A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, julho 12, 2009

Jerónimo de Sousa diz que partidos encobrem “podres” dos banqueiros


.
Banqueiros financiam CDS-PP, PSD e PS, acusou o líder do PCP

.
.

Discurso em Peniche

.
12.07.2009 - 22h44 Lusa
.
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acusou hoje em Peniche outros partidos políticos de encobrirem as práticas dos banqueiros por dependerem deles para as suas campanhas eleitorais quando falam das pequenas e médias empresas.

CDS-PP, PSD e PS “não tocam nos banqueiros porque são estes que financiam as suas campanhas e que determinam grande parte da comunicação social”, acusou Jerónimo de Sousa, que participava em Peniche num almoço de apresentação dos primeiros cinco candidatos do distrito de Leiria às eleições legislativas.

Segundo o secretário-geral do PCP, os partidos da oposição, “à medida que se aproximam as eleições”, têm vindo a demonstrar uma “súbito amor pelas pequenas e médias empresas”, lançando medidas de apoio ou chamando a atenção para os seus problemas.

Contudo, “nunca denunciam por exemplo as práticas da banca e as suas exorbitantes comissões que anulam a descida das taxas de juro, nem as dificuldades no acesso ao crédito e a exigência de mil e uma garantias” que, segundo o líder comunista, agravam a situação dos pequenos e médios empresários.

“Apontamos o dedo a uma política de direita realizada pelo PS que serve os grandes interesses e o grande capital”, acusou. “Não nos calaremos”, frisou repetidas vezes, sublinhando as injustiças deste Governo face às pequenas e medidas empresas em favor “dos ricos e capitalistas”.
.
Neste sentido, recordou os lucros da petrolífera Galp e do grupo económico liderado por Belmiro de Azevedo. “Sócrates não venha dizer que a crise é para todos [...]. Para os banqueiros é tudo mãos rotas”, afirmou o líder comunista.
.
No rol das críticas, Jerónimo de Sousa acusou também a comunicação social de se deixar influenciar pelos grandes grupos económicos, não passar as suas propostas, as “partes incómodas” que, segundo o dirigente comunista, são sujeitas a “cortes cirúrgicos” pelas chefias.
.
“As nossas propostas para os trabalhadores, para a economia e para as pequenas e médias empresas são sistematicamente silenciadas, caricaturadas e, neste sentido, o nosso protesto”, disse.
.
Em relação às eleições legislativas, é objectivo da CDU eleger pelo menos um candidato por Leiria, sendo a lista hoje apresentada liderada por Ana Rita Carvalhais, professora do ensino secundária e membro do Sindicato dos Professores da Região Centro.

.

.
in Público 2009.07.12
.
.

Sem comentários: