A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, setembro 20, 2007

Nuclear: França endurece posição - Preparados para ataque ao Irão



* Ricardo Ramos com agências
.
O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Kouchner, afirmou que o Mundo deve “preparar-se para a guerra” como derradeira solução para impedir o Irão de obter a bomba nuclear.
.
As declarações de Kouchner, além de confirmarem a reaproximação estratégica entre Paris e Washington, constituem ainda um considerável reforço da pressão sobre o Irão, numa altura em que a comunidade internacional procura apoio para agravar as sanções contra o regime de Teerão.
.
Apesar de defender que as negociações com o Irão devem “continuar até ao fim”, Kouchner afirmou em entrevista à televisão francesa que a obtenção de uma arma nuclear por Teerão “constituiria um perigo real para o Mundo inteiro”.
.
“Temos que estar preparados para o pior, e o pior é a guerra”, afirmou o chefe da diplomacia francesa.Kouchner disse ainda que as sanções aprovadas pela ONU contra o Irão “não foram suficientes” para travar o programa nuclear iraniano e defendeu que a União Europeia deve impor, de forma unilateral, sanções mais duras ao regime de Teerão, independentemente de as Nações Unidas aprovarem ou não um novo pacote de medidas punitivas.
.
O endurecimento da posição da França já havia sido dado a entender no mês passado pelo presidente Nicolas Sarkozy, ao afirmar que, se as sanções não conseguirem travar o programa nuclear iraniano, o Mundo teria que fazer uma escolha de “proporções catastróficas” entre “um Irão nuclear e o bombardeamento do Irão”.
.
As declarações de Kouchner foram feitas horas antes de partir para Moscovo, onde ia tentar convencer o presidente Vladimir Putin a apoiar um novo pacote de sanções contra o Irão. O apoio da Rússia é considerado essencial, devido ao seu poder de veto na ONU e ao facto de o país ser o principal fornecedor de combustível do programa nuclear iraniano.
.
TEERÃO DESAFIA
.
O Irão foi rápido a responder à ameaça velada de Kouchner, e ontem mesmo acusou a França de “imitar” os EUA na sua retórica anti-iraniana. “Os ocupantes do Eliseu transformaram-se em executores da vontade da Casa Branca e adoptaram um tom ainda mais duro, inflamado e ilógico que o de Washington”, afirmou a agência oficial iraniana, no mesmo dia em que o presidente Mahmoud Ahmadinejad reiterou a sua “mensagem de paz” ao povo americano e voltou a manifestar a sua disponibilidade para um debate com George W. Bush à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas.
.
SAIBA MAIS
.
- 3000 é o número de centrifugadores de urânio que o Irão alega ter em funcionamento. A trabalharem em pleno, produzirão urânio suficiente para uma bomba em menos de um ano. ~
- 2003 foi o ano em que a Agência Internacional de Energia Atómica denunciou que o Irão mantinha um programa nuclear secreto, iniciado 18 anos antes.
.
FINS PACÍFICOS
.
O Irão alega que o seu programa nuclear se destina ao fabrico de energia. A comunidade internacional acusa-o de querer obter a bomba nuclear.
.
SANÇÕES
.
A ONU já aprovou dois pacotes de sanções económicas contra o Irão, incluindo a proibição de venda de armas e componentes susceptíveis de utilização na indústria nuclear.
.
in Correio da Manhã 2007.09.18
.
NOTA - A notícia anterior contradiz a seguinta! Qual a verdadeira posição do Governo Francês? (VN)
.
.
Foto - Bernard Kouchner acredita que o bombardeamento das instalações nucleares iranianas (na foto) é uma solução de último recurso
.
.

» Comentários no CM on line
Quarta-feira, 19 Setembro
.
- JMM Os eua tb devem ter dito na altura que nao lançariam a bomba, o que é certo é que até agora foi o unico país a utilisa-la. Como é que se pode dizer que o Irao se a tiver vai lançar um ataque contra israel??? Só mentes retorcidas, ou então que prevejam o futuro. Se assim for, mande aí os nrs do euro milhoes!!!
- LGF Lizard Boas declarações. Assim os aiatolas ficam em sentido. É pena que a UE não fale assim a uma só voz. Acabava-se logo a chantagem iraniana. Mensagem de paz do Presidente do Irão: "Convertam-se ou morram". Quando os genocidas islâmicos tiverem a bomba, o que farão com ela? Simples, atacar Israel e provocar um novo Holocausto, já que não acreditam no primeiro...

Terça-feira, 18 Setembro
.
- FERNANDO ANDRADE SOU PELA PAZ MAS TEM DE HAVER ESTABELIDADE COMO CIDADAO DO MUNDO. ACHO QUE OU SE DESARMAM TODOS OU ENTÃO TODOS DEVEM TER AS ARMAS. QUE ACHAREM CONVENIENTES. SE O JAPÃO TIVESSE BOMBAS NUCLEARES NÃO TERIA HAVIDO O GENOCIDIO QUE HOUVE. EM HIROXIMA E NAGASAKI.
- Graça Afonso O pior é se o Irão se une a outros países Islâmicos e lança um ataque nuclear à França e à UE! Será que Kouchner não vê isso?
- FR Sanções à margem da ONU, ameaças de guerra, está-se mesmo a ver o que vem aí: a repetição do Iraque. Os argumentos são os mesmos: armas de destruição em massa. Sadam dizia que não as tinha e foi acusado de mentiroso. Hoje sabemos quem mentiu descaradamente. Do mesmo modo o Irão diz que o nuclear é só para fins de energia pacífica e é também acusado de mentiroso pelos mentirosos do costume.
- JMM Este homem é uma besta. Um responsável não pode dizer isto!!! Se eu fosse iraniano acelarava a produção nuclear, porque depois na posse dela não seria atacado de certeza, e os sirios que o digam. Se os sirios tivessem já capacidade nuclear, não teriam sido atacados. Portanto a solução para o mundo estar em paz, é simples, ou têm todos nuclear ou não tem nenhum!
- João Costa Devemos desculpar estas afirmações deste senhor, pois o efeito das caipirinhas é duradouro.

Sem comentários: