O ensino superior português e europeu está a ser reestruturado de acordo com o Processo de Bolonha. Mas qual os objectivos destas transformações? E quais as consequências?
.
A sobrevivência do sistema capitalista depende de um processo dinâmico e constante de acumulação de riqueza. Sem essa acumulação o sistema entra em crise e colapsa. Portanto, a lógica do sistema capitalista é a de acumulação permanente pela sua sobrevivência. Esta condição de sobrevivência do sistema capitalista esteve sempre subjacente ao desenvolvimento da União Europeia. Foi a lógica do Tratado de Paris, em 1951, com o estabelecimento da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço. Foi também a lógica do Tratado de Roma, em 1957, instituindo a Comunidade Económica Europeia e a Comunidade Europeia da Energia Atómica. Foi a lógica do Tratado de Maastricht, em 1992, estabelecendo a União Europeia e é a lógica dos progressivos alargamentos consubstanciados nos 25 países que hoje integram a União.
.
.
A sobrevivência do sistema capitalista depende de um processo dinâmico e constante de acumulação de riqueza. Sem essa acumulação o sistema entra em crise e colapsa. Portanto, a lógica do sistema capitalista é a de acumulação permanente pela sua sobrevivência. Esta condição de sobrevivência do sistema capitalista esteve sempre subjacente ao desenvolvimento da União Europeia. Foi a lógica do Tratado de Paris, em 1951, com o estabelecimento da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço. Foi também a lógica do Tratado de Roma, em 1957, instituindo a Comunidade Económica Europeia e a Comunidade Europeia da Energia Atómica. Foi a lógica do Tratado de Maastricht, em 1992, estabelecendo a União Europeia e é a lógica dos progressivos alargamentos consubstanciados nos 25 países que hoje integram a União.
.
Assim, a fim de dinamizar o seu processo de acumulação, procede o capital a uma busca constante de novas oportunidades de negócio, como tem sido recentemente evidenciado em diversas áreas de investimento em sectores que tradicionalmente eram administrados pelos seus Estados. São evidentes os casos da saúde e da segurança social, dos fármacos, dos transportes, das telecomunicações, das biotecnologias, da indústria militar e agora do ensino. Refira-se que o ensino representa anualmente um importante movimento de capitais que ronda os duzentos mil milhões de dólares, ou seja, o dobro do mercado automóvel mundial.
.
.
(...)
Ver continuação em Avante de 2007.08.23
Trabalho realizado com base num documento elaborado pelo Grupo de Trabalho do PCP para as Questões do Ensino Superior –. I.A.B.
(...)
Ver continuação em Avante de 2007.08.23
Trabalho realizado com base num documento elaborado pelo Grupo de Trabalho do PCP para as Questões do Ensino Superior –. I.A.B.
Sem comentários:
Enviar um comentário