A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, setembro 20, 2007

Raide aéreo ultra-secreto - Israel ataca depósito nuclear sírio

* F. J. Gonçalves com agências
.
Em completo segredo, uma esquadra de caças israelitas atravessou a linha costeira da Síria, apanhou de surpresa as defesas antiaéreas e, pouco depois da meia-noite, arrasou um armazém subterrâneo onde supostamente estaria guardado material nuclear proveniente da Coreia do Norte. A operação, levada a cabo no passado dia 6 de Setembro, causou revolta em Damasco, onde se planeia a retaliação.
.
Seis meses antes do raide, a espionagem israelita mantinha sob apertada vigilância de satélite as instalações de um suposto centro de investigação agrícola junto da fronteira norte da Síria. Israel acreditava tratar-se de um local onde, a partir de fosfatos, se extraía urânio, material radioactivo utilizado em armas nucleares.
.
A ordem de partida para o ataque foi dada dois a três dias antes de 6 de Setembro, pois por essa altura chegou ao porto sírio de Tartus um carregamento marcado como cimento, mas que os israelitas acreditam ser material nuclear. O destino da carga é o centro de investigação.
.
Um comando Shaldag da Força Aérea de Israel entra secretamente na Síria no dia 5, a tempo de se colocar em posições estratégicas e marcar, com laser, o alvo para o bombardeamento do dia seguinte do Esquadrão 69. Os pilotos só em voo são informados sobre a missão e o alvo. Até aí nem sequer sabiam que iam invadir espaço aéreo sírio.
.
MISTÉRIO POR RESOLVER
.
Israel manteve o silêncio sobre a missão, da qual se desconhecem os reais objectivos, apesar de a a imprensa de Israel, e depois o ‘The Washington Post’, terem dado como certa a versão corrente.
.
O jornal britânico ‘The Sunday Times’ reforçou ontem esta teoria ao citar fontes israelitas segundo as quais a Síria tinha em preparação “uma surpresa devastadora” para Israel. “Sabemos há muito que tem ogivas químicas nos seus Scud, mas Israel não podia permitir que obtivessem ogivas nucleares”, refere a fonte.
.
O jornal afirma ainda que os planos de ataque começaram a ser delineados no final da Primavera, depois de Meir Dagan, chefe da Mossad (espionagem israelita), informar o primeiro-ministro Ehud Olmert de que tinha provas de apoio de Pyongyang a Damasco para construir uma bomba nuclear.
.
Mas, caso se tratasse de material nuclear norte-coreano, seria de facto para construir armas sírias? Uma teoria alternativa defende que Kim Jong-il estava a usar a Síria para esconder material bélico e iludir a vigilância ao desmantelamento do seu programa nuclear. Outros consideram ainda que o material estava em escala para o Irão.
.
Para adensar mais ainda o mistério alguns analistas defendem que a missão, levada a cabo com grande aparato – participaram nela oito aviões F15 e F16 e ainda um ELINT, avião de vigilância electrónica – não foi mais do que um ensaio para um ataque ao Irão.
.
Seja como for, Damasco (e também a Turquia) denunciou a violação do seu espaço aéreo, ameaçando responder na mesma moeda. “Tudo quanto posso dizer é que políticos e militares estão a avaliar uma série de respostas”, afirmou Farouk al-Sharaa, vice-presidente sírio, escusando-se a revelar pormenores.
.
À MARGEM
.
PYONGYANG NEGA
.
Um responsável da Coreia do Norte negou ontem que o país esteja a fornecer ajuda nuclear à Síria, como se tem dito nas últimas semanas. Recorde-se que a Coreia do Norte acedeu recentemente desmantelar as suas instalações nucleares.
.
EUA PREOCUPADOS
.
O secretário da Defesa dos EUA, Robert Gates, considerou ontem que uma cooperação nuclear entre Síria e Coreia do Norte seria “um problema grave” para Washington. Apesar disso escusou-se a confirmar se essa é a convicção norte- -americana.
.
in Correio da Manhã 2007.09.17
.
Foto de Jim Hollander (Oito aviões F15 (na foto) e F16 participaram no raide na Síria)
.

» Comentários no CM on line
Terça-feira, 18 Setembro
.
- JMM Não é uma questao de hipocrisia, é uma questao de ser sério e imparcial, só os burros não vêm isso. Mais razão para atacar tinha a Síria, porque tem um país nuclear ao lado, que estava sempre ameaçar, e não o fez. Se o fizesse seria fortemente atacada, assim como foi israel a faze-lo só tem que ser criticado e atacado. Agora a Síria tem um motivo para poder atacar Israel sem que ninguem possa criticar.

Segunda-feira, 17 Setembro
.
- LGF Lizard Mas qual coligação qual carapuça! Os sírios já sabem à muito tempo que com Israel não se brinca. Os que choram o raid israelita não chorariam e dariam pulos de contentes se houvesse um ataque nuclear sírio a Israel. Pura hiprocrisia e puro anti-semitismo. Nada mais.
- Crispim Nabiça Não digam que o Hezbollah transferiu as suas bases do sul do Libano para a Síria! Fixe!!! Então a previsão do tempo para o Norte de Israel é de tempestade e saraivadas de misseis Khaibar-1.
- LGF Lizard Parabéns a Israel. Mais uma vez, mostraram como se deve fazer com os islâmicos. Nada como chumbo quente para os por na ordem.
- JMM Acções destas, mão podem ficar sem castigo, e a Síria está à espera de quê para retaliar? E concerteza se o fizer terá o apoio de quase todo o mundo, até dos EUA e da UE, porque estas concerteza não apoiam actos terroristas, pois não? Já nem falo na ONU (o que quer que isso seja), pois esa é um verbo de encher.
- frCastro Todas as potências deveriam criar vergonha, reunirem-se, fazer acordo e destruirem seus arsenais, quantas ameaças pairam sobre o planeta e quantos trilhões seriam poupados. Tudo a bem da humanidade.
- Carlos PARABÉNS ISRAEL. Para grandes males grandes remédios.
- costa Está bonito, o mundo!
- ernesto Estes sionistas só podem ser parados pela Russia, que tal o Putin ordenar novos testes à nova bomba (o pai de todas as bombas) sobre Israel para ver se esta gente se acalme, é que gostam de brincar às guerras só com os fraquinhos, o Adolfo deveria terminar com o trabalho, não estariamos metidos nisto todos os dias...
- L. S. O confronto é inevitável. O mundo minimamente esclarecido, sabe o que aconteceria se aqueles países fossem detentores de armas de destruição em massa. Para exemplo o Paquistão,passou logo informações sobre como construir bombas nucleares. Se permitirem que os islamitas tomem o poder, é entregar as armas aos terroristas e irresponsáveis religiosos levando a uma guerra que destruirá parte do mundo.
- JMM Israel com esta acção vem demonstrar ao mundo que também comete actos criminosos e terroristas. A Síria, a exemplo dos EUA, tem todo o direito de formar uma coligação, para retaliar e castigar este acto terrorista. Engraçado será ver qual a posição dos EUA e da UE, isto é, se entram na coligação ou se apoiam o terrorismo. Vamos ver. Se não forem explicitos, ficará a ideia de que apoiam o terrorismo.
- Pedro Isto promete. O Irao que se prepare pq com Israel não se brinca. E o Irao tem dado indicios de querer brincar, desde ameças a demais situaçoes. E quanto a Siria mais vale queixar-se a ONU, pq se tentar atacar Israel sabera bem o que lhe acontecera. E a Turquia mais vale ficar no seu canto e rogar com a adesao a UE. Que MUNDO, triste é este...
- Talyen Tel-Aviv Eles (os Sirios) nem os montes Golans conseguem quanto mais atacar Isreal atacar nao é enviar misseis ou foguetes é guerra declarada!

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns a Israel. Em se tratando da Síria e demais asseclas, é melhor prevenir do que remediar.
Eliézer.