A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, julho 10, 2009

“Será que o cidadão e a “cidadoa”...


...podem dizer e fazer isso?”

.

É assim que a minha amiga inicia hoje as perguntas das suas querelas importunas, logo na CGD, agarrando no “Global” e batendo com as costas da mão na figura aperaltada de Isaltino de Morais – bonita figura – para mim que nada sabia, inocente de olhos e ouvidos e que tive que ler e ouvir o motivo do drama da minha amiga, não precedido, é certo, do desagradável “Olhe lá”: “um Procurador pedindo cinco anos de prisão para Isaltino, por conta dos cinco crimes” – os do costume e mais um da absolvição – “e o réu Isaltino pedindo ao Tribunal que o dispense à tarde do julgamento, pois não está para ouvir mais mentiras contra a sua dignidade e o Tribunal dispensando-o, não se sabe se por conta dela.”

.

A minha amiga não quer acreditar que isto se passe cá, contra a minha opinião que tudo aceito aqui. “Se saísse caladinho e modesto, tudo bem, deu-lhe uma dor e foi dispensado. Mas que não está para ouvir!? Tem que ouvir, como réu, como todos os réus!”

.

Isto acha a minha amiga, mas eu recordo o caso de Pinochet, que até também foi beneficiado no seu julgamento por conta da velhice e doença, parece que não assistiu a tudo.

.

Não ligou à interrupção: “Ou será que qualquer cidadão e “cidadoa”, convertidos em réus, podem fazer o mesmo que o réu Isaltino? Será que já não há moralidade para comermos todos do mesmo tacho?” - embora acrescente que nesse ponto nunca houve.

.

“O Procurador a mentir?! Terá diploma ou foi passado ao domingo?” A minha amiga está deveras irónica e sentida, nunca a vi assim. E só espera, para cúmulo da injustiça, que o Procurador vá preso e o Isaltino se safe.

.

Ri-me. Falou no Judas: “Então não sabe?” Não sabia.

.

Judas o nosso, não o dos dinheiros, embora também implicado em dinheiros. Era comunista [1] e portanto, por definição, honesto e defensor do povo. Foi processado. O processo foi arquivado”, leu isso há dias. Supõe que caducou. Também Judas desapareceu do mapa, mas não apareceu enforcado na figueira, como o outro.

.

Mas o Procurador disse – em Tribunal - que estas pessoas devem ser punidas. Não vamos deixar que abusem assim. Um Procurador escandalizado e querendo impor justiça, é obra!

.

Isaltino pode sempre desculpar-se com o facto de ser um bom Presidente de Câmara e a minha amiga, embora concordando, logo contrapõe que é sua obrigação, pois foi eleito para isso. Também acha que ele se pode defender com o Judas e outros presidentes autárquicos, que, por fraqueza, se deixam às vezes corromper.

.

A minha amiga acrescentou mesmo, numa já de contenção e de enternecimento bem português, que ele pode mesmo usar de outros exemplos à mão de semear, dos que até nem são presidentes de câmaras.

.

Mas, retrocedendo, em rebate de consciência: “Nunca as mãos doam ao Procurador! É bom que estes tais sejam mais castigados do que os borra-botas como nós!”

.

Contudo, desta vez excedeu-se no comentário, pois, sem querer profetizar, acho que isso jamais sucederá.

.

Berta Brás

.

in PortugalClub

.

[1] José Luís Judas era Presidente da Câmara Municipal de Cascais, eleito como militante do PS (Nota de VN)

.

.

Sem comentários: