A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, julho 12, 2007




Igreja: Reunião polémica da conferência Episcopal em Fátima
Bispos atacam Governo por falta de liberdade

* Secundino Braga


Há quase duas décadas que não era tão evidente a ruptura entre a Igreja Católica e o Governo. Ontem, em Fátima, os bispos falaram de “falta de diálogo”, mostraram “muita preocupação com o comportamento do Estado” e disseram claramente que, nesta altura, “não há liberdade de Educação em Portugal”.
No final da reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Carlos Azevedo, bispo auxiliar de Lisboa e porta-voz da CEP, disse que “a Igreja não é uma instituição qualquer” e sublinhou que “o peso da Igreja na sociedade portuguesa não é o Estado que o define”.
São vários os temas da discórdia, mas os cortes na área da Educação, os atrasos na regulamentação da Concordata e as alterações na legislação, que regulamenta a Comunicação Social, são os assuntos que mais preocupam os líderes da Igreja Católica.
D. Carlos Azevedo recusou que exista um clima de guerra – disse mesmo que a Igreja “não é nenhuma força sindical” –, mas a verdade é que os prelados não estão nada contentes com a forma como o Governo trata a principal religião do País.
O despedimento iminente de cerca de duas mil pessoas, ligadas à educação e instituições de solidariedade social, é outro tema quente, com a agravante, segundo os bispos, de as novas determinações não permitirem a livre escolha das pessoas.
“Não há liberdade de educação em Portugal”, afirmou D. Carlos Azevedo, criticando igualmente o corte nos apoios à Universidade Católica.
Depois há a questão da regulamentação da Concordata, que foi assinada no tempo de Durão Barroso e passou a marcar passo com Sócrates e a nova Lei da Comunicação Social que, segundo os bispos, “está feita para cortar as pernas aos órgãos de comunicação católicos”.
Referindo que no Estado “há uma minoria aguerrida, de mentalidade laiciza que teima em rejeitar a dimensão religiosa da sociedade”, D. Carlos Azevedo manifestou esperança na audiência com o primeiro-ministro e disse que o debate vai continuar em Setembro, na reunião da CEP, em Roma.
Com Luís Oliveira.
PONTOS QUENTES
EDUCAÇÃO
É um dos cavalos de batalha dos bispos portugueses. O Governo cortou nos apoios à Universidade Católica, aos ATL das instituições de solidariedade, o que pode provocar mais de dois mil despedimentos. Também não dá qualquer apoio ao ensino católico e os prelados dizem que há “uma grande injustiça”.
CONCORDATA
Depois da assinatura do acordo entre o Estado português e o Vaticano (era outro o Governo e até outro o Papa), tudo parecia ser rosas. Só que não há meio de regulamentar as questões acordadas. Mas pior do que isso é exigir o cumprimento de alguns deveres sem ceder nos respectivos direitos.
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Aqui os bispos chegam mesmo a falar de falta de liberdade. É que, dizem os prelados, a nova lei vai ao ponto de interferir na vida de cada órgão de comunicação, incluindo nos pequenos jornais de paróquia. Para os homens da Igreja, há aqui uma intenção clara de silenciar os jornais e os rádios católicos.
in Correio da Manhã 207.07.11
Comentários CM on line
» Comentários
Quinta-feira, 12 Julho
- A rádio e jornais católicos? Eles querem silenciar T U D O!
Quarta-feira, 11 Julho
- Manuel da Silveira Com que direito é que a Igreja católica vem reclamar mais privilégios?Existe uma Concordata em nome de quê?Já chega de concessões injustificadas a esta gente!A Igreja muito contribuiu para o "atraso"do povo português;está na hora de dizer basta!Os crentes são cada vez menos,porque os portugueses podem ser ignorantes,mas não são parvos...Paguem impostos como os trabalhadores(por conta de outrém...)
- António Oliveira À medida que a Igreja católica vai perdendo força, vai crescendo o individualismo, o egoismo, a miséria. O 25 de Abril de 1974 abriu a porta ao criminoso marxismo e como consequência Portugal está falido.
- Morili A concordata é um instrumento que serve essencialmente para o seguinte: os contribuintes pagam o clero! Há dúvidas? Esta devia trabalhar e contribuir para o desenvolviemnto da soiciedade, no entanto querem é dinheiro e mais dinheiro. Vou recordar as palavras do bispo de Leiria, a propósito da construção da nova basílica: "são uns dinheirinhos que temos - 10 milhões de contos!!! Perguntas?.
- Mário Rui Cacho Se estes tipos andassem a trabalhar e chegassem ao fim do mês e não tivessem dinheiro para os filhos comerem, vão trabalhar malandros. Estes tipos não fazem nada de nada e tem o dinheiro que querem para os seus almoços e jantares, vão mas é trabalhar camada de gatunos. Maomé - Elvas
- A. Pereira Cada um defende a sua sardinha. É a lei da vida material. Contudo convém acentuar o que é importante: Este governo não é socialista, não liga a meios para atingir os fins e está a ir para caminhos muito perigosos. O povo tem a arma do voto e só espero que não se esqueçam de a usar nas próximas eleições. A ameaça ao emprego, o custo de vida e a falta de liberdade é assustador. ACORDEM!!!
- Graça Afonso Eu não concordo com muitas das actuações da Igreja, mas tenho que lhe dar razão no que diz respeito aos cortes na educação e ao despedimento de trabalhadores das IPSS!
- Jota Quê Penso que a Igreja está é descontente com a perda de "privilégios" e tratamento de excepção a que estava habituada no antes do 25-04-74. Do ponto de vista dos Bispos nesse tempo é que havia "liberdade".
- M.D.Cunha A igreja católica tem toda a razão pq a sua expressão em Portugal é maior do que a de todos os partidos politicos juntos.Vejam-se os milhares de pessoas que anualmente e de livre vontade,se juntam em Fátima ? De social é quem mais tem feito,desde lares para velhos e mães solteiras,sopa dos pobres,etc.Por mt que a maçonaria tente liquidá-la ñ consegue.
- John Ross Imperceptível as posições de um lado e de outro. Exactamente! Dividir para reinar é um dos lemas deste governo PS liderado pelo Sr. Sócrates. Mas diz quem sabe que a História repetir-se-á sempre e que estamos no princípio do fim desta governação absoluta, autoritária e insensível. Dou entre 2 a 4 anos para PS passar para a oposição. Todavia ainda vence proximas legislativas com maioria relativa.
- Jorge Barbosa Há por aí muito quem diga que este país está cada vez mais uma Muito Enganadora Ratoeira Desde Abril. Decifraram?
- José Manuel Ventura Presilha 1 - Alguns comentadores impressionam-me pela ignorância que manifestam. A Igreja, com todos os seus defeitos, faz o trabalho do Estado em milhares de actividades: creches, orfanatos, internatos, infantários, escolas, lares, centros de dia, hospitais, centros de apoio psicológico, apoio material a Famílias pobres, etc., etc. Quase tudo sustentado no voluntariado abnegado de milhares de Cristãos.
- domingos Em relação ao encontro de Bispos da Igreja Católica, e aos comentários que aqui tem sido feitos, respeito as ideias de cada um, mas nunca tinha assistido a tantos tiros no pé como neste caso. A igreja faz tudo mal, mas quando estão aflitos todos correm para lá. E neste caso sinto-me á vontade para o dizer, embora tendo a minha crença religiosa,existem coisas que é necessário pensar,antes de falar.
- bv A moda dos socialistas passa pela exclusao de valores ocidentais tradicionais (catolicos) e importação de outros (muçulmanos etc)
- Cossaco Com a queda da monarquia vieram os republicanos que perseguiram a Igreja porque esta exercia muita influência no povo e os republicanos queriam o povo controlado aos seus designios. Os socialistas, herdeiros politicos dos republicanos estão a fazer o mesmo ... não basta a miséria que levou Salazar ao poder, agora continuam na mesma ...
- Fernando Ferreira Não dá para entender ! O planeta existe há milhões de anos, esta religião tem 2 mil e picos anos, na sua "obra" pesam crimes comprovados - a santa inquisição foi um facto - então o que querem agora ? Com tanta "moral" apregoada, pelo menos, tenham respeito pela liberdade dos outros. Inacreditável voltarem com o ensinamento das suas crenças nas escolas !!!!!
- Beto Se a Igreja se cala, é porque apoia as medidas do governo; se fala, não é Sua função. O que deve fazer?!
- andre Estes senhores da igreja deviam e de estar bem caladinhos, porque o dever deles e ajudar as pessoas mais pobre e não gastar os milhões que estão a gastar num mamarracho na Fátima, é um autentica vergonha o dinheiro que lá estão a gastar, e quanto ao falarem logo eles que não aceitam as opiniões dos outros, como é possível não aceitarem o preservativo???? só por ai se vê....
- Paulo Cordeiro Sou cristão, mas não católico romano, pois se há Igreja que mais deturpe o puro Evangelho de Cristo essa é a "Igreja" Católica Romana! Jesus disse: "Dai, pois, a César [o imperador romano] o que é de César, e a Deus o que é de Deus" (Mateus 22:21). Com isto sugeriu Jesus que Religião e Política não devem andar de mãos juntas! Já é tempo de deixar de querer dominar o que não devem!
- Artilio Cabaça A falta de liberdade a que a CEP faz referência, tem toda a razão de ser. Aliás, ela é sentida em toda a sociedade portuguesa. Veja-se, por exemplo, o que acontece com o controlo da Imprensa em geral, com os professores, com a educação, etc. Chegamos ao ridículo de um membro deste Governo, afirmar publicamente que, críticas só em privado, e com paredes sem ouvidos, acrescento eu.
mais comentários
» Comentários
Quarta-feira, 11 Julho
- Jorge de Canelas Dividir para reinar! Agora o Sócrates põe católicos contra não católicos e todos lutam e ele continua no poleiro!
- Crispim Nabiça "CADA MACÁCO EM SEU GALHO". O papel da Igreja na Sociedade é a difusão da fé Cristã, e não mais que isso. Entrar em assuntos que não são da sua competência é abusivo e mostra falta de respeito por quem, como eu, não lhe reconhece esse direito.
- José Costa-Casal do Marco 2º- Deveria retirar ilações do envolvimento das populações mais pobres em redor de organizações radicais! Deveria olhar com mais atenção sobre a actuação errada de muitos padres em relação ás populações que deveriam assistir tanto no aspecto da moral católica e financeiro mais parecendo que a igreja serve bençãos a troco de uma tabela de pagamentos por serviço!
- José Costa-Casal do Marco Como católico critico a minha própria igreja, começando pela luta em prol da vida quando do referendo do aborto. A CEP deveria preocupar-se em 1º lugar em trabalhar para explicar á sociedade as vantagens de ser católico e não manter-se como uma micro sociedade fechada, demasiadamente fechada, não se preocupando em conseguir apoiar os mais indefesos da sociedade!
- Pinto Mas a Igreja não pode expressar opinião? Ninguém é obrigado a ser católico, não percebo este ódio ao clero. Laicismo sério tivemos na I República (que até o 25Dez deixou de ser feriado) e realmente foi um período excelente - a pior miséria financeira alguma vez vivida e a confusão total-
- DJFernandes Foi o D. Policarpo e outros bispos que fizeram campanha para a eleição deste governo ... Agora não se queixem... Não têm que se queixar. A Rádio Renascença até parecia a rádio moscovo.
- Sónia Isto não está certo. Já se está a pensar fazer o aeroporto sem ser ao pé de Fátima, o "boss" não vai perdoar estes seus "Servos", de não terem conseguido esta negociata fundamental para os cofres do Vaticano. Mas não desesperem pois os vossos homens de mão ainda podem virar a situação. (Bem, se o povo deixar, claro.)
- manuel gonçalves A falta de liberdade não é verdade, pode-se criticar o governo dentro de casa, sem ninguem ouvir, como antigamente.
- Leonor Também é função da Igreja ser a voz dos pobres. Se as IPSS sem fins lucrativos fechassem a porta, o que faria o Estado e alguns dos comentadores, às PESSOAS com e sem famílias, que as mesmas instituições acolhem e recolhem. O mesmo se poderá dizer das crianças cujas mães se tiverem que pagar pelas creches preços do mercado, bem as podem deixar entregues à sua sorte. Em 2006 nasceram menos 4000.
- Eduardo Freitas Não é preciso ser a Igreja a referi-lo. Portugal vive o maior défice democrático desde o 25 de Abril. É o que acontece quando os eleitores se deixam iludir por falsas promessas. É o que acontece quando o poder cai nas mãos de gente medíocre e sem escrúpulos. Agora têm a factura. Isto não tem nada a ver com socialismo democrático. Isto é abuso de poder, desumanidade e autoritarismo. RELES DITADURA!
- rpereira Cortar apoios a escolas que normalmente são ricas com o que cobram a pais de alunos (salesianos, etc), muito bem... Agora, mexer nos jornais e notícias do clero já não pode ser, como a outra organização legal qualquer... Estamos mesmo a voltar ao tempo do outro SR. (eu não sou católico)
- João Celestino Se de facto vivemos num estado democrático, não é correcto apoiar ordens religiosas. Porque será que o Bispo fez estes comentários, depois de saber que os padres também irão descontar para a Segurança Social?
- nokas A Igreja, rica como é, devia abster-se de exigir ajudas ao Estado, sabendo que essas ajudas saem do bolso dos contribuintes, inclusivamente dos mais pobres, aqueles a quem eles dizem que ajudam...
- nokas O mal da Igreja, foi ter tido sempre uma posição priveligiada perante outras igrejas e até no próprio Estado. Agora sentem-se um pouco postos à margem e com concorrência legal à porta e já se acham no dever de protestar e exigir mais. Não tenho visto como era hábito os srs. padres a partiparem em inaugurações de obras como dantes. Quererá isto dizer algo?
- Portuga da Silva O povo tem que cumprir as leis que o governo estipula e o clero também o terá que fazer, embora tenham que ir "prégar a outra freguesia", a única coisa que terá o direito de fazer. Onde está a bondade e o exemplo?... Não sou comunista, nem tenho côr partidária, preso-me de ser democarata e opino, que é um direito que me assiste.
- libertas Cada pai devia dar a educação que escolhe livremente aos seus filhos. Em Portugal, país socialista, é assim desde a 1ª república: se tiver dinheiro posso escolher o colégio ou universidade das minhas filhas, se for pobre tenho de ficar com a escola do estado. No socialismo só os ricos são livres. VIVA O SOCIALISMO!!
- António Borges Santa hipócrisia. Quem é a Igreja para se envolver em questões políticas? Já o fizeram noutras épocas, e o resultado foi o que se sabe: INQUISIÇÃO. Já agora, que tal se aplicassem as esmolas e os donativos para melhorar as condições de vida de alguns paroquianos, em lugar de as aplicar na qualidade de vida dos seus representantes (os padres)?
- Manuel O que está em causa não são os direitos da Igreja católica, mas sim a falta de diálogo que este governo demostra para quem quer se seja. Um diálogo deve sempre haver, ainda que seja para dizer não a qualquer coisa. Este governo é prepotente e não houve ninguém. Só o seu umbigo.
- Karl Sou das pessoas que mais se tem insurgido contra este governo, mas agora este comunicado da igreja... considero-o puro oportunismo.
- Celestina Vieira (Mem Martins) E haverá liberdade dentro da própria igreja? Não creio, uma vez que a igreja é excessivamente egocêntrica e está fechada na sua concha, e nem sequer se esforça por acompanhar a evolução da nossa sociedade nas suas mais variadas dimensões.
mais comentários


» Comentários
Quarta-feira, 11 Julho
- Jorge de Canelas Dividir para reinar! Agora o Sócrates põe católicos contra não católicos e todos lutam e ele continua no poleiro!
- Crispim Nabiça "CADA MACÁCO EM SEU GALHO". O papel da Igreja na Sociedade é a difusão da fé Cristã, e não mais que isso. Entrar em assuntos que não são da sua competência é abusivo e mostra falta de respeito por quem, como eu, não lhe reconhece esse direito.
- José Costa-Casal do Marco 2º- Deveria retirar ilações do envolvimento das populações mais pobres em redor de organizações radicais! Deveria olhar com mais atenção sobre a actuação errada de muitos padres em relação ás populações que deveriam assistir tanto no aspecto da moral católica e financeiro mais parecendo que a igreja serve bençãos a troco de uma tabela de pagamentos por serviço!
- José Costa-Casal do Marco Como católico critico a minha própria igreja, começando pela luta em prol da vida quando do referendo do aborto. A CEP deveria preocupar-se em 1º lugar em trabalhar para explicar á sociedade as vantagens de ser católico e não manter-se como uma micro sociedade fechada, demasiadamente fechada, não se preocupando em conseguir apoiar os mais indefesos da sociedade!
- Pinto Mas a Igreja não pode expressar opinião? Ninguém é obrigado a ser católico, não percebo este ódio ao clero. Laicismo sério tivemos na I República (que até o 25Dez deixou de ser feriado) e realmente foi um período excelente - a pior miséria financeira alguma vez vivida e a confusão total-
- DJFernandes Foi o D. Policarpo e outros bispos que fizeram campanha para a eleição deste governo ... Agora não se queixem... Não têm que se queixar. A Rádio Renascença até parecia a rádio moscovo.
- Sónia Isto não está certo. Já se está a pensar fazer o aeroporto sem ser ao pé de Fátima, o "boss" não vai perdoar estes seus "Servos", de não terem conseguido esta negociata fundamental para os cofres do Vaticano. Mas não desesperem pois os vossos homens de mão ainda podem virar a situação. (Bem, se o povo deixar, claro.)
- manuel gonçalves A falta de liberdade não é verdade, pode-se criticar o governo dentro de casa, sem ninguem ouvir, como antigamente.
- Leonor Também é função da Igreja ser a voz dos pobres. Se as IPSS sem fins lucrativos fechassem a porta, o que faria o Estado e alguns dos comentadores, às PESSOAS com e sem famílias, que as mesmas instituições acolhem e recolhem. O mesmo se poderá dizer das crianças cujas mães se tiverem que pagar pelas creches preços do mercado, bem as podem deixar entregues à sua sorte. Em 2006 nasceram menos 4000.
- Eduardo Freitas Não é preciso ser a Igreja a referi-lo. Portugal vive o maior défice democrático desde o 25 de Abril. É o que acontece quando os eleitores se deixam iludir por falsas promessas. É o que acontece quando o poder cai nas mãos de gente medíocre e sem escrúpulos. Agora têm a factura. Isto não tem nada a ver com socialismo democrático. Isto é abuso de poder, desumanidade e autoritarismo. RELES DITADURA!
- rpereira Cortar apoios a escolas que normalmente são ricas com o que cobram a pais de alunos (salesianos, etc), muito bem... Agora, mexer nos jornais e notícias do clero já não pode ser, como a outra organização legal qualquer... Estamos mesmo a voltar ao tempo do outro SR. (eu não sou católico)
- João Celestino Se de facto vivemos num estado democrático, não é correcto apoiar ordens religiosas. Porque será que o Bispo fez estes comentários, depois de saber que os padres também irão descontar para a Segurança Social?
- nokas A Igreja, rica como é, devia abster-se de exigir ajudas ao Estado, sabendo que essas ajudas saem do bolso dos contribuintes, inclusivamente dos mais pobres, aqueles a quem eles dizem que ajudam...
- nokas O mal da Igreja, foi ter tido sempre uma posição priveligiada perante outras igrejas e até no próprio Estado. Agora sentem-se um pouco postos à margem e com concorrência legal à porta e já se acham no dever de protestar e exigir mais. Não tenho visto como era hábito os srs. padres a partiparem em inaugurações de obras como dantes. Quererá isto dizer algo?
- Portuga da Silva O povo tem que cumprir as leis que o governo estipula e o clero também o terá que fazer, embora tenham que ir "prégar a outra freguesia", a única coisa que terá o direito de fazer. Onde está a bondade e o exemplo?... Não sou comunista, nem tenho côr partidária, preso-me de ser democarata e opino, que é um direito que me assiste.
- libertas Cada pai devia dar a educação que escolhe livremente aos seus filhos. Em Portugal, país socialista, é assim desde a 1ª república: se tiver dinheiro posso escolher o colégio ou universidade das minhas filhas, se for pobre tenho de ficar com a escola do estado. No socialismo só os ricos são livres. VIVA O SOCIALISMO!!
- António Borges Santa hipócrisia. Quem é a Igreja para se envolver em questões políticas? Já o fizeram noutras épocas, e o resultado foi o que se sabe: INQUISIÇÃO. Já agora, que tal se aplicassem as esmolas e os donativos para melhorar as condições de vida de alguns paroquianos, em lugar de as aplicar na qualidade de vida dos seus representantes (os padres)?
- Manuel O que está em causa não são os direitos da Igreja católica, mas sim a falta de diálogo que este governo demostra para quem quer se seja. Um diálogo deve sempre haver, ainda que seja para dizer não a qualquer coisa. Este governo é prepotente e não houve ninguém. Só o seu umbigo.
- Karl Sou das pessoas que mais se tem insurgido contra este governo, mas agora este comunicado da igreja... considero-o puro oportunismo.
- Celestina Vieira (Mem Martins) E haverá liberdade dentro da própria igreja? Não creio, uma vez que a igreja é excessivamente egocêntrica e está fechada na sua concha, e nem sequer se esforça por acompanhar a evolução da nossa sociedade nas suas mais variadas dimensões.
mais comentários


» Comentários
Quarta-feira, 11 Julho
-
Manadel É verdade que o governo, em democracia, não pode fixar os limites da Igreja Católica assim como os de qualquer outra Igreja não Católica. Ora, do mesmo modo, o novo Papa não pode, ne deve, fixar os limites nem a nominação de qualquer outra Igreja "rival". Quanto à acção do governo, que não julgo, deve provir da reacção ao último acerto da Concordata feito pelo sem a sua concordância.
- Jorge Pais Jesus disse em Lucas 20,46: "Guardai-vos dos escribas, que querem andar com vestidos compridos, e amam as saudações nas praças, e as principais cadeiras nas sinagogas, e os primeiros lugares nos banquetes". Em João 17,14 disse: "Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os aborreceu, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo". Em vista da evidência bíblica, tirem a vossa própria conclusão...
- João Pedro Acho que é evidente que, em nome da liberdade e duma secularização da sociedade civil, este governo tem procurado diminuir a esfera de influência da Igreja Católica nas principais àreas da sua actuação,tais como sejam escolas, hospitais, instituições de solidariedade social,etc. Mas isso será também um desafio para a Igreja se tornar mais aquilo que é por origem (comunidade de vida e não instituição)!
- a.cardoso Será que se pretende um Estado dentro de outro Estado, como antigamente, ou dois Estados? Concordata? Para quê? Não está assegurada a liberdade religiosa? Para ou por quê certos privilégios para uma em detrimento das outras?Os bispos tem FALTA DE LIBERDADE? No fundo, o descontentamento tem a sua origem na Concordata e na falta de verbas do Estado...
- Cátia Ainda bem que Estado e Igreja se afastam, porque um é política e outro religião. Nem todas as pessoas que vivem em Portugal são católicas, nem vivemos na época medieval, em que a Igreja tinha voto em todas as matérias políticas. Finalmente um governo teve coragem para fazer essa cisão e pôr a igreja no lugar que lhe cabe.
- Victor C Liberdade de educação é a da conservadora Igreja. O problema da Igreja é só olhar para o seu umbigo e esquecer em que século estamos.A Igreja Católica tem hoje concorrentes com os mesmos direitos!
- Maria O Estado Português não cria situações alternativas. E mal ou bem as Instituições Católicas estão ao serviço da sociedade. Será um desespero muito grande para todos aqueles que perderem os apoio das instituições de solidariedade Social Católicos.É pena que mtuios custam no prato onde comem... E apenas atirem pedras a quem ainda trabalha para o bem estar 1 sociedade que se pretende + justa e solidaria
- Luisa Baião No geral não concordo com a actuação deste governo. Porém, a que propósito o Bispo acha que, um Estado riquissimo como é o Vaticano, precisa de apoio financeiro para a sua Universidade? Parem de ser "papistas" e controladores de tudo!
- Mário Resende Que este governo é o mais tirano desde o tempo de Salazar, isso já ninguém duvida, agora vindo as acusações da igreja católica, isso já parece piada, è como quem diz "diz o routo ao nú". Já agora uma questão, os alunos da católica são pobres???
- Deus no Coração, Sim. Inquisidores e Controladores,Não. As ORGANIZAÇÕES religiosas (clubes religiosos), estão novamente a querer controlar os povos. Quanto mais lho permitem fazer, mais atrasado é o país. Em vez de se preocuparem com Deus e com o bem, preocupam-se em ter o povo bem debaixo de suas garras. IMPOEM-SE e só suas consciências valem, as dos outros não interessam. Vejam o que se esta a passar no Líbano, Irão, Afeganistão,etc., e sem cuidado em Portugal.
- carlos Se os sacrificios e impostos são para todos, porque carga de água a Igreja deve ficar de fora?J á agora, qual a justificação para as mordomias que recebem? Não nos esqueçamos que ainda há muitos grandes pecados da Igreja não resolvidos. Lembram-se?
- Herlander Miguel Mateus Duarte Estes senhores do clero andam desesperados, pois além de cada vez menos alguém lhes ligar importancia, estão preocupadíssimos com a hipótese de não se fazer a Ota, pois Fatima continua a ser longe de Lisboa, e o investimento na catedral de Fátima vai demorar mais tempo a ser pago.
- Maria Aos Bispos, quando lhes interessa, propagam a separacao da Igreja e Estado, o que é correctissimo, quando se trata de dinheiros logo estendem a mao ao Estado. Liberdade de ensino há sim senhor! Eu nao desejo que os meus netos sejam ensinados com a Cruz sobre a cabeca! Sou católica.
- Sandra Todos os dias peço a demissão deste governo que não respeita o trabalhador e insensivel aos problemas dos pobres, concordo com o bispo a 100%.
- Lusitano em França A igreja catolica esta a mostrar a sua verdadeira face, so falta ao governo português voltar ao fascismo, porque fascistas ja temos, sempre tivemos mesmo nos tempos passados quando era a igreja que impunha a maneira de governar aos reis, e quando assim não era excumunga-os!
- Joe Freitas Raptura, talvez nao. Mas destruicao da religiao catolica, isso talvez. Entam para que fim, o Socrates escolheu o Soares? O Socrates diz que a responsabilidade do Soares, sera criar um diologo entre as religioes. Que diologo, que negocio quer o Socrates, fazer com a religiao? Quer ele espandir a musulmana, ou quer ele deminuir a catolica? Quem sabe?.
- elisio Em democracia existe separação entre o estado e as congregações religiosas. Nos tempos da ditadura estes senhores estavam habituados a mandar, sim porque salazar e ceregeira falavam duma só voz. Faltam subsidios que repartam os milhões que entram dentro dos cofres da igreja cada dia não sejam mais papistas que o papa. Por isso se chamam instituições de solidariedade social, tenho dito.
- binário Quem são os bispos para falarem de falta de liberdade??? Lembrem-se da inquisição e de quantos mataram na fogueira en nome de Deus, alias porque hão de ir dinheiros dos impostos dos portugueses financiar os meninos ricos que estudam na catolica?? E porquê estarmos a obrigar as crianças a serem catolicas?? Dêm liberdade de escolha as pessoas, afinal vivemos num país livre ou não?
- Miguel "O peso da Igreja na sociedade não é o Estado que o define?!" Era o que faltava!! Um dos princípios de um estado de direito democrático é a separação entre política e religião! Os padres estão é furiosos porque as pessoas cada vez menos engolem os seus dogmas e fabricações que só têm em vista a manipulação das pessoas e o julgamento do próximo, em vez do amor incondicional e aceitação!
- Sr. Dr. Manuel Carmo Ruptura? Não! Isto chama-se separação entre igreja e estado. O estado democrático é agnóstico e não favorece grupos religiosos por definição. Querem que o país progrida ou volte á idade média?
mais comentários
» Comentários
Quarta-feira, 11 Julho
- escondido Foi apenas possivel marcar o dito exame para..SETEMBRO.Pergunto,se uma mulher quizer fazer um aborto e se apresentar no hospital gràvida em Abril também vai fazer o aborto em Setembro?Afinal qual vida é que tem valor?Uma vida com 65 anos ,uma com meses ou nenhuma?Pergunta ao governo que instituiu o aborto.
- escondido O meu pai teve em Abril o que parecia ser um ataque de coração:Apos uma curta visita ao hospital não foram diagnosticados problemas sérios aparentes,sendo no entanto aconselhado a fazer um exame aprofundado para eliminar qualquer problema.Acontece que apenas lhe foi possivel (segue).
- paulo já so falta a pide.......salasar ja temos
.
.

1 comentário:

José Carrancudo disse...

Os bispos têm muita razão: não há liberdade de educação em Portugal. Mas a razão é outra, pois nem há educação, apenas uma caricatura. Aqui demos as explicações ao Governo.