A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, setembro 20, 2007

Processo Casa Pia - Censura ?

* Victor Nogueira
.
Como se viu no post anterior [ Manifestação contra Sócrates - MP interroga sindi... ] os manifestantes (povo) foram levados a tribunal por ofensas verbais ao senhor Sócrates. Vai daí, para contrapor a dualidade de critérios de Justiça, procurei o Correio da Manhã on line de 15 de Setembro p.p.
.
Nesse dia em protesto e contravenção à lei que nesse dia entrou em vigor, o CM publicou nas páginas 18 e 19 transcrições de escutas telefónicas dos Processos Apito Dourado e Casa Pia.
.
Procurei, procurei, mas nada encontrei. Como ainda não levara para o contentor o saco do papel, fui lá espiolhar e encontrei a edição em papel.
.
Em consequência, «aparentemente escondidas» encontrei no CM on line as escutas referentes ao Apito Dourado mas, curiosamente, haviam desaparecido as relativas ao Processo Casa Pia. No lugar delas aparecia o seguinte:
.
xml error:-1072896755XML Error loading ''
A semi colon character was expected. at line 118, character 6
A.&B.
.
Há mais de um ano que leio o CM on line, por razões de análise sociológica e política e nunca com isto deparei. Sendo assim, que terá acontecido? Erro informático que afectou apenas aquela parte da notícia? Seja qual for a causa, ninguém reparou ou corrigiu até agora a «anomalia»? Porquê?
.
Pronto, digitalizei a parte referente à Casa Pia, onde se mostram as concepções políticas em 2003 (dois mil e três) Maio 21. Lá estão o António Costa, o Ferro Rodrigues, o José Sócrates e essa referência moral e de probidade que dá pelo nome de Alegre, o Manuel.
.
Em política ditadores, na linguagem carroceiros e ordinários. E ficam ofendidos se aqueles que enganaram na caça ao voto (iguais ao PSD/CDS) usam para com eles a mesma linguagem que usam no dia-a-dia. E para a próxima o Povão vai alegremente votar no PSD, quando o PS já não for necessário. E andamos nisto há 30 anos. Efeitos apenas de 200 anos de Santa Inquisição e 48 de PVDE/PIDE/DGS/LP/Bufaria?
.
Clicando na imagem conseguem ler o texto digitalizado.
.
Se virem - Sabado, 15 Setembro 2007 - 00:00 Três violadores foram libertados «curiosamente» os leitores não podem fazer comentários. Ele há cada «anomalia» !!!

Opinião - Combater uma Lei iníqua
.
* Eduardo Dâmaso,
Director-Adjunto
.
Por que é que publicar escutas telefónicas é importante para a liberdade de imprensa? A resposta não é simples.
.
No plano dos valores essa liberdade de publicação está fortemente relacionada com a ideia de interesse público. Concede-se que não sejam os jornalistas os detentores de uma interpretação absoluta e definitiva sobre o que é o interesse público. Mas muito menos que essa interpretação seja feita por um legislador puramente partidário, que faz tábua rasa da liberdade de imprensa, de uma administração da justiça mais transparente e de uma democracia com mais qualidade.
.
Ao proibir a publicação de escutas, o Governo, o Parlamento e o Presidente da República estão meramente a assegurar a manutenção do velho ‘statu quo’. Ou seja, estão a dizer-nos que os altos cargos da República podem continuar a ser negociados na opacidade das associações secretas, que a pressão sobre órgãos de soberania pode continuar sem sobressaltos e que os interesses do futebol estão autorizados a negociar todo o tipo de arranjos. Valentim Loureiro pode continuar a insultar altos funcionários públicos usando a sua condição de político. Abel Pinheiro pode negociar tranquilamente as chupetas que quiser para um qualquer procurador-geral da República. Agora estão mais descansados porque podem invocar a defesa de direitos fundamentais para se proteger. Uma lengalenga que só interessa quando os visados são inquilinos ou próximos do Palácio de São Bento, do Palácio de Belém, do PSI-20 ou de umas quantas SAD. Na Cova da Moura ou no Bairro da Boavista, o que interessa a estes senhores já é a bateria securitária e não a garantística.
.
Esta nova Lei, pela hipocrisia e perversidade que comporta, é contra o jornalismo e a liberdade de imprensa, mas sobretudo contra uma sociedade mais livre e plural. Por isso, no dia em que entra em vigor o novo Código de Processo Penal, saudamo-la com um necessário espírito de transgressão. Só fazendo dela letra morta se pode mostrar a sua iniquidade.
.
Nota - Negrito da responsabilidade de VN

Sem comentários: