Silves : Abaixo-assinado subscrito por 2500 pessoas
Petição para salvar Sé
* José Carlos Eusébio
Desde o ano passado que a nave central e as duas laterais da Sé de Silves (Monumento Nacional) estão encerradas ao público devido ao perigo de queda do tecto. Só que, até agora, nada foi feito, pelo que a comunidade paroquial local decidiu avançar com um abaixo-assinado. O documento, que será enviado ao Ministério da Cultura, já foi subscrito por cerca de 2500 pessoas.
O abaixo-assinado surge após o pároco silvense ter tentado, sem sucesso, ser recebido pelos responsáveis do Ministério da Cultura. “Como não obtive resposta, toda a cidade quis envolver-se e sentir o problema da Sé como um problema seu, para além da comunidade cristã”, revela o padre Carlos Aquino – que ontem se encontrava ausente do Algarve – no sítio da Diocese do Algarve na internet. A petição deverá ser remetida ao Governo ainda esta semana, expressando as preocupações da população pela demora na concretização das obras.
Antiga sede do bispado e considerada como o mais importante monumento gótico do Algarve, a Sé de Silves remonta ao século XIII, embora tenha sofrido profundas alterações ao longo do tempo, apresentando desde há muitos anos claros sinais de degradação. Em Maio do ano passado, parte de uma trave de madeira do tecto chegou mesmo a desabar durante uma celebração – e só por milagre ninguém ficou ferido. Estudos técnicos confirmaram que o tecto em madeira está com problemas de podridão, podendo cair a qualquer momento.
PORMENORES
MISSA O encerramento da nave central e das laterais obrigou a que, desde finais do ano passado, as cerimónias religiosas passassem a realizar-se na zona do transepto (que não tem cobertura de madeira). Mas o espaço é demasiado exíguo para acolher todos os fiéis.
EXTERIOR A parte exterior da Sé também está a precisar de uma intervenção de salvaguarda. Há algum tempo atrás houve mesmo um pedaço de parede que caiu em cima de um carro (estava estacionado), causando alguns danos.
EX-LIBRIS A antiga Catedral do Algarve é um dos principais ex-líbris da região, atraindo todos os anos milhares de turistas nacionais e estrangeiros. A última grande intervenção realizada no histórico imóvel aconteceu há cerca de seis décadas.
in Correio da Manhã 2007.07.06
in Correio da Manhã 2007.07.06
Foto - Dias dos Reis
Para saber mais sobre Silves «visitar»
Sem comentários:
Enviar um comentário