A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, julho 02, 2007


Património: Nações Unidas criticam concurso
UNESCO não apoia novas Maravilhas
* Ana Maria Ribeiro
Portugal não vai levar nenhum monumento à final das 7 Maravilhas do Mundo e a UNESCO, organismo das Nações Unidas para a Educação e Cultura, acaba de se demarcar do evento – alegando tratar-se de uma iniciativa privada que não pode contribuir para a preservação dos sítios eleitos pelo público.
O desinteresse da UNESCO não impede o apoio que o Turismo de Portugal (TP) dispensa ao concurso – que terá lugar no próximo dia 7 de Julho, no Estádio da Luz – nem impede o investimento público a fazer na sua promoção. A quantia em causa é, de resto, “irrisória”, garantiu ao Correio da Manhã o porta-voz do TP, José Pedro Santos.
“A verba exacta será anunciada mais tarde, mas posso adiantar que não será um patrocínio exorbitante”, afirmou, acrescentando que o “afastamento” da UNESCO não lhe parece preocupante: “Não conheço os argumentos, portanto não os vou comentar, mas o que posso assegurar é que este acontecimento se revela da maior importância para Portugal. É, este ano, o evento que mais visibilidade dará ao País e acredito que até vai ser mais importante pa-ra nós do que o Euro’2004”, afirmou.
Sobre o facto de se investirem dinheiros públicos numa iniciativa privada, José Pedro Santos acrescentou que a função do TP é gastar dinheiro – desde que seja para promover Portugal.
“Enquanto outros institutos estão a poupar, nós temos uma verba que é para gastar na promoção do País no estrangeiro. Investimo-la onde ela pode ser mais proveitosa”, referiu o porta-voz.CONCURSO SEM EXPRESSÃOEm comunicado, a UNESCO justifica a decisão de se demarcar das novas 7 Maravilhas do Mundo por considerar que a organização tem objectivos completamente diferentes dos de Bernard Weber, o pai da ideia (ver apoio).
“Não há qualquer ponto de comparação entre a iniciativa mediática de Weber e o trabalho científico e educativo que resulta da inscrição dos sítios na lista do património mundial.”Esta organização lembra ainda que a eleição para estas novas 7 Maravilhas do Mundo é feita pela internet, ou seja, a sua expressividade é restrita, resumindo-se à faixa de população que tem acesso a computadores.
Fonte da organização em Portugal garante, porém, que da parte dos patrocinadores privados – ou seja, a EDP, a Caixa Geral de Depósitos, a Santa Casa da Misericórdia e o Modelo – não houve qualquer reacção a este anúncio. “A notícia não teve qualquer impacto e compreende-se: a UNESCO não pode distinguir nenhum monumento em detrimento de outro. São coisas diferentes.”
ALGUNS FACTOS
A PRIMEIRA LISTA
A primeira lista com as Sete Maravilhas do Mundo foi organizada na Grécia Antiga (entre os anos de 150 e 120 a.C.) e é frequentemente atribuída ao poeta Antípatro de Sídon.
OUTRAS VERSÕES
Ao longo dos anos outras listas foram sendo elaboradas, inclusivamente pela CNN e pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.
SONHO DE WEBER
A nova lista das Sete Maravilhas foi proposta pelo suíço Bernard Weber, que foi realizador, curador de museu, aviador e explorador e que espera, com esta ideia, reunir 150 milhões de votos. Actualmente está a receber 45 mil por dia.
As gigantescas estátuas da Ilha da Páscoa são uma das obras que concorrem à eleição das novas Sete Maravilhas do Mundo.
» Comentários (on line)
Sabado, 30 Junho
- O Atento Só mesmo os otários/provincianos dos portugueses (principalmente quem patrocina)é que acham que que esta votação tem algum valor ou que vai ter algum impacto mundial. E além da Tvi, será que alguma televisão vai transmitir a cerimónia em directo? Já há muito achava este um golpe publicitário (Unesco confirmou agora)e só mesmo Portugal para cair nele.

Quinta-feira, 28 Junho
- Graça Afonso Se a UNESCO se demarca, problema deles! O espectáculo deve ser maravilhoso e espero que corra tudo bem! Pena é que Portugal não tenha nenhum monumento incluído!
- SETE MARAVILHAS 1) QUEDAS DE AGUA DE "NIAGARA FALLS" USA/CANADA 2)GRAND kENYA USA 3) YELLOW STONE PARK USA. AS OUTRAS 4 PODERAO SER ATRIBUIDAS A QUEM QUISEREM MAS POR FAVOR NAO PENSEM QUE PORTUGAL E UM GRANDE OASIS.

- DM Eu já votei. No Cristo Redentor, evidentemte. Se não há nada nosso no jogo, votemos numa coisa dos nossos irmãos, no caso brasileiros, porque temos muitos.

- carlos s. Parabéns à UNESCO, pois não entra em jogadas de votos por SMS a 0,60 + iva, a sacar o dinheiro ao pessoal... parabéns
- Paulo Carneiro Ribeiro Se Portugal tivesse alguma maravilha concorrendo (e olha que não falta belezas aí) os brasileiros com certeza votariam nela. Acredito então que os portugueses bem que poderiam votar no Cristo Redentor. Os irmãos brasileiros agradecem.
- Marisa Não temos que ficar tristes pois quando a UNESCO acha q a Estátua da Liberdade merece participar demonstram bem como fucionam. Realmente até parecia mal qq uma das nossas 7 ao lado da dita "estatuinha" que significa liberdade mas está em Ellis Island onde recebiam imigrantes e não só e por vezes ficavam presos!!! Liberdade estranha a deles.
in Correio da Manhã 2007-06-28

Sem comentários: