A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, julho 30, 2007


Os meninos do Huambo - Para Belisa

Com fios feitos de lágrimas passadas
Os meninos do Huambo fazem alegria
Constroem sonhos com os mais velhos de mãos dadas
E no céu descobrem estrelas de magia
.
Com os lábios de dizer nova poesia
Soletram as estrelas como letras
E vão juntando no céu como pedrinhas
Estrelas letras para fazer novas palavras
.
Os meninos à volta da fogueira
Vão aprender coisas de sonho e de verdade
Vão aprender como se ganha uma bandeira
Vão saber o que custou a liberdade
.
Com os sorrisos mais lindos do planalto
Fazem continhas engraçadas de somar
Somam beijos com flores e com suor
E subtraem manhã cedo por luar
.
Dividem a chuva miudinha pelo milho
Multiplicam o vento pelo mar
Soltam ao céu as estrelas já escritas
Constelações que brilham sempre sem parar
.
Os meninos à volta da fogueira
Vão aprender coisas de sonho e de verdade
Vão aprender como se ganha uma bandeira
Vão saber o que custou a liberdade
.
Palavras sempre novas, sempre novas
Palavras deste tempo sempre novo
Porque os meninos inventaram coisas novas
E até já dizem que as estrelas são do povo
.
Assim contentes à voltinha da fogueira
Juntam palavras deste tempo sempre novo
Porque os meninos inventaram coisas novas
E até já dizem que as estrelas são do povo
.
Manuel Rui (letra) e Rui Mingas (música).
.
,

CONTRAPONTO
.
.
Os (meus) meninos do Huambo*
.
Com fios feitos de lágrimas de dor
Os meus meninos do Huambo choram
Ainda marcados pelo muito horror
da miséria e da fome onde moram
.
Com os lábios de muito dizer aiué
Soletram pensamentos de esperança
Como quem se alimenta de tanta fé
Inebriada pelos sorrisos de criança
.
Os meus meninos à volta da fogueira
Já aprenderam que dizer a verdade
Será talvez mais uma bonita bandeira
mas que o melhor é não falar de saudade
.
Com os sorrisos mais lindos do planalto
- Essa é uma certeza para a eternidade
Fazem contas engraçadas de sobressalto
E subtraem a fome a sonhos de igualdade
.
Dividem a chuva miudinha pelo milho
Como se isso fosse o seu eterno destino
Saltam ao céu toda a dor feita andarilho
No seu estilhaçado mundo peregrino
.
Os meus meninos à volta da fogueira
Não vão aprender novas palavras
Porque a dor da miséria é cegueira
Que alimenta todos os dias as lavras
.
Assim descontentes à voltinha da poesia
Juntam palavras do tempo que passa
Para ver se alimentam a barriga vazia
E se descobrem o fim de tanta desgraça.
.
*Orlando Castro

**(jornalista, poeta e contista angolano-português)
.
in http://malambas.blogspot.com/2007/01/os-meus-meninos-do-huambo.html

3 comentários:

Rhiannon disse...

A poesia da realidade. Os meninos de HUAMBO... cuja memória não se apaga.

Belisa disse...

Considerei esta transcrição como sendo para mim...
Estou emocionada...Tinha acabado de fazer um "post" com a música" Minha gente".
Gostaria que as estrelas do céu, enviassem designios de felicidade cultural, espiritual, material para todos e para todas as crianças que ainda se encontrem em situações semelhantes.
Pelo que sei o Huambo é uma província de Angola e é chamada também de Nova Lisboa.
Gosto muito da canção, não sei bem definir o estilo, mas parece-me que tem alguns acordes parecidos com o fado...Muito obrigado pela escolha do poema que deu origem a uma bela canção de Paulo de Carvalho.
É realmente uma poesia da realidade,que em 1985,no Album "Desculpem qualquer coisinha" e como defesa da música portuguesa, o cantor retrata a música anglo-saxónica, considerando o caminhar em frente.
Mais uma vez obrigado.

Muitos beijos estrelados

Ps: As estrelas estão sempre comigo a iluminar-me,
de
Belisa

Maria Faia disse...

Olá Victor,

A saudade apoderou-se de mim ao ler "Os meninos do Huambo" do "nosso" Mingas. E meus olhos se nebularam pela dor, fome, abandono e sofrimento com que vivem.
Quantas vezes me apetece fugir deste país e mergulhar naquelas terras de sonho, dando de mim e ajudando na reconstrução sócio-profissional daquele povo amado.
Ainda sinto em minha alma o sorriso genuíno daquelas crianças, inocentes descrentes de guerras e maldições, suas correrias inocentes pelo cafezal, comigo à frente igual a elas...
Onde moram hoje, como são hoje os homens que ontem conheci crianças?!...

Beijo amigo