A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, setembro 20, 2007

Estudo da Deco - Escolas portuguesas sem condições

Quatro em cada cinco escolas portuguesas apresentam temperaturas baixas e excesso de humidade no ar, deixando muitos alunos a passar frio e a respirar mal dentro das salas de aula, segundo estudos realizados pela Deco.
.
As conclusões resultam de dois estudos realizados em Fevereiro pela associação de defesa dos consumidores, e foi agora publicado nas revistas ‘Pro Teste’ e ‘Teste Saúde’.
.
A Deco avaliou 40 salas de aula de 20 estabelecimentos de ensino e concluiu que muitas escolas portuguesas são “frias, húmidas e apresentam ar interior de má qualidade”, sendo que os edifícios em causa estão degradados e não têm ventilação adequada. O estudo aponta os defeitos de construção como um dos factores para as falhas detectadas.
.
Em escolas como a de Vila Cova, em Braga, sem aquecimento, as temperaturas de Inverno chegaram, a registar uma média de 10ºC. Em oposição, Quarteira e Portimão obtiveram as melhores qualificações devido ao clima moderado da região. O Gavião, em Portalegre, apesar do bom conforto térmico, é das piores na qualidade do ar.
.
Apenas quatro escolas apresentavam uma qualidade de ar “aceitável”. A maioria apresentava níveis de contaminantes acima dos valores legais de referência, nomeadamente dióxido de carbono, bactérias e fungos, o que pode levar ao aumento do risco de problemas alérgicos e respiratórios, assim como a diminuição da concentração.
.
A Deco detectou ainda problemas de construção e conservação dos edifícios, com a presença de placas de fibrocimento com amianto em sete escolas.
.
in Correio da Manhã 2007.09.18
.
» Artigos Relacionados
.
» Comentários no CM on Line
Quarta-feira, 19 Setembro

.
- josef Sou professor e sei que a DECO fala a verdade. As salas de aula das escolas por onde tenho passado são más , muito más. O Ministério da Educação tem à sua frente pessoas que se preocupam unicamente por questões financeiras. Tudo o resto não lhes interessa. Querem lá eles saber do amianto, da qualidade do ar que se respira, ou se os alunos têm frio. Todas as medidas deste min. são eleitoralistas.
- António Rodrigues Por exemplo, na Escola Secundária do Restelo os tectos são de amianto, têm quase 30 anos, ninguém os inspeccionou para saber se se estão a deteriorar e como há algumas salas com buracos na placa, é meio caminho andado para a inalação de amianto que provocará cancro do pulmão, cujos sintomas só se sentirão, em média, daqui a 20 anos...ninguém será responsabilizado.
- Paulo É fantástico como os "rosinhas" conseguem por a culpa do frio, do quente e da má qualidade do ar nos professores. Agora, até pensam que a DECO é uma associação de professores...
- João Fonseca E gastam-se "rios de dinheiro" em cursos de Formação para indivídios de insucesso para além da idade obrigatória, pasme-se até com 24 anos entram, que não vão ali formar-se em nada, excepto em "gangs" que tiranizam professores, funcionários e alunos e consomem meios económicos e humanos a este País já de si depauperado. Tenham dó.
.
Terça-feira, 18 Setembro
.
- João Loureiro E pasmem-se as almas que telheiros e tectos de ginásio contêm ainda o produto cancerígemo "asbesto" ou. melhor ainda, amianto, proíbido por lei e com a agravante de, em muitas escolas, terem já ultrapassado os vintes aumentando assim a perigosidade de toxicidade e os sucessivos governos e seus ministros ditos de "educação" ocultam e fazem os orgãos de gestão das escolas ocultar tal facto.
- M. Gonçalves Tenham calma! Os filhos dos políticos e dos ricos andam em colégios e vão às Clínicas, não vão aos hospitais nem às escolas públicas. Ensino e saúde de qualidade já houve! Este governo acabou com a "festa", a coberto das "reformas" tão gostosas para os portugas. Ah! O ar das salas de aula não deve ser homogéneo: o melhor é para os profs...
- Emídio Cardoso Quem votou nesta "gente" e lhe deu a maioria absoluta que se aguente. Soltar violadores, salas de "chuto", assessores de deputados, etc, etc. Como é que pode haver dinheiro para as necessidades.
- Chico santos Com os ordenados milionários que se pagam á maioria dos professores muitos até com horário zero , com a má gestão das escolas é normal que não haja dinheiro para o resto , o dinheiro não cresce nas árvores...
- maria Infelizmente nunca tiveram, desde Salazar até aos nosssos dias. Mas o que é mais impressionante é que no pós 25 de Abril foram as instituições mais despresadas por todos os Governantes, e pelas classes de docentes. Os docentes passaram todos estes anos a reinvindicar os seus chorudos ordenados e carreiras sem trabalho, e o resultado está à vista. Mas a DECO só agora descobriu a Pólvora?
- Fernando Costa Claro que os alunos passam mal... Os professores que trabalham nessas salas não têm quaisquer problemas. Até porque as salas só têm alunos, paredes, mesas, tecto, etc. Professores não... "Parabéns" à DECO pelo desrespeito que tem para com os profissionais da educação. Muitos deles, por sinal, assinantes dos seus produtos.
- EU NOVAMENTE CHEGAMOS AO CÚMULO DE ATÉ NAS ESCOLAS DE 1º CICLO SE FAZER CAMPANHA POLÍTICA!!SRS PROFESSORES ENTÃO??PORQUE RAZÃO TEM DE SER UMA CLASSE PRIVILEGIADA? SER SUPERIOR É ENSINAR POR AMOR QUANTO AO PAPEL NA SOCIEDADE NINGUÉM O TIRA, MAS O QUE SERIA DO SR, PROFESSOR SE NÃO HOUVESSE ...O SAPATEIRO POR EXª..CULTURA NÃO É ISSO MEUS SENHORES, CULTURA É SABER LUTAR SEM VINGANÇA NOS ALUNOS..DEIXEM A POLÍTICA
- EU Nós portugueses gostamos muito de falar mal, agora está na moda o aproveitamento político. o que está a dar é bater no ceguinho por isso é que o tempo que se perde com tanta crítica se faz tão pouco! daí chamarem-nos terceiro mundo, nunca nada está bem? só oiço falar em escolas! muito trabalho? pensem no DAFUR SOMOS MUITO INGRATOS COM TUDO NA VIDA! TENTAR SER FELIZ C/AQUILO QUE TEMOS É O MELHOR!
- Zagallo - Brasil As escolas dos filhos e netos dos ministros têm aquecimento no inverno e ar condicionado no verão. Bem... talvez sejam essas que fazem os 20% das escolas em condições.
- Aristides Os resultados dos estudos, inquéritos, estatisticas, dependem sempre de quem os faz. Neste caso concreto, se fossem as Câmaras ou o Ministério da Educação a fazê-lo, as Escolas eram todas consideradas de "5 estrelas"!
- nathan Não é novidade alguma. andei na escola nos anos 40 e era frio de rachar. Só a professora tinha direito a "brazeira" com brazas do forno da padaria. Se algo melhorou, foi para quem nos desgoverna. aquecimento no inverno, ar condicionado no verão.

Sem comentários: