A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, setembro 30, 2007

CMVM: Resgates ainda não são preocupantes - Crise dos fundos atinge Portugal

.
* Miguel Alexandre Ganhão
.
A crise financeira já está a atingir Portugal. Ontem o presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou para o facto de “não podermos presumir que Portugal não será afectado e que não existem problemas”.
.
Carlos Tavares, que falava na apresentação do relatório que analisa o cumprimento das recomendações sobre o Governo das Sociedades cotadas, afirmou que “temos de ser prudentes. Temos de ter mais transparência. É melhor saber-se o que existe. Não podemos falar apenas da crise do ‘subprime’ nos Estados Unidos. O problema alastrou-se para outros instrumentos financeiros, como é o caso dos títulos de rendimento fixo (obrigações)”.
.
Segundo aquele responsável, “é preciso não subestimar os riscos e não dizer que está tudo bem”. Carlos Tavares adiantou que não existem sinais no mercado de que os “clientes estejam nervosos” e “não tem existido um movimento anormal de resgates”.
.
Ontem mesmo, o Banco Português de Investimento decidiu encerrar um fundo de investimento mobiliário (BPI Renda Trimestral, com 88 milhões de euros de activos sob gestão) garantindo, no entanto, o pagamento de todo o capital investido, acrescido de uma pequena remuneração.
.
Carlos Tavares referiu ontem que, recentemente, uma outra sociedade gestora de fundos pediu um empréstimo ao mercado para fazer face a necessidades de liquidez geradas por um grande volume de resgates. Este comportamento é considerado “normal” pela CMVM, que permite às sociedades gestores de fundos o recurso a empréstimos (até 10 por cento dos seus activos) no prazo máximo de 120 dias, para resolver problemas de falta de liquidez.
.
“Os fundos foram vendidos como produtos de risco baixo. No capital isso pode ser verdade, mas no preço não é tanto assim”, avisa Carlos Tavares, que acrescenta: “Podem existir fundos que não dão remunerações porque o preço não o permite”.
.
O presidente da CMVM afirma que o “valor das unidades de participação pode diminuir, mas essa é uma consequência normal de quem investe em fundos em vez de depósitos”.
.
Actualmente, a CMVM está a avaliar, em conjunto com todas as sociedades gestoras, a qualidade dos activos que compõem os fundos. “O juízo sobre a qualidade dos activos sob gestão está a ser feito neste momento”, acrescenta Carlos Tavares que não exclui “que possam existir problemas com outros fundos. Seria insensato da nossa parte fazer isso”.
.
A CMVM apela aos agentes de mercado para que reforcem a transparência e cheguem a um acordo que permita limitar os riscos que existem.
.
NOTA NEGATIVA PARA FUTEBOL
.
O Futebol tem tido um comportamento negativo no mercado de capitais no que se refere ao “bom governo das sociedades”. As duas SAD analisadas no relatório da CMVM (Sporting e FC Porto) estão no grupo das sociedades cotadas com o menor grau de cumprimento das recomendações exigidas pelo regulador do mercado de capitais. O Futebol Clube do Porto SAD só cumpre quatro das 13 recomendações exigidas (31 por cento) pela CMVM e o Sporting cinco (38 por cento).
.
Em relação ao exercício dos direitos de voto e à correspondência “uma acção” e um voto, a SAD do Porto era das poucas sociedades cotadas que cumpria esta recomendação. Só o Sporting divulgou a remuneração individual da administração em 2006.
.
GESTORES "ESCONDEM" SALÁRIOS
.
Os gestores, em especial os que fazem parte dos conselhos de administração das empresas cotadas, continuam a “esconder” os seus salários. Com efeito, a recomendação da CMVM sobre a necessidade de divulgação da remuneração de todos os administradores em termos individuais continua a ser a menos cumprida pelas empresas que estão no mercado de capitais. O grau de cumprimento subiu de 6,7 por cento (em 2005) para 6,8 em 2006.
.
As sociedades defendem-se dizendo que “o prejuízo na privacidade dos administradores não é compensado pela mais-valia dos accionistas em saber quanto recebe cada um dos seus administradores, assim justificando a não divulgação individual das remunerações”.
.
Reforçando a necessidade de controlar os vencimentos dos membros dos órgãos sociais das empresas cotadas, a CMVM vai implementar uma nova recomendação (a partir de 1 de Janeiro de 2008) onde pede a divulgação das remunerações do presidente da mesa da assembleia geral.
.
SAIBA MAIS
.
- 1991 foi o ano em que foi criada a CMVM com a missão de supervisionar e regular os mercados de valores mobiliários e instrumentos financeiros derivados (tradicionalmente conhecidos como “mercados de bolsa”).
- 42 sociedades cotadas optaram por não divulgar a remuneração individual dos seus administradores.
.
CONTRA-ORDENAÇÕES
.
O presidente da CMVM disse que este é o último ano que a comissão faz “pedagogia” em relação às recomendações. A partir de 2008 serão aplicadas contra-ordenações.
.
INDEMNIZAÇÕES
.
Vai ser obrigatória a divulgação das indemnizações pagas pelas empresas aos administradores em fim de mandato.
.
BLINDAGENS
.
A blindagem de estatutos das sociedades deverá ser levada à Assembleia Geral de cinco em cinco anos para ser apreciada pelos accionistas.
.
in Correio da Manhã 2007.09.27
.
» Artigos Relacionados
.
27-09-2007 - 00:00:00 Dinheiro em risco
.
» Comentários no CM on line
Quinta-feira, 27 Setembro
.
- MANUEL BARBOSA OS POBRES JA ESTAO A PORTA DAS IGREJAS A TOCAR ACORDIAO E A PEDIR,E AQUELES QUE ESTAO NO GOVERNO E ESTIVERAM TOCAM VIOLA, PARA SE RIR.
- jorge-ATENÇÃO AOS PPR´S AS ENTIDADES COMPETENTES QUE PONHAM ISTO A NÚ E QUE DE UMA VEZ POR TODAS SE SAIBAM QUEM SÃO OS INCONPETENTES E NÃO LHES DAR MAIS AUTORIZAÇÃO DE OCUPAREM LUGARES DE GESTORES..ATENÇÃO AOS PPR´S GERIDOS POR ESTA GENTE AS REFORMAS PRIVADAS SÃO UMA FRAUDE FISCALIZEM E NÃO PONHAM EM PERIGO AS PEQUENAS ECONOMIAS DAS PESSOAS. GENTE SÉRIA PRECISA-SE.
- Paulo Lage Raposo Olha compadre, estamos em crise. Engana-me que eu gosto.
- Capitalismo Selvagem O capitalismo é incapaz de gerir as crises é a própria essencia do capital, a União Soviética caiu porque os dirigentes se afastaram do Marxismo Leninismo, mas mesmo assim enquanto existiu o capitalismo ia-se contendo,agora têm as mãos livres é guerras sobre guerras,e as guerras ficam caras aos povos,talvez mais cedo do que tarde,os operários novamente se revoltem.
- Emídio Cardoso "A crise financeira já está a atingir Portugal." Parece mentira,que se conte esta anedota.Há quantos anos Portugal esta de crise.Mais uma,já estamos habituados.Que mais se pode fazer,com os governantes inéptos que temos.
- capitalismo selvagem O capitalismo selvagem leva a estas coisas. Sem ser nem nuncam ter sido comunista desdes que a União Soviética deu o berro os ganacionsisos ficaram de mãos livre.A URRS era a unica que ainda os mantinha em respeito.Agora é fartar vilanagem até um dia.
- Jorge Pais Será que a nossa banca e o nosso dinheiro vão estar sempre sob o clima de relativa segurança sob o qual têem estado desde há uns quinze anos atrás? Ainda me lembro de, nos anos 80, se falar em bancarrotas. E como em economia estas coisas vão e voltam, prefiro jogar pelo seguro com o meu (pouco) dinheiro...
- Jorge S Então o Ministro das Finanças e o iluminado e sabe tudo Sócrates diziam ainda à dois dias na TV que Portugal não seria afectado e que mantinham todas as suas previsões?! Ó sr. Carlos Tavares não venha agora contrariar!...
.
Quadro - YANG SHULIN -MOUNTAIN VILLAGE SERIES

Sem comentários: