A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, setembro 25, 2007

Projecto bolivariano mostra resultados

.
Revolução resgata milhares da miséria
.
Em 1998, mais de metade dos venezuelanos eram pobres
.
.
Quase uma década depois de Hugo Chávez ter assumido a presidência da Venezuela, os números mostram que o povo é o principal beneficiário do processo de transformação no país.

Os dados divulgados terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas venezuelano revelam que, desde 1998, centenas de milhares de pessoas foram resgatadas da miséria fruto das correcções introduzidas na distribuição da riqueza criada.
.
No final de 2006, diz o INE, menos de um terço dos venezuelanos eram considerados pobres, número que assume importância se tivermos em conta que há cerca de uma década mais de metade da população, cerca de 55,4 por cento, de acordo com a mesma fonte, encontrava-se naquelas condições.
.
A pobreza extrema, a quase indigência, caiu no mesmo período de 10,6 para 7,8 por cento, continua o INE, resultado que as autoridades atribuem ao avanço dos programas sociais implementados pela revolução bolivariana em prol da população.
.
«Missões» como a que diz respeito à subsidiação pelo Estado de um cabaz de 52 géneros alimentares básicos para uma família de cinco pessoas, ou a que actua na prevenção de doenças através da prestação gratuita de cuidados de saúde primários, fizeram a Venezuela subir alguns lugares nos índices de desenvolvimento humano.

Recursos ao serviço do país

Para o sucesso das políticas sociais bolivarianas contribuí em muito a nacionalização dos recursos naturais do país, com destaque para o sector petrolífero. Assim, no ano transacto, só a estatal Petróleos da Venezuela, SA (PDVSA), canalizou quase 12 mil milhões de dólares para o desenvolvimento das «missões», dos quais 280 milhões para a ajuda nutricional e idêntica cifra para a educação; 592 milhões para o auxílio médico e medicamentoso; e 234 milhões para a requalificação profissional e aquisição de novas competências, programa especialmente direccionado para os trabalhadores desempregados.

Educação é prioridade

Entretanto, durante as cerimónias oficiais de abertura do novo ano escolar, Hugo Chávez precisou que aproximadamente 60 por cento da população já frequenta o ensino público venezuelano, num total de quase 14 milhões de pessoas. O objectivo bolivariano é atingir a plenitude nos próximos cinco anos.
.
Nestes dados estão contabilizados os alunos dos graus obrigatórios de ensino, os estudantes universitários e os que integram programas de combate ao analfabetismo.
.
Sublinhado, também, para o facto do número de docentes ter crescido mais de 200 por cento. Hoje existem no país quase 300 mil professores, quando em 1998 este número não chegava aos 100 mil. O número de alunos por professor passou de 62 para 28, um salto qualitativo e uma vitória do processo bolivariano que como anunciou o presidente Chávez entra agora numa nova e desafiante fase, a da construção do socialismo.
.
in Avante 2007.08.30

Sem comentários: