A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, julho 10, 2007




Portugal: Os perdedores
Alentejanos desiludidos
* Alexandre M. Silva,
Évora com J.C.E/J.G./F.P
Os alentejanos foram os grandes derrotados da eleição das ‘7 Maravilhas de Portugal’. Nenhum dos quatros finalistas (Templo Romano de Évora, Castelo de Marvão, Palácio Ducal de Vila Viçosa e Fortificações de Monsaraz) mereceu a eleição dos portugueses.
Os autarcas da região, desiludidos com o resultado, atribuem culpas aos critérios de votação adoptados pela organização que, no seu entender, beneficiaram os monumentos situados nos grandes centros urbanos.“Não temos concentração populacional e, por isso, ficámos de fora. Se tivermos uma votação sobre a zona natural mais bem preservada ganha a Quinta da Marinha ou a Serra da Arrábida porque ficam perto de Lisboa”, disse ao CM Vítor Frutuoso, presidente da edilidade de Marvão, vila que prepara a candidatura a Património da Humanidade. Jorge Oliveira, professor universitário e residente na região, considera que ganhou quem teve “mais poder”.
“Foi um concurso comercial. Aqui somos poucos e sem dinheiro”, frisou.
Mais a sul, o autarca de Reguengos de Monsaraz, Vítor Martelo sublinhou que o facto de as Fortificações de Monsaraz estarem na final já foi uma vitória devido ao aumento de turistas. No entanto, não deixou de lançar críticas em relação à eleição. “As pessoas podiam eleger os finalistas as vezes que quisessem.
Assim, os monumentos situados nas grandes cidades e no Litoral ficaram com mais hipóteses de ganhar”, argumentou.
Além dos candidatos alentejanos, de fora das ‘7 Maravilhas de Portugal’ ficaram ainda os palácios de Queluz e Mateus, as ruínas de Conimbriga, o castelo de Almourol, os conventos de Cristo e Mafra, a Universidade de Coimbra, a Igreja e Torre dos Clérigos, a Igreja de São Francisco do Porto e a Fortaleza de Sagres.
Sobre a não eleição deste monumento algarvio, Gilberto Viegas, presidente da edilidade de Vila do Bispo, bem como o presidente da Região de Turismo do Algarve, António Pina, destacaram a falta de conservação da fortaleza e de oferta turística no seu interior como os factores que contribuíram para este desfecho. A norte, José Rodrigues, provedor da Igreja de São Francisco do Porto, relativiza a não eleição do monumento:“A igreja foi eleita para as 21 maravilhas sem fazer qualquer tipo de publicidade e é agora alvo de maior atenção por fiéis e turistas”, disse.
VENCEDORES PORTUGUESES
TORRE
Construída no Século XVI, a Torre de Belém, junto ao rio Tejo, em Lisboa, é considerada Património Mundial da UNESCO.
MOSTEIROS
Alcobaça, Batalha e Jerónimos são três monumentos representativos de momentos grandiosos da História de Portugal.
CASTELOS
Em Guimarães está o monumento que representa o berço de Portugal. Mais a Sul, em Óbidos, uma fortificação medieval.
PALÁCIO
O Palácio da Pena, em Sintra, evoca o que de melhor se produziu em Portugal durante o movimento artístico denominado romantismo.
OS GRANDES DERROTADOS
TORRE DOS CLÉRIGOS
Foi erigida no séc. XVIII, para a Irmandade dos Clérigos.
FORTIFICAÇÕES DE MONSARAZ
As muralhas foram feitas a pensar na invasão espanhola.
MARVÃO
Vila reconquistada aos Mouros por D. Afonso Henriques e fortificada por D. Dinis.
CONVENTO DE CRISTO
Fundado em 1162, albergou a Ordem de Cristo e é espaço cultural.
SAGRES
Vila doada ao Infante D. Henrique, para que a protegesse de ataques externos.
CASTELO DE ALMOUROL
Monumento que foi fundamental durante a Reconquista Cristã.
TEMPLO DE DIANA.
O ex-líbris de Évora, Liberalitas Julia no tempo dos romanos, foi edificado no início do século.
PORTO SEM VENCEDORES
Os dois candidatos do Porto não foram eleitos. Para José Rodrigues, provedor da Igreja de S. Francisco, figurar nos finalistas “foi importante”.
COIMBRA ESQUECIDA
O distrito de Coimbra não viu ser eleitas as ruínas de Conimbriga, concelho de Condeixa-a-Nova, nem a Universidade da cidade.
CANDIDATURA EM MARCHA
Manuel Condenado, edil de Vila Viçosa, disse que a não eleição do Palácio Ducal não afectará a candidatura a Património da Humanidade.
9639 EUROS PARA VER TODAS AS ‘MARAVILHAS’
O preço total para visitar todas as ‘Novas Sete Maravilhas do Mundo’ pode ascender aos 9639 euros, mas tudo dependerá do tipo de viagem, da época escolhida e do número de pessoas. Uma viagem com tudo incluído e com excursões pagas à parte pode ficar mais barata do que um circuito, no qual se têm de pagar todas as refeições e bebidas. Viajar sozinho também é, normalmente, mais caro porque as agências de viagens e hotéis obrigam ao pagamento de um suplemento especial. As deslocações em época alta, isto é, em Julho e Agosto, também são, em regra, mais caras do que no resto ano. (Todos os preços são em quarto duplo e não incluem taxas ou suplementos cobrados pelas agências de viagens ou companhias aéreas.)
ITÁLIA/ROMA
2 noites Hotel Park Amaranto (três estrelas)Regime de alojamento e pequeno-almoço264 euros
BRASIL/R. JANEIRO
Cristo Redentor Miramar Palace Hotel (4 estrelas) em regime de alojamento e pequeno-almoço - 1313 euros
JORDÂNIA
Circuito incluindo Petra
7 noites em regime de alojamento e pequeno-almoço Hotéis turística - 1260 euros
PERU
Circuito incluindo Machu Pichu
10 noites em regime de alojamento e pequeno-almoço Hotéis turística superior - 2271 euros
ÍNDIA
Circuito incluindo Taj Mahal
9 noites em regime de alojamento e pequeno-almoço hotéis de categoria B - 1292 euros
MÉXICO/RIVIERA MAIA
Excursão a Chichén Itzá paga à parte no local
7 noites em regime de tudo incluído Hotel Riu Lupita (cinco estrelas) - 1169 euros
CHINA
Circuito incluindo Grande Muralha
9 noites em regime de alojamento e pequeno-almoço Hotéis de 1.ª categoria - 2070 euros
in Correio da Manhã 2007.07.09
NOTA - Nenhum monumento pré-histórico, incluindo em Portugal Centros Históricos, alguns classificados pela UNESCO, o Cromelaque de Almendres ou as Pinturas de Foz Coa ou Grutas Rupestres. O Concurso vale o que vale, como aquele que elegeu António Salazar como o Maior Portuguès de Todos os Tempos. Nem sempre a Voz do Povo é a Voz de Deus! E os monumentos naturais? Não entravam?
VN
Sobre as 7 Maravilhas do Mundo Antigo ver:

Sem comentários: