A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, julho 03, 2009

OIT: Emprego fora do alcance dos jovens , no Brasil




.

Segundo a pesquisa, mulheres jovens têm mais dificuldade de entrar no mercado de trabalho. Em 2006, 67,5% dos jovens brasileiros entre 15 e 24 anos estavam desempregados ou na informalidade. É o que mostra o relatório "Trabalho decente e juventude no Brasil", divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).


.

O problema é ligeiramente maior entre mulheres (70,1%) do que entre os homens (65,6%). O desemprego e a informalidade alcançavam 77,9% das jovens mulheres negras. Os dados têm como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) de 1992-2006.

.

Para a diretora do escritório da OIT no Brasil, Laís Abramo, os números podem se agravar ainda mais diante da crise financeira e econômica. Ela lembrou que o Brasil vive, atualmente, um processo de geração de empregos formais, mas em ritmo muito inferior ao que vinha sendo registrado nos últimos anos.

.

Em relação à jornada de trabalho praticada pelos 22 milhões de jovens economicamente ativos, 30% trabalhavam mais de 20 horas semanais, o que, em muitos casos, prejudicava o desempenho escolar. "Há uma espécie de círculo vicioso: o jovem não entra no mercado porque não tem experiência, mas para ter experiência ele precisa estar dentro do mercado. Medidas de aprendizagem, por exemplo, são importantes para romper essa barreira de entrada", avaliou Laís.

.

O relatório destaca como maior desafio integrar programas de caráter emergencial às políticas estruturantes, levando-se em consideração a faixa etária, a escolaridade, o território e as expectativas de cada público.

.

Com agências

.
in Vermelho -2 DE JULHO DE 2009 - 11h41
.
.

Sem comentários: