A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, julho 11, 2009

Luta sindical nos EUA



A acção sindical nos EUA tem salvo os postos de trabalho dos seus associados com iniciativas que beneficiaram da revolta popular contra os grandes bancos. A última vitória ocorreu no início de Julho. Os 4000 trabalhadores da empresa Hartmarx, em Chicago, membros do sindicato Service Employees International (SEIU), alcançaram uma importante vitória contra o gigante da banca Wells Fargo. O banco concordou em manter a empresa a funcionar. Em resultado da ameaça dos trabalhadores de ocupar as instalações, da pressão popular e da ameaça de políticos de tomarem medidas contra o Wells Fargo, o sindicato conseguiu forçar o banco a aceitar a intervenção de outra empresa para manter a Hartmarx aberta.
.
Em Dezembro último, os trabalhadores da Republic Windows and Doors, em Chicago, electrizaram o movimento sindical ocupando a empresa. Nessa altura o Banco da América tinha recusado conceder empréstimos para a manter em funcionamento. Os membros do sindicato dos Electricistas (Union of Electrical Workers – UE – Local 1110) ocuparam as instalações da empresa durante seis dias e galvanizaram o apoio internacional à sua luta. Os banqueiros foram forçados a negociar um acordo com os trabalhadores. A antiga Republic reabriu com um novo dono, que assinou um contrato com o sindicato.
.
No último confronto entre trabalhadores e bancos, mais de 100 funcionários da Quad City Die Casting em Moline, III., foram informados de que a empresa fecharia a 12 de Julho se o Wells Fargo não lhe renovasse o crédito. Estes trabalhadores são membros da secção local 1174 do UE e exigem que o banco garanta empréstimos à QCDC até que apareça outro investidor ou um novo comprador.
.
O vice-presidente da secção local 1110 do sindicato, Melvin Macklin, disse-me que «tal como apelámos ao Banco da América para se responsabilizar, também os trabalhadores da Quad City Die Casting estão a apelar ao Wells Fargo. É a mesma luta.»
.
O banco Wells Fargo recebeu mais de 25 mil milhões de dólares do orçamento federal através do programa de ajuda para combater a crise (Troubled Assets Relief Program / TARP). Apesar da enorme ajuda que a administração de Barack Obama tem dado aos bancos, na ordem dos triliões de dólares, os trabalhadores continuam a ser despedidos dos seus empregos e despejados das suas casas. Desde Novembro de 2007 até Junho último, o número oficial de desempregados duplicou, passando de sete para 14 milhões, ou seja 9.4 por cento da força de trabalho. No total há cerca de 30 milhões de desempregados ou subempregados, incluindo «desalentados» e trabalhadores a tempo parcial. A revolta de massas tem vindo a crescer, especialmente contra os bancos, que já receberam mais de 10 triliões de dólares do governo.
.
No sítio da Internet do UE, o dirigente Leah Fried escreve: «o Quad City Die Casting esteve no negócio durante 60 anos, fazendo componentes de peças de precisão agrícolas e equipamentos de recreio... Numa recessão como esta, o acesso ao crédito é essencial para os pequenos negócios enfrentarem a tempestade. Mas o Wells Fargo, apesar da sua relação financeira a longo prazo com o QCDC, que inclui a gestão de pensões dos trabalhadores, lavou as mãos como Pilatos. Isto levou os trabalhadores a interrogar-se sobre qual é o principal objectivo do TARP.»
.
A 11 de Junho, milhares de trabalhadores de diversas secções sindicais e apoiantes locais manifestaram-se junto das instalações do Wells Fargo em Chicago para pressionar o banco. O UE organizou manifestações de protesto contra o Wells Fargo em outras 20 cidades do país, desde Boston à Califórnia. Para além disso, uma delegação sindical contactou com os gabinetes de cerca de 100 congressistas, na semana passada, apelando a uma investigação à forma como o gigante da banca está a usar o dinheiro que recebeu do TARP.
.
Estas lutas põem em causa as medidas que a administração Obama tomou para tentar superar a crise económica do capitalismo. A sua equipa económica de peritos da Wall Street pouco canalizou para a criação directa de empregos dos importantes gastos governamentais. A maioria dos fundos vai para os bancos e para os gigantes da indústria. Na melhor das hipóteses, foram criados apenas três milhões de postos de trabalho. Já se perdeu mais do dobro disso.
.
Os trabalhadores do sindicato progressista UE estão a ajudar a mostrar que a crise económica deve ser combatida pela organização, pela solidariedade internacional da classe operária, pela mobilização de massas, pela organização dos desempregados, pela luta contra o lay-off, pela ocupação das empresas antes que sejam fechadas, e acima de tudo pondo os direitos dos trabalhadores à frente dos direitos dos patrões.
.
.
in Avante 2009.07.09
.
.

Sem comentários: