A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, setembro 14, 2007

Que sucedeu a Maddie? (12) - A opinião de José Marques dos Santos



Se a investigação não deu grandes frutos, o plano para salvar a honra do convento ia resultando
.
João Marques dos Santos,
Advogado

Seja qual for a sua evolução, o caso Maddie terá sempre um desfecho dramático. A não ser que por imprevisível milagre ela apareça, sã e salva. Mas, por enquanto, um macabro folclore domina as atenções. A obstinação dos pais de Maddie em continuarem em Portugal impedia que o caso fosse esquecido, como o foram tantos outros, e dava uma visibilidade permanente à impotência dos investigadores. Mas os resultados fornecidos pelos laboratórios ingleses revelaram-se um bom pretexto e ‘decretou-se’ a morte de Maddie. E, imediatamente, se apontaram os autores do crime. Com precipitação. Porque continua por explicar muita coisa essencial. Porque é que a PJ com cães ou sem eles em quatro meses não encontrou o cadáver nem vestígios ‘palpáveis’ do mesmo? Como é que os McCann, vigiados 24 horas por dia, conseguiram, com total êxito, esconder o cadáver, nas barbas dos investigadores, jornalistas e redes de televisão de todo o Mundo, vizinhos e meros curiosos? Como conseguiram, depois, desfazer-se dele?

Apesar disso, a PJ passa rapidamente à fase da pouco ‘inocente’ intimidação. Porque a teoria da presunção de inocência de um arguido é uma burla. Uma fantasia com que se pretende enganar toda a gente. E que a realidade contraria. Porque a constituição de arguido significa precisamente o contrário. Que alguém (inocente ou não) é presumido pelos investigadores como potencial culpado. Com efeitos sociais demolidores e irrecuperáveis. Generosos, no entanto, os investigadores dão um inesperado brinde a tão desapiedados suspeitos. Deixam-nos ir calmamente recuperar das emoções dos últimos dias para sua casa em Inglaterra. Até lhes proporcionam tratamento VIP na saída de casa, no caminho para o aeroporto e no próprio aeroporto.

Um luxo e um desvelo de simpáticos investigadores que, afinal, inauguraria uma nova fase do relacionamento entre investigadores e arguidos, se não fosse uma lamentável facécia. E faz desconfiar. Viajaram aliviados uns. Ficaram aliviados com a sua partida, outros. Agora é só fazer mais uns pedidos muito mediáticos para consumo interno, que repugnem à opinião pública e publicada inglesas (como diários e peluches) e alterar as medidas de segurança para prisão preventiva. E esperar que eles, de lá da sua terra, nos façam um grande manguito.

O que é fatal. Se estão inocentes nunca se submeterão aos devaneios e ameaças dos investigadores nacionais. Se são culpados muito menos cá voltarão a pôs os pés. Mandam cá os seus advogados ingleses e continuarão a recolher calmamente o benefício da dúvida e dos erros da investigação (que já por ali são qualificados como grosseiros) e o apoio dos seus compatriotas e jornais da casa.

Moral da história: a intimidação ainda resulta. E se a investigação não deu grandes frutos, o plano para salvar a honra do convento ia resultando.

Mas (maldito mas...) como ninguém acredita que os pais, apesar das facilidades oficiais, tenham viajado com o cadáver da filha na bagagem, ele, em princípio, terá de continuar por cá. Haja o que houver os investigadores, que sustentam a tese dos pais homicidas, continuam com a menina nos braços. A apetecível receita ‘Joana’ nunca funcionará aqui. Esgotou-se. Livraram-se (livraram?) dos pais, mas nunca se verão livres da filha. Nem da enxurrada que lhes vai cair em cima.
.
in Correio da Manhã 2007.09.14
.
» Artigos Relacionados
.
14-09-2007 - 13:01:00 PJ investiga cúmplice dos McCann
.
.
» Comentários no CM on line
Sexta-feira, 14 Setembro
.
- Luiz O artigo expressa sinteticamente todos os fragmentos.
- Amigo Kavisa Mas por que raio pararam as buscas?? Falaram na igreja, nas obras, na lixeira, no cemitério, na hipótese do mar e cruzam os braços? Estão à espera que passem mais 4 meses? Raio de país estes. Nós já estamos habituados, mas o caso é acompanhado ao pormenor no mundo inteiro. E a pobre menina merece Justiça!
- Miguel Nogueira Excelente.Obrigado!!
- Patricia Silva Muito se anda a especular, mas de tudo que já li este é o artigo mais lógico. Esta opnião para mim é a mais lógica, justa, realista e imparcial. Parabéns ao Advogado João Marques dos Santos. Lousada
- Alex Holanda Pois eu pelo contrário, cada vez mais acho que a Judiciaria fez e está a fazer um excelente trabalho. As perguntas: Como é que os McCann, vigiados 24 horas por dia, conseguiram, com total êxito, esconder o cadáver...são obviamente lógicas. E ai reside o problema, porque o crime não se deu no dia 3 à noite. Bem visto! Parabéns a Judiciaria!
- joao O artigo tá muito bom, de qualquer maneira o corpo concerteza foi enterrado antes de todos os alertas dados pelos proprios pais para a comunicação social e policia, daí muitas teses indicarem que o crime ocorreu muito antes do jantar dos Mccan.
- Carmo Uma teoria "com pernas", mas quem nos garante que o clean work não foi feito antes de se alarmar os mass media?
- cr Há um pequeno detalhe que a mim me deixa a pulga atrás da orelha: em meados de Junho alguem ligou para um jornal holandês(creio) a informar que o corpo estava enterrado em odeaxere. Lá foi a policia, os jornalistas para o tal sitio. O casal ficou livre, para caso tivesse o corpo se desfazer dele. Não digo que foi o caso mas poderia ter sido! Andamos todos a especular! Lagos
- maria Este artigo deita abaixo a nossa PJ!As especulações quem as tem feito são os jornais.Que eu saiba a PJ tem sido mto cautelosa com as palavras.Tudo o que se tem dito nnão passam de especulações e nossas através de comunicados da PJ.Nós é que temos que ser mais contidos!A PJ tem que fazer o percurso da investigação consoante os indicios que vão surgindo.Para adivinhações contratassem a Maia.
- nokas É evidente que quando deram o alerta do desaparecimento, já tinham desaparecido com o corpo. Pensar o contrário é chamá-los de estúpidos,coisa que não são. Se acontecesse com o Sr.(salvo seja),o que faria 1º? Chamar as autoridades ou telefonar para o estrangeiro para uma estação de tv? Julgo que a lição já vinha estudada e Portugal, pelas razões que sabemos, foi o local escolhido para este desfecho!
- ANA P PARABENS. Finalmente ... espero que a sua opinião seja lida por muitos. E que esses muitos ponham a mão na consciencia, que pensem nas barbaridades que se tem escrito sobre este caso. Calma e serenidade faz muita falta ao povo português.
- Inês Coelho Excelente artigo! Esta análise do "Caso Maddie" está imparcial, consciente e acima de tudo real. Muita coisa se atira para o ar, muito se especula, começo a pensar que todo este caso não passa de uma farsa, sim, porque esta investigação parece-me bastante mal resolvida! Como é que os McCan sendo vigiados durante 24h, pelos investigadores e jornalistas os conseguiram "cegar"! Lisboa
- Valter Guerreiro A esta pergunta só presumo que se os McCann realmente fizeram algum mal a Maddie, o fizeram antes da declaração de desaparecimento/rapto em Maio. Tão simples quanto isso, depois foi e é o que temos até hoje, fingimento! "Como é que os McCann, vigiados 24 horas por dia, conseguiram, com total êxito, esconder o cadáver...".
- Fernando Ferreira Não sou formado mas (maldito mas...) sou informado. Por isso ao ler - atentamente - este artigo veio-me há memória a questão da contratação dos tais especialistas em direito, de nacionalidade inglesa. Por norma não trabalham sozinhos, antes, contratam os "necessários" colaboradores!
- Variadora da paz "A lei e a vontade do mais forte"...o homem é assim mesmo! O mundo pertence a quem sabem desfruta-lo, a quem que nada é impossivel porque nao perdem tempo, porque sabem aquilo que querem, porque tem recursos e usao-os sem complexes emocionais ou conflitos de consciência. Mas o 'ser pobre' não se manisfesta apenas na falta de recursos. É assim que paises ricos são cada vez mais pobres enjoadicos e macudos!
- Natercia Brás Não posso deixar de felicitar o Sr Advogado João Marques dos Santos pelo excelente artigo de opinião que escreveu neste jornal.Parabéns! Quem tenha a capacidade de pensar um pouco chega à mesma conclusão que o senhor. A atitude da polícia portuguesa não está à altura da situação.Não tenho dúvidas de que a enxurrada lhes irá cair em cima. Setúbal
- Theresa Calvet Parabéns - finalmente um pouco de bom senso. E espero, realmente, que a apetecível receita 'Joana' não funcionará mais neste caso.
- Natercia Bras Acabei de ler o artigo de opinião do Advogado João Marques dos Santos. Fiquei feliz por ainda haver neste País vozes inteligentes na imprensa. Não lhe doam as palavras! Quem tiver o dom de saber pensar, facilmente chega às mesmas conclusões que o Senhor!Parabéns!
- anna vieira Parabéns pelo artigo. Lúcido, inteligente e imparcial. Faro
- eliana zielonka Por fim alguem lucido,logico, realista, justo e imparcial. Estas- as questoes pelo dr Joao Marques dos Santos- levantadas, deveriam ser o ponto principal que norteam as invetigacoes. Nao vejo outra maneira de pensar se nao a do referido Doutor. Parabens. Curitiba Brasil

Sem comentários: