de 500 euros. Já após 12 semanas de instrução os recrutas passam a ganhar acima desse valor.
NÚMEROS
- 68638 jovens com 18 anos foram convocados para comparecer nas iniciativas no âmbito do Dia da Defesa Nacional.
- 13396 jovens faltaram à convocatória do Ministério da Defesa para comparecerem numa das 11 unidades militares.
- 4178 mancebos pediram dispensa este ano do Dia da Defesa Nacional. Cerca de 90 por cento por residir no estrangeiro.
- 3790 cartas de convocação foram devolvidas ao Ministério da Defesa, 47 por cento por endereço insuficiente.
- 2030 jovens pediram o adiamento da sua comparência do Dia da Defesa Nacional. 194 casos já transitaram para 2007/2008.
- 69405 mancebos foram convocados no ciclo 2005/2006 para participar na iniciativa militar.
- 15754 dos convocados o ano passado não compareceu no Dia da Defesa Nacional.
- 11920 jovens inscreveram-se em 2004 nas Forças Armadas após serem convocados.
SAIBA MAIS
- 22 mil é o número de militares em regime de contrato nos três ramos das Forças Armadas. O Exército é o ramo como maior número: mais de 16 mil.
- 2004 foi o ano em que o Governo português acabou com o Serviço Militar Obrigatório (SMO). O ex-ministro da Defesa, Paulo Portas, foi o mentor do projecto.
INCENTIVO
Os militares que cumprirem dois anos de serviço em regime de contrato têm prioridade no acesso a 2,5% das vagas fixadas para o concurso nacional de acesso ao Ensino Superior.
SUBSÍDIO
Após o termo da prestação de serviço, os militares contratados têm direito a um subsídio de reintegração.
MULHERES
Actualmente apenas os homens com 18 anos são obrigados a comparecer no Dia da Defesa Nacional, mas o Governo quer alargar a regra às mulheres.
in Correio da Manhã, 2007.07.08

» Comentários CM on line

Domingo, 8 Julho
- Manuel Silva Dizia-se antigamente que quem não sabia fazer nada ia para a tropa. Agora quando nada se tem para fazer vai-se para a tropa. É a lei da evolução da mediocridade. (Lisboa)
- miguel Pena que não refiram que muitos nem ficam lá 1 ano. Ninguém quer ficar 6 anos na tropa a lavar sanitas, fazer as camas e limpar os quartos dos graduados, servir-lhes à mesa e nos bares e sair ao fim de 6 anos, ir-se embora sem prespectivas de formação profisional.
- R Jacinto É uma pena que só por causa de saidas profissionais esses jovens sejam obrigados a entrar no mundo do belicismo profissional. Depois, os vicios de ociosidade que ganharão. Para quando o recurso às empresas de serviços para a segurança do país?
- CP Se é para entrarem como voluntários tudo bem. Se é para ficarem dentro dos quartéis, não há emprego para ninguém. Se é para limparem as matas e ajudar nos combates aos incêndios, estou de acordo. AS FORÇAS ARMADAS NÃO SÃO A "SOPA DOS POBRES".
- Lusitano Realmente, hoje a tropa não passa de um emprego!!!
- Emídio Cardoso No meu tempo,ninguêm se escapava da temida tropa, estavamos em guerra, o soldo era de risa. Passamos á tropa de voluntários e o soldo é interessante, acabaram-se os contestatários e pacifistas.

Sem comentários: