A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, setembro 18, 2007

Visita oficial: Primeiro-ministro recebido na Casa Branca - Bush agradece apoio a Sócrates

.
* Janete Frazão com agências
.
O primeiro-ministro português reuniu-se ontem durante uma hora com o presidente dos Estados Unidos na Casa Branca, em Washington (EUA). No encontro, José Sócrates recebeu os agradecimentos de George W. Bush pelo apoio de Portugal nas intervenções militares no Afeganistão e no Iraque. E, no final da reunião, o chefe do Governo falou em inglês com a imprensa.
.
O tema dominante do encontro entre Sócrates e Bush foi a agenda da União Europeia (UE) para os próximos tempos, incluindo as questões do Afeganistão, Médio Oriente e Kosovo. Tudo “pontos que precisam de uma coordenação entre a UE e os EUA”, defendeu Sócrates horas antes da reunião com o presidente dos EUA, adiantando que “o futuro constrói-se com uma cooperação mais intensa” entre os dois blocos políticos.
.
O primeiro-ministro português e Bush tentaram ainda aproximar posições em relação ao processo de paz no Médio Oriente, ao estatuto futuro da província sérvia do Kosovo e ao relançamento das relações transatlânticas.
.
Tanto Sócrates como Bush concordavam, no final, com a importância de uma relação mais próxima entre a UE e os EUA. O chefe do Governo português disse em inglês que a sua prioridade é manter “uma Europa forte e unida” e trabalhar “em estreita coordenação com os EUA a favor da estabilidade e da segurança mundial”. E Bush frisou a relevância de um “trabalho conjunto” com a UE.
.
Antes deste encontro, Sócrates cumpriu a já tradicional hora de jogging na capital dos EUA. Acompanhado por um discreto dispositivo de segurança, composto por um segurança português e três norte-americanos, o primeiro-ministro correu no lago entre o Lincoln Memorian e o monumento a George Washington, perto do Capitólio e dos memoriais às guerras do Vietname e da Coreia. A corrida matinal de Sócrates mereceu elogios por parte do presidente dos Estados Unidos. “Apreciei o exemplo que deu ao seu povo e ao Mundo, sobretudo numa altura em que já completou 50 anos”, comentou Bush.
.
Após o jogging, o presidente em exercício da UE sublinhou a importância de a UE e os Estados Unidos “olharem para o futuro” e deixarem para trás as divergências no que se refere à intervenção militar norte-americana no Iraque. “Porque os Estados Unidos e a Europa partilham um património de valores”, declarou José Sócrates. Em relação a George W. Bush, o chefe do Governo português frisou que “é sempre bem-vindo a Portugal” e que os EUA “são um país amigo”.
.
» Artigos Relacionados
.
31-08-2007 - 03:31:00 Sócrates visita Bush
30-08-2007 - 19:54:00 Sócrates encontra-se com Bush
.
» Comentários no CM on line
Terça-feira, 18 Setembro
.
- JotaVale Ansiosamente espero que o Big Laden entenda que é um apoio pessoal do snr. Sócrates ao maior terrorista do universo e não de Portugal, nem de todos os Portugueses !
- João Este tipo de visitas do nosso primeiro ministro, mesmo, que na qualidade, de representante da UE aos EUA, para afirmar o apoio aos Estados Unidos, não é nada favorável para Portugal. Primeiro, porque, não vamos beneficiar dos lucros dos EUA, com as suas invasões militares, pelo petróleo,e depois, porque, ainda algum, fanáico de Aá, se lembra, que Portugal existe e toca a fazer um atentado.
- Luis Como é possível um primeiro ministro português não ter recebido um Homem de paz como o Dalai Lama e depois ter ido fazer 'Kiss-ass' ao maior criminoso contemperâneo? Quanto aos agradecimentos pela ajuda nas suas guerras, envergonho-me e demonstro toda a minha indignação aos desgovernantes portugueses. Por isso é que nunca mais votarei, para não ajudar a legitimar essa gente que ocupa o poder.
- João Martins Segundo Sócrates, eles não tentaram aproximar posições em relação ao processo de paz no Médio Oriente. Sócrates falou no Middle WEST, que é substancialmente diferente do Middle EAST. Não sei onde fica, mas ele lá saberá.
- Serra Criticou o anterior governo pelo apoio aos EUA e agora vai falar com o cowboy todo sorridente, grande hipocrisia reina no nosso querido Portugal pela mão dos governantes. ACORDEM PORTUGUESES!!!
- Paulo Silva Para lamber as botas de Bush são campeões mas para receber o Dalai Lama já não são capazes.
- nathan Sim; deve de ser o inglês igual ao exame escrito para o "seu diploma de engenheiro". Mas, como são todos iguais, passa desapercebido.
____
Realces a vermelho da responsabilidade de VN
Sorriso para a foto e para o álbum «familiar» de Sócrates

Sem comentários: