A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, julho 31, 2007


Dinheiro: Três maiores privados portugueses
Bancos lucraram 4,7 milhões por dia

* Ayala Monteiro

Os três maiores bancos privados portugueses registaram o resultado líquido total de 867,8 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano. Ou seja: lucraram diariamente 4,755 milhões de euros de Janeiro a Junho últimos.
.
A instituição financeira mais lucrativa foi o BES. O Banco presidido por Ricardo Espírito Santo Salgado ganhou 366,8 milhões de euros no primeiro semestre de 2007. Comparando com o mesmo período do ano passado, o BES lucrou mais 82,8 por cento. Esta percentagem superou em cerca de 34 por cento a de vários analistas.
.
Devido ao bom desempenho da equipa dirigida por Ricardo Espírito Santo Salgado, e tendo em conta o plano estratégico até 2010, a Lisbon Brokers e o Citigroup aumentaram para 20 euros o preço-alvo do BES por acção.
.
Na segunda posição dos bancos que apresentaram contas relativas ao primeiro semestre do corrente ano ficou o BCP. A instituição financeira presidida por Paulo Teixeira Pinto lucrou 307,9 milhões de euros, com uma quebra de 22,2 por cento. Conforme noticiámos na passada quarta-feira, a descida do resultado líquido do BCP deveu-se à oferta pública de aquisição do BPI, que custou 65,5 milhões de euros, e ao pagamento de mais imposto.
.
O BPI apresentou ontem o resultado líquido de 193,1 milhões de euros no exercício de Janeiro a Junho de 2007. Em comparação com os mesmos meses do ano passado, o lucro da instituição financeira presidida por Fernando Ulrich aumentou 30 por cento.
.
ULRICH CONTRA TEIXEIRA PINTO
.
O presidente do BPI afirmou ontem, em conferência de imprensa, que vai votar contra o modelo de governação do BCP proposto pelos accionistas que apoiam Paulo Teixeira Pinto. Segundo Fernando Ulrich, que aumentou para 8,51% a participação no capital social do BCP, o BPI está contra todas as propostas de alteração das estruturas dos órgãos sociais do BCP. Ulrich disse também que Teixeira Pinto falhou no desafio que assumiu ao aceitar a presidência do BCP. “Sempre pensei e disse que o desafio era muigto grande (...) mas ele sabia e se o assumiu foi por sua conta e risco”, comentou.
.
Américo Amorim, que ajudou a fundar o BCP e se incompatibilizou com Jorge Jardim Gonçalves, pode voltar ao maior banco privado português. Não é de excluir uma OPA sobre o BCP através do Banco Popular Espanhol, do qual Amorim é accionista de referência.
.
SAIBA MAIS
.
- 1,171 mil milhões de euros é quanto vale a marca Millennium bcp, de acordo com um estudo realizado pela Interbrand.
- 1,877 mil milhões de euros foi quanto diminuiu a capitalização bolsista do BCP. Desde o passado dia 18, o maior banco privado português perdeu 52 cêntimos por acção na Euronext Lisboa.
.
AUMENTO DE BALCÕES
.
O BES – Banco Espírito Santo – espera terminar o corrente ano com o total de cerca de 700 balcões.
.
PRIVADOS
.
O BCP e o BPI surgiram no mercado português em 1985 como entidades financeiras privadas. O BES, nacionalizado após o 25 de Abril de 1974, voltou a ser entregue à família que o detinha: Espírito Santo.
.
.
» Comentários no CM on line
Segunda-feira, 30 Julho
.
- REVOLTADO DA SILVA Em fevereiro passado fui a uma dependencia da CAIXA GERAL DE DE3POSITOS aqui na margem sul (por uma questão de respeito) que é coisa que nao tiveram comigo eu nao divulgo qual, por uma revisao de spred sacaram da minha conta bancaria 22 contos, o que é isto? nao é roubo?
.
Domingo, 29 Julho
,
- António Machado - Braga Pois claro ao que roubam, é natural! É escandaloso que para movimentar o nosso dinheiro tenhamos de pagar comissões e impostos, cartões e outras coisas que tais. Quer-se dizer tiramos-lhes trabalho e ainda nos cobram por isso! Como não lhes chega, qualquer dia, estamos a pagar uma taxa pelos pagamentos feitos por multibanco! (Braga)
- tó ró Por minha parte acabei-lhes com a mama e aconselho todos os portugueses que possam a fazer o mesmo. Deixem-se de exibicionismos e peguem no dinheiro que está no banco a render juros de miséria e paguem ao banco o que devem se possivel tudo. Se toda gente fizer o mesmo a coisa pia fino. Certificados de aforro é mais rentavel.
Sabado, 28 Julho- manuel gonçalves Os bancos têm que ter lucro para funcionarem, mas tambem é verdade que já cheira a escândalo os milhões que lucram quando é pedido às pessoas mais sacrificios com aumento constante dos juros da compra de casa e os miseráveis juros que os bancos retribuem das pequenas poupanças dos portugueses. Isto às vezes já cheira a roubo.
- jose pedro martins É com grande satisfação minha que um dia resolvi nao pagar mais nada aos Bancos, emprestimos, cartões de credito, derivado da falta de respeito que tiveram comigo cobrando-me uma taxa que nao deveriam cobrar e sem me darem resposta as minhas reclamações. Se todos fizessem como eu... ai como Portugal ficava diferente. (Porto)
- jotaT ATENÇÃO... estes resultados são meramente contabilisticos e acho que os bancos deviam esclarecer esta matéria.
- Fernando Santos No que diz respeito ao crédito bancário, em relação a uma prestação mensal paga por um contribuinte somente cerca de 1/5 desse valor serve para amortizar um empréstimo, porque os restantes 4/5 são juros, é só lucro... mas do fácil, para os bancos, é claro! Já para não falar das comissões bancárias que cobram por tudo e por nada!... Lisboa
- FERNANDO ANDRADE PARA QUANDO DIZER BASTA! ISTO NÃO É TER LUCROS MAS SIM UM ROUBO DESCARADO. QUANDO E QUE ABRIMOS OS OLHOS E INVERTEMOS A SITUAÇÃO. BASTAVA DEXARMOS TODOS DE PAGAR AS NOSSAS CONTINHAS OU FAZERMOS UMA CORRIDA AOS LEVANTAMENTOS. PARA O SISTEMA ENTRAR EM FALENCIA.
- ivone alves Enquanto eles lucram milhoes eu tive que procurar trabalho fora de Portugal para ajudar a minha familia. So de amortizacao da casa pago €720 e o ordenado do meu marido sao €1000. temos dois filhos a estudar. Assim e a vida em Portugal dos pequeninos
- afonso O problema é que o povo elege os politicos para defender os seus interesses, mas preferem defender os interesses dos grandes grupos economicos deve ser mais rentavel...
- Leandro Coutinho O BCP "agarrou" o Atlântico e o Sotto Mayor.. O Bpi começou pelo Fonsecas e, de seguida, foi o B.Fomento+Borges.. A CGD integrou o BNU.. Estes "grupos" foram criados com base no maior ou menor compadrio que tinham no Estado.. (veja-se como Finantia foi afastado dessas corridas por ter á frente um homem sério que não procura compadrios)..
- nokas Nos 1ºs anos de vida do empréstimo habitação as prestações são para pagar juros, só após esse período é que se começa a amortizar o valor da casa. Não admira que após 6 anos ainda devesse esse valor. A penalização para liquidação da totalidade já não comporta esses valores, o mesmo não se pode dizer dos créditos pessoais que são sempre de evitar ao máximo!
- Mário Costa Os especuladores e todos os que contribuem para piorarem as condições de vida dos povos são criminosos. Podem não sabê-lo, mas são-no de facto. Inclusivé os que fazem leis injustas, por encomenda e que servem tais desígnios. Respeito tenho eu pelos que varrem as ruas. Entre o lucro legítimo e o escorchante há uma grande diferença, o 1º promove o progesso e o 2º o desequilíbrio social.
- Manuel Gomes Barbosa Em 1997 comprei um apartamento, através da CGD, que me custou 10.500 contos. Em 2003, 6 anos depois, a dívida era de 9.500 contos. Resolvi pagar na totalidade essa importância e qual não foi o meu espanto quando me informaram que iria ser penalizado em 1.000 contos por antecipar o pagamento do empréstimo. Ou seja, fui pagar a totalidade do empréstimo, perdendo todas as prestações já pagas.
- Manuel Gomes Barbosa Pede-se dinheiro emprestado para compra de uma casa, após o empréstimo liquidado, pagou-se 3 vezes ou mais a casa. Assim é fácil fazer dinheiro à custa dos outros. Quem dava muita protecção aos bancos era o Prof. Dr. Oliveira Salazar, pelo que vejo nada mudou em relação à protecção à banca.
- Ferreira Mas já se esqueceram que o Governo de Santana Lopes ficou com os dias contados logo que anunciou que ia pôr os Bancos a pagar mais impostos? "O Povo tem o que merece"
- lol\ 25 de Abril, justiça popular...desgraçadinhos!! É mesmo tipico português. Quem sabe negociar recebe mais juros do que aqueles que paga, é só ter os olhos bem abertos! Juros do cartão de crédito?? Só os paga quem gosta de viver acima das suas possibilidades! Ganham 100 e gastam 200, depois admiram-se que estes lucros apareçam...
- d.afonsohenriques Se fosse só os bancos!! E a BRISA, EDP, PT GALP, etc... grandes grupos económicos que controlam o país...um 25 abril sem cravos é o q devia acontecer mostrar a estes grandes "grupos" que quem manda é o povo! Temos que fazer uma revolução se não continuamos cada vez mais na mesma ou pior!!
- Sr. Dr. E? Ainda bem que é assim.
- Luís Bràulio Cardoso de Macedo Pereira (Lic.) “ Fico muito satisfeito; em saber que o BPI; presidido pelo Fernando Ulrich, obteve um resultado liquido de 193,1 milhões de Euros; - visto que por um lado; demostra boa Administração e por outro; - Eu Estou salvaguardado; no Processo Crime; - que movi contra o BPI e Fernando Ulrich; com o número “ NUIPC 215/07.OGAOHP “ a correr no MP de Oliveira do Hospital – Lisboa – Luís Bràulio Cardoso de Macedo Pereira (Lic.) “
mais comentários
.
» Comentários
Sabado, 28 Julho
.
- Luisa Baião Em tempos de crise a crise nunca afectou os bancos. As familias desesperam e recorrem ao crédito. Grande parte dos Portugueses vivem de emprestimos. E muitos deles, para viverem de aparencias endividam-se até aos cabelos.
- viriato Já nem comento. Tenho a certeza ABSOLUTA que um novo 25 de Abril està na forja, por isso basta esperar mais uns tempos e depois é ver o povo na rua a fazer justiça, a tal justiça popular... Vai ser engraçado, depois, saber para que é que lhes vai servir o dinheiro !!!
- JAIME JORGE PEREIRA (CASTANHEIRA DO RIBATEJO) Bancos lucraram 4,7 milhões por dia? Como é possivél? Que alguém deixe isto acontecer? Faz-se um pedido de empréstimo ao Banco, e o Banco leva 30%, e eu tenho o meu dinheiro a juros de 2,3%, mas ninguém vê isto? Os jovens que compram casa e depois, cada ano aumenta, e como não podem pagar, entregam a casa ao Banco, ou DIVORCIAM-se, ninguém vê isto? Digam lá, anda ou não anda o DIABO à solta?
- Aires Loureiro É uma escandaleira, porque não pagam quase nada de imposto!(Coimbra)
- A.Matos Se isto não é um escândalo, parece. (Concavada)
- Paulo lima O MELHOR NEGOCIO NESTE PAIS-OS BANCOS
- nokas Mesmo com o mal-parado, o saldo continua a ser positivo. Uns mais usurários que outros, perante o endividamento do particular e empresas em que uns sabem negociar o lucro da banca e os que não sabem, lá se vão assim enchendo, só em juros dos cartões de crédito e outros, faço ideia os milhões! Os juros nos depósitos e investimentos de risco baixo ou médio é que não sobem, só para inv. de alto risco.
.
in Correio da Manhã 2007.07.28
.

Sem comentários: