Endividamento : DECO diz que há situações desesperantes
.
* António Sérgio Azenha/A.R.E./S.R.S.
.
A subida da taxa de juro está a empurrar cada vez mais famílias portuguesas para situações de sobreendividamento incontrolável. O número de casos registados pela DECO não deixam margem para dúvidas: entre Janeiro e Junho deste ano, os pedidos de ajuda de consumidores com excesso de dívidas atingiu 636 casos, um aumento de 63,5 por cento face a igual período de 2006. E no final de Julho já havia 757 famílias sobreendividadas, quase tanto como os 905 casos registados em 2006.
.
Com o valor da Euribor a seis meses, a taxa de juro mais utilizada no crédito à habitação, a mais do que duplicar nos últimos dois anos, as dificuldades financeiras das famílias têm sido mais notórias desde 2005. As estatísticas da DECO – Associação de Defesa do Consumidor são mais uma vez elucidativas sobre a tendência do sobreendividamento: se em 2004 o número de consumidores que pediu ajuda era de 573, no ano seguinte esse número ascendeu a 757 para atingir 905 casos no ano passado.
.
E o pior é que esta tendência de agravamento deverá manter-se inalterada nos próximos tempos, até porque nos primeiros sete meses deste ano já foram registados 757 pedidos de apoio, um número que representa 84 por cento dos 905 casos ocorridos em 2006. Mais: só no mês de Julho passado, a DECO recebeu pedidos de ajuda de 121 famílias, quase tanto como os 152 casos registados em 2000, altura em que as taxas de juro estavam em valores semelhantes aos actuais. “O número de Julho, para um mês que já é de férias e em que os filhos estão fora da escola, é um número muito grande”, afirma Graça Cabral. E, remata esta responsável da DECO, “em Agosto continuaram a chegar pedidos de ajuda à DECO”.
.
Os pedidos de apoio são oriundos de todo o País e referem-se a famílias com rendimentos médios. Mas mesmo com esta capacidade de obtenção de rendimentos, o diagnóstico é negro: “As pessoas estão completamente desesperadas” e “tentam tudo, de toda a forma e feitio para não deixar de pagar a casa”, precisa Graça Cabral.As causas do endividamento excessivo resultam da acumulação de créditos para a compra de casa, carro e outros produtos de âmbito pessoal. “Aparecem-nos pessoas com 12 créditos, que recorrem ao crédito para pagar outros empréstimos”, exemplifica a responsável da DECO. Por isso, concluiu, “a situação mais séria será, sem dúvida alguma, em 2007” e “a tendência é para se agravar”.
.
REMAX APOIA COMPRADORES EM RISCO
.
A imobiliária Remax lançou ontem um plano para apoiar as famílias com dificuldade em pagar a prestação mensal do crédito à habitação, propondo outro tipo de crédito ou, mesmo, uma troca de casa para que passem a pagar um valor inferior.“Muitas famílias não estão a conseguir chegar ao fim do mês ou estão a fazê-lo com muita dificuldade”, disse o presidente da imobiliária, Manuel Alvarez.
.
Em todas as agências vai passar a existir um especialista financeiro disponível para analisar cada situação e apontar a solução mais adequada. O serviço é gratuito e acessível a todos, mesmo para quem não é cliente Remax.
.
Apesar das dificuldades, a Remax registou, nos primeiros sete meses do ano, um volume de vendas de 735 milhões de euros, mais 68% do que o período homólogo de 2006.
.
TROCA DE CASA ESTÁ A CRESCER
.
As famílias estão a vender as suas casas para adquirir outras mais pequenas e, por conseguinte, mais baratas, de forma a contornar o aumento das taxas de juros no crédito à habitação.
.
A denúncia partiu do presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Mediação Imobiliária, José Eduardo Macedo, que explica que o objectivo é vender a casa para depois adquirir uma mais pequena, com um crédito mais favorável, “diminuindo a prestação mensal” e indo ao encontro das suas “necessidades efectivas”.
.
Este responsável garante que as empresas de mediação imobiliária estão a tentar ajudar as famílias em maiores dificuldades a negociar o crédito com os próprios bancos.
.
SAIBA MAIS
.
- 757 foi o número total de consumidores que solicitou ajuda à DECO para a renegociação da dívida aos bancos.
- 4,727 por cento foi o valor registado ontem pela Eubibor a seis meses, taxa de juro de referência para a maioria dos contratos de compra de habitação.
.
GABINETES
.
A DECO tem gabinetes de apoio ao sobreendividado em vários pontos do País: Viana do Castelo, Porto, Coimbra, Santarém, Évora e Faro.
.
APOIOS
.
Para além de ajudar a renegociar a dívida ao banco, a DECO presta ajuda aos consumidores na gestão do orçamento familiar, na consolidação dos créditos num único empréstimo.
.
in Correio da Manhã 2007.08.30
.
» Comentários no CM on line
Sexta-feira, 31 Agosto
.
- Teodoro da Luz Os bancos tb têm culpa pq tentam impingir créditos por tudo e por nada.C/ mt frequência recebo de um Banco,cartas, sms e até contactos telefónicos, oferecendo-me créditos para viagens,carro,etc.Claro q ñ aceito,pq felizmente "sei fazer contas" mas mt boa gente, deixa-se levar e depois, surgem os problemas.Esquecem-se de que estamos a viver em tempo de vacas magras e ñ abdicam de viver à grande.
- Os portugueses são realmente felizes?! E agora pergunto eu? Os portugueses são realmente felizes com toda a parafernália que compram a crédito e com que atafulham os T2 ou T3 hipotecado ao banco a 30, 40 ou 50(!) anos? Os quartos de qualquer criança actualmente parecem depósitos de brinquedos onde não há lugar para a imaginação infantil ser estimulada! É a geração do "quero e já" que vai crescendo com estes hábitos ... pensem nisto!
- Os portugueses são realmente felizes?! E agora pergunto eu? Os portugueses são realmente felizes com toda a parafernália que compram a crédito e com que atafulham os T2 ou T3 hipotecado ao banco a 30, 40 ou 50(!) anos? Os quartos de qualquer criança actualmente parecem depósitos de brinquedos onde não há lugar para a imaginação infantil ser estimulada! É a geração do "quero e já" que vai crescendo com estes hábitos ... pensem nisto!
.
Quinta-feira, 30 Agosto
Quinta-feira, 30 Agosto
.
- Luis Então o Governo não é culpado? Então quem é que permite que em PORTUGAL que os bancos paguem menos impostos que o resto das outras empresas? O ESTADO e que é o Estado não são os sucessivos governos? Bem me parecia...
- Fernando Oliveira Após leituras dos comentários acabo por ficar com uma dúvida que gostava me fosse explicada por quem souber - Se a taxa de referência do BCE é de 4%, o que leva a Euribor a subir todos os dias estando já nos 4,727% ? Isto não será controlável? Afinal para que serve a taxa de referência? sinceramente não percebo, podem subir o que quiserem mesmo sem que o BCE aumente a taxa de juro? Obrigado
- Eurico Oliveira Cyanamid 1986/90 -Scepter Roo Não se preocupem os endividados, pois piores dias virão e as "caganças" pagam-se, porque quem tudo quer geralmente tudo perde.
- M.M. O meu comentário ultrapassou os 400 caractéres disponíveis mas pode ser lido aqui: http://files-upload.com/files/470822/25588401.txt se o CM puder publicar o link. Obrigado.
- Pedro Montanha Não esquecendo que o problema é só cá em PT,e o resto,todos carros parados ao fds, cinemas, jantares fora, passear, nada, somente viver e dormir nos suburbios e trabalhar, claro dizer que vai tudo bem que há quem esteja pior, mas quem?
- Ana Cristina Os portugueses podem ser vaidosos e até há quem viva acima das suas possibilidades, mas como é que os bancos tendo os lucros que têm pode beneficiar de beneficios fiscais, as multinacionais que para cá nos vêem explorar e usufrir de beneficios fiscais em que quando estes acabam ficam às centenas no desemprego. O português é vaidoso ou já está habituado a ser explorado?
- O GAJO Para os que querem aparentar é bem feito, mas pensem é naqueles que como eu só querem ter uma casa, para que mais tarde possam deixar alguma coisa aos filhos. Os Europeus querem lá saber da Euribor, eles ganham bem e a lei protege os arrendamentos. Eu só quero ter uma casita para dormir
- Fernando Ferreira - Leiria Neste caso, a culpa não é do governo, os bancos facilitam e as pessoas vão atrás, o governo não pode interferir. No entanto todos os governos são culpados por não haver mercado de arrendamento, tivesse isso sido resolvido há 20 anos e o país seria outro bem melhor.
- Sonia Pertenço á geração nova, tb estou a pagar casa e carro e chega de prestações, n vou de férias se n tenho dh para pagar, n compro electrodomésticos nem mobiliário se n tenho dinheiro, e faz-me confusão como há pessoas a pagar 5-6 empréstimos.Hje pr ser organizada, dou-me ao "luxo" de mudar de casa e arrendar esta.Só o meu marido trabalha tenho 1 filho e estou grávida,n deem um passo maior q a perna
- Luis Justo Agora chorem! Os nossos políticos "magos das finanças" levaram Portugal ao charco. Para o ano ainda vai ser pior! Será que as familias vão ter dinheiro para pagar os novos impostos? Vai haver gente a vender o carro por nao poder pagar a gasolina nem o novo imposto de circulação. Volta Salazar! Afinal foste um Heroi!
- Jorge Simões Algumas pessoas falam, falam, mas hoje os que estão endividados, deram e ainda dão muito dinheiro a ganhar, desde que entramos para a moeda unica, cada vez me sinto mais pobre, tenho menos dinheiro que à cerca de 10 anos
- poupadinho O problema do portugueses é pensaram que "compra-se, usa-se, faz-se vista e ... quando se pode paga-se", de preferência em períodos cada vez mais longos com juros elevados. O problema não é um crédito razoável para adquirir habitação; o mal é q os portugueses vivem iludidos: julgam q têm mas não têm, julgam que são mas não são; quanto maior a pobreza de espírito maiores os créditos contraídos!
- Paulo Silva È claro que o governo nao tem culpa que os portugueses queiram comprar muita coisa assim como os portugueses nao tem culpa que ganham uma MISERIA de salario, se nao usam o cartao credito como que conseguem sobreviver. A culpa disto tudo é do GOVERNO, os tipos ganham muito bem mas o ze povinho esta a rasca.
- Carlos Cardoso se as pessoas, não se deixarem influenciar pelas modas promovidas pela publicidade. Não comprarem coisas para as quais não têm poder de compra. em suma se não forem vaidosos e superficiais. Se se preocupassem mais em fazer economias e menos em gastar o que não têm... O Governo não tem culpa da gestão que cada um faz dos seus rendimentos e despesas. Os bancos adoram que as pessoas comprem a crédito
- Paulo Silva Para ser RICO em Portugal so ha uma maneira, fazer "negocios sujos". Ha gente com so 4ªclasse e que é milionario ,porque sera?
- Jorge Góis Parece-me que ao atribuir-se as culpas ao governo, se aliviam as dores e se desresponsabilizam os devedores, mais uma manifestação do nosso Portuguesismo - É verdade que as financeiras têm ampla liberdade de entrar em nossas casas pela TV, do assédio diário em todos o lado – a melhor solução é ser sensato e viver de acordo com as possibilidades REAIS e nunca Financiado por um qualquer crédito..
- Sãosnobes Palmas para o Sr. Peregrino!! Concordo complet. com as afirmações que faz. O povo anda louco. QUER TUDO JÁ! Custe o que custar, e depois é o que se vê. Devem a casa e o carro. Mas, a seguir têm que ter uma TV plasma e o último modelo de TM e roupa de marca e não pode faltar para o tabaco e não pode faltar para os cafés e férias a crédito e quando o carro precisa de uns pneus não há pilim. São snobes
- VB Este sempre, foi, é e será um país pobre, pensavem que aqueles anos de maná que se seguiram ao desgoverno e anarquia depois da revolução da treta era para sempre? habituaram-se mal e agora ninguem quer fazer sacrifícios,a Cátia tem razão,as casas usadas não se vendem,as novas é num ápice, e como isto outras coisas mais...
mais comentários
- Fernando Oliveira Após leituras dos comentários acabo por ficar com uma dúvida que gostava me fosse explicada por quem souber - Se a taxa de referência do BCE é de 4%, o que leva a Euribor a subir todos os dias estando já nos 4,727% ? Isto não será controlável? Afinal para que serve a taxa de referência? sinceramente não percebo, podem subir o que quiserem mesmo sem que o BCE aumente a taxa de juro? Obrigado
- Eurico Oliveira Cyanamid 1986/90 -Scepter Roo Não se preocupem os endividados, pois piores dias virão e as "caganças" pagam-se, porque quem tudo quer geralmente tudo perde.
- M.M. O meu comentário ultrapassou os 400 caractéres disponíveis mas pode ser lido aqui: http://files-upload.com/files/470822/25588401.txt se o CM puder publicar o link. Obrigado.
- Pedro Montanha Não esquecendo que o problema é só cá em PT,e o resto,todos carros parados ao fds, cinemas, jantares fora, passear, nada, somente viver e dormir nos suburbios e trabalhar, claro dizer que vai tudo bem que há quem esteja pior, mas quem?
- Ana Cristina Os portugueses podem ser vaidosos e até há quem viva acima das suas possibilidades, mas como é que os bancos tendo os lucros que têm pode beneficiar de beneficios fiscais, as multinacionais que para cá nos vêem explorar e usufrir de beneficios fiscais em que quando estes acabam ficam às centenas no desemprego. O português é vaidoso ou já está habituado a ser explorado?
- O GAJO Para os que querem aparentar é bem feito, mas pensem é naqueles que como eu só querem ter uma casa, para que mais tarde possam deixar alguma coisa aos filhos. Os Europeus querem lá saber da Euribor, eles ganham bem e a lei protege os arrendamentos. Eu só quero ter uma casita para dormir
- Fernando Ferreira - Leiria Neste caso, a culpa não é do governo, os bancos facilitam e as pessoas vão atrás, o governo não pode interferir. No entanto todos os governos são culpados por não haver mercado de arrendamento, tivesse isso sido resolvido há 20 anos e o país seria outro bem melhor.
- Sonia Pertenço á geração nova, tb estou a pagar casa e carro e chega de prestações, n vou de férias se n tenho dh para pagar, n compro electrodomésticos nem mobiliário se n tenho dinheiro, e faz-me confusão como há pessoas a pagar 5-6 empréstimos.Hje pr ser organizada, dou-me ao "luxo" de mudar de casa e arrendar esta.Só o meu marido trabalha tenho 1 filho e estou grávida,n deem um passo maior q a perna
- Luis Justo Agora chorem! Os nossos políticos "magos das finanças" levaram Portugal ao charco. Para o ano ainda vai ser pior! Será que as familias vão ter dinheiro para pagar os novos impostos? Vai haver gente a vender o carro por nao poder pagar a gasolina nem o novo imposto de circulação. Volta Salazar! Afinal foste um Heroi!
- Jorge Simões Algumas pessoas falam, falam, mas hoje os que estão endividados, deram e ainda dão muito dinheiro a ganhar, desde que entramos para a moeda unica, cada vez me sinto mais pobre, tenho menos dinheiro que à cerca de 10 anos
- poupadinho O problema do portugueses é pensaram que "compra-se, usa-se, faz-se vista e ... quando se pode paga-se", de preferência em períodos cada vez mais longos com juros elevados. O problema não é um crédito razoável para adquirir habitação; o mal é q os portugueses vivem iludidos: julgam q têm mas não têm, julgam que são mas não são; quanto maior a pobreza de espírito maiores os créditos contraídos!
- Paulo Silva È claro que o governo nao tem culpa que os portugueses queiram comprar muita coisa assim como os portugueses nao tem culpa que ganham uma MISERIA de salario, se nao usam o cartao credito como que conseguem sobreviver. A culpa disto tudo é do GOVERNO, os tipos ganham muito bem mas o ze povinho esta a rasca.
- Carlos Cardoso se as pessoas, não se deixarem influenciar pelas modas promovidas pela publicidade. Não comprarem coisas para as quais não têm poder de compra. em suma se não forem vaidosos e superficiais. Se se preocupassem mais em fazer economias e menos em gastar o que não têm... O Governo não tem culpa da gestão que cada um faz dos seus rendimentos e despesas. Os bancos adoram que as pessoas comprem a crédito
- Paulo Silva Para ser RICO em Portugal so ha uma maneira, fazer "negocios sujos". Ha gente com so 4ªclasse e que é milionario ,porque sera?
- Jorge Góis Parece-me que ao atribuir-se as culpas ao governo, se aliviam as dores e se desresponsabilizam os devedores, mais uma manifestação do nosso Portuguesismo - É verdade que as financeiras têm ampla liberdade de entrar em nossas casas pela TV, do assédio diário em todos o lado – a melhor solução é ser sensato e viver de acordo com as possibilidades REAIS e nunca Financiado por um qualquer crédito..
- Sãosnobes Palmas para o Sr. Peregrino!! Concordo complet. com as afirmações que faz. O povo anda louco. QUER TUDO JÁ! Custe o que custar, e depois é o que se vê. Devem a casa e o carro. Mas, a seguir têm que ter uma TV plasma e o último modelo de TM e roupa de marca e não pode faltar para o tabaco e não pode faltar para os cafés e férias a crédito e quando o carro precisa de uns pneus não há pilim. São snobes
- VB Este sempre, foi, é e será um país pobre, pensavem que aqueles anos de maná que se seguiram ao desgoverno e anarquia depois da revolução da treta era para sempre? habituaram-se mal e agora ninguem quer fazer sacrifícios,a Cátia tem razão,as casas usadas não se vendem,as novas é num ápice, e como isto outras coisas mais...
mais comentários
.
» Comentários
Quinta-feira, 30 Agosto
.
- ikea E uma coisa sórdida e caricata com este apertar de contas é algumas pessoas recorrerem à pensão dos pais para pagarem a segurança social (ou seja com uma pagam a outra). Surrealista...
- Antonio Por um lado o governo é culpado, mas por outro são as proprias familias que não sabem gerir a sua vida financeira. A realidade é esta. receio que se o Banco Central continuar a aumentar as taxas de juro, algumas familias possam entrar em colapso financeiro. Penso que aqui so algumas medidas económicas puderam ajudar a atenuar o problema.
- Cristina Quando eu digo às minhas colegas e amigos na Belgica o valor do ordenado minimo em Portugal elas pensam que estou a mentir, quando muitos deles ja foram a ferias de Portugal e sabem que muitas coisas são ainda mais caras que no norte da Europa como exemplo os carros, o tm da minha filha na belgica custa 199€ e em Portugal 399€ tadinhos de nos Portugueses.
- peregrino Os nossos 'antanhos' pagavam tudo a pronto. Era 'toma lá, dá cá'. Viviam com a sua milenária sabedoria : QUEM NÃO TEM DINHEIRO NÃO PODE TER VÍCIOS. Claro, 'a tradição já não o que era' ou já foi. Hoje, primeiro compra-se e depois se há de ver, nem que tenha de vender a alma ao diabo.
- Cristina Coelho O problema de Portugal é os salarios baixos foi disso que fez de mim e com muita magoa uma imigrante. Amo Portugal e por isso hà uns anos voltei para "casa" comprei uma casa o meu marido engenheiro bem qualificado ao fim dum ano arranjou trabalho so que o patrão não pagava como é costume em Portugal. resultado, a nossa vida desmorenou e obrigou de novo à imigração.
- Cátia O governo não tem culpa que os Portugueses cobicem tudo o que vêm e queiram ter TV Cabo, carros novos, casas novas, gadgets, viagens ao estrangeiro e afins... Quase todos casais recém casados que conheço vivem em casas novas. Por enquanto os paizinhos ajudam, quando morrerem é que vai ser giro ver como os meninos mimados se vão orientar a pagar o estilo de vida a que se habituaram com ajudas.
- IKEA Sr. Fernando Martins você acertou na muxe. As grandes fortunas deste país já são 20 e tal % do PIB. A tendência é a classe média desaparecer ou então as diferenças acentuarem-se para uma classe média mais baixa. Hoje para muitos comprar casa é um luxo. Não se admirem que muitos jovens vivam com os pais.
- ana almeida martins O Justiceiro disse quase tudo, os outros concluem.
- R.Martins Ena! Tanta fartura... no Verao e velos no Algarve passando ferias em hoteis pagos a credito...De regresso a Lisboa e horas na fila para atinjir a ponte nos seus automoveis de boa marca pagos a prestacoes... No meu tempo iamos para a "praia dos tesos" e quando havia uns escudos tinhamos as barracas de farturas e comes e bebes onde um papo seco com 2 carapaus custava 10 tostoes. Era assim!
- Martinha A culpa disto tudo é do governo. Trabalhamos temos direito a ter boas casas, bons plasmas, bons carros, boas roupas, bons médicos e passar umas boas férias seja cá ou no estrangeiro. O nosso governo é que não faz com que ganhemos melhores ordenados, e paguemos menos impostos e assim os bancos exploram-nos até ao tutano.
- Luisa-USA A culpa aqui nao e do governo mas sim da pessoas que tem a mania que porque o vezinho tem eu tambem tanho que ter sem, olhar a carteira, e a tal mania das grandezas...
- Manuel Meus amigos, eu comprei casa há 25 anos com a taxa de juro de 30%, era só eu que tinha ordenado tive que aguentar. Querem cafés a toda hora, almoços fora todos os dias,carros novos, telefones da ultima geração, telefonemas a toda a hora, não dão um passo sem levar o carro. Tadinhos. Façam-se á vida
- Fernando Martins Pagar quase 500 euros pode não parecer muito para um ordenado médio, mas quando se tem 2 filhos : infantários para pagar, saúde, etc..etc... Viver em Portugal cada vez é mais difícil, e a classe média tende a desaparecer. Por isso nas zonas fronteiriças trabalham e pagam os seus impostos em Espanha, Portugal é apenas dormitório
- Aristides A culpa é do "sistema". Hoje consegue-se um empréstimo bancário com uma facilidade tremenda. O pior é depois pagar as prestações. A maioria dos Portugueses não fazem contas á vida. Facilitam demasiado e depois é no que dá.
- maria Famílias endividadas têm muita culpa, aprendam a fazer contas! e não tenham a mania das GRANDEZAS! Infelizmente somos pequeninos mas a maior parte tem a mania das grandezas sem se esforçarem por trabalhar, poderia ter pena, mas não sou capaz de a ter salvo em raras excepções. Há pessoas no meu prédio que são subsídio dependentes mas vão ao café todos os dias comerem bolos e sumos.
- Carlos Gonçalves Faz-me uma enorme confusão ver casais novos já com vivendas, carros tôpo de gama, etc, etc...enfim o País de fachada que o 25 de Abril nos abituou...
- Marco Santos Boas tardes. Infelizmente eu e muitos estaremos a deitar contas à vida e assim não dá. Prefiro limpar sarjetas num País da UE do que viver neste triste País!!A pensar emigrar urgentemente!!
- Miguel Viseu Tantos defensores do (des)governo deste país, porque será!? Gostaria só de perguntar a estes senhores iluminados se um governo que permite aos Bancos fazer este tipo de empréstimos a estas famílias se é ou não mais culpado? Pelo menos tinham obrigação de melhor prever este cenário com tantas sumidades que têm nos seus comandos. É triste ver os milhões que os bancos facturam por trimestre, é triste
- A. Fernandes - Bobadela Dificuldades toda a vida existiram e se agora há sobreendividamento e outrora não, é porque as pessoas eram mais comedidas e normalmente só adquiriam até onde a sua carteira o permitia, o que não se verifica actualmente. Embora exista crise, também é verdade que cada vez mais se fazem férias em locais paradisíacos e se adquirem automóveis topo de gama, muitas das vezes para não se ficar atrás do vizinho, colega ou familiar e, de certeza, que grande maioria das pessoas que engrossam o número das estatísticas lá estão por esses motivos.
- Justiceiro Alguns comentários feitos aqui não são muito inteligentes.É claro e evidente que alguns créditos são exagerados, mas... Um exemplo uma familia contraiu um emprestimo no tempo do escudo; gastava nas compras necessarias para a sobrevivencia 120 contos, agora essa mesma familia ganhando o mesmo ou ainda menos gasta com o aumento de custo de vida 240 contos nos minimo, de quem é a culpa? Do Governo
mais comentários
- Antonio Por um lado o governo é culpado, mas por outro são as proprias familias que não sabem gerir a sua vida financeira. A realidade é esta. receio que se o Banco Central continuar a aumentar as taxas de juro, algumas familias possam entrar em colapso financeiro. Penso que aqui so algumas medidas económicas puderam ajudar a atenuar o problema.
- Cristina Quando eu digo às minhas colegas e amigos na Belgica o valor do ordenado minimo em Portugal elas pensam que estou a mentir, quando muitos deles ja foram a ferias de Portugal e sabem que muitas coisas são ainda mais caras que no norte da Europa como exemplo os carros, o tm da minha filha na belgica custa 199€ e em Portugal 399€ tadinhos de nos Portugueses.
- peregrino Os nossos 'antanhos' pagavam tudo a pronto. Era 'toma lá, dá cá'. Viviam com a sua milenária sabedoria : QUEM NÃO TEM DINHEIRO NÃO PODE TER VÍCIOS. Claro, 'a tradição já não o que era' ou já foi. Hoje, primeiro compra-se e depois se há de ver, nem que tenha de vender a alma ao diabo.
- Cristina Coelho O problema de Portugal é os salarios baixos foi disso que fez de mim e com muita magoa uma imigrante. Amo Portugal e por isso hà uns anos voltei para "casa" comprei uma casa o meu marido engenheiro bem qualificado ao fim dum ano arranjou trabalho so que o patrão não pagava como é costume em Portugal. resultado, a nossa vida desmorenou e obrigou de novo à imigração.
- Cátia O governo não tem culpa que os Portugueses cobicem tudo o que vêm e queiram ter TV Cabo, carros novos, casas novas, gadgets, viagens ao estrangeiro e afins... Quase todos casais recém casados que conheço vivem em casas novas. Por enquanto os paizinhos ajudam, quando morrerem é que vai ser giro ver como os meninos mimados se vão orientar a pagar o estilo de vida a que se habituaram com ajudas.
- IKEA Sr. Fernando Martins você acertou na muxe. As grandes fortunas deste país já são 20 e tal % do PIB. A tendência é a classe média desaparecer ou então as diferenças acentuarem-se para uma classe média mais baixa. Hoje para muitos comprar casa é um luxo. Não se admirem que muitos jovens vivam com os pais.
- ana almeida martins O Justiceiro disse quase tudo, os outros concluem.
- R.Martins Ena! Tanta fartura... no Verao e velos no Algarve passando ferias em hoteis pagos a credito...De regresso a Lisboa e horas na fila para atinjir a ponte nos seus automoveis de boa marca pagos a prestacoes... No meu tempo iamos para a "praia dos tesos" e quando havia uns escudos tinhamos as barracas de farturas e comes e bebes onde um papo seco com 2 carapaus custava 10 tostoes. Era assim!
- Martinha A culpa disto tudo é do governo. Trabalhamos temos direito a ter boas casas, bons plasmas, bons carros, boas roupas, bons médicos e passar umas boas férias seja cá ou no estrangeiro. O nosso governo é que não faz com que ganhemos melhores ordenados, e paguemos menos impostos e assim os bancos exploram-nos até ao tutano.
- Luisa-USA A culpa aqui nao e do governo mas sim da pessoas que tem a mania que porque o vezinho tem eu tambem tanho que ter sem, olhar a carteira, e a tal mania das grandezas...
- Manuel Meus amigos, eu comprei casa há 25 anos com a taxa de juro de 30%, era só eu que tinha ordenado tive que aguentar. Querem cafés a toda hora, almoços fora todos os dias,carros novos, telefones da ultima geração, telefonemas a toda a hora, não dão um passo sem levar o carro. Tadinhos. Façam-se á vida
- Fernando Martins Pagar quase 500 euros pode não parecer muito para um ordenado médio, mas quando se tem 2 filhos : infantários para pagar, saúde, etc..etc... Viver em Portugal cada vez é mais difícil, e a classe média tende a desaparecer. Por isso nas zonas fronteiriças trabalham e pagam os seus impostos em Espanha, Portugal é apenas dormitório
- Aristides A culpa é do "sistema". Hoje consegue-se um empréstimo bancário com uma facilidade tremenda. O pior é depois pagar as prestações. A maioria dos Portugueses não fazem contas á vida. Facilitam demasiado e depois é no que dá.
- maria Famílias endividadas têm muita culpa, aprendam a fazer contas! e não tenham a mania das GRANDEZAS! Infelizmente somos pequeninos mas a maior parte tem a mania das grandezas sem se esforçarem por trabalhar, poderia ter pena, mas não sou capaz de a ter salvo em raras excepções. Há pessoas no meu prédio que são subsídio dependentes mas vão ao café todos os dias comerem bolos e sumos.
- Carlos Gonçalves Faz-me uma enorme confusão ver casais novos já com vivendas, carros tôpo de gama, etc, etc...enfim o País de fachada que o 25 de Abril nos abituou...
- Marco Santos Boas tardes. Infelizmente eu e muitos estaremos a deitar contas à vida e assim não dá. Prefiro limpar sarjetas num País da UE do que viver neste triste País!!A pensar emigrar urgentemente!!
- Miguel Viseu Tantos defensores do (des)governo deste país, porque será!? Gostaria só de perguntar a estes senhores iluminados se um governo que permite aos Bancos fazer este tipo de empréstimos a estas famílias se é ou não mais culpado? Pelo menos tinham obrigação de melhor prever este cenário com tantas sumidades que têm nos seus comandos. É triste ver os milhões que os bancos facturam por trimestre, é triste
- A. Fernandes - Bobadela Dificuldades toda a vida existiram e se agora há sobreendividamento e outrora não, é porque as pessoas eram mais comedidas e normalmente só adquiriam até onde a sua carteira o permitia, o que não se verifica actualmente. Embora exista crise, também é verdade que cada vez mais se fazem férias em locais paradisíacos e se adquirem automóveis topo de gama, muitas das vezes para não se ficar atrás do vizinho, colega ou familiar e, de certeza, que grande maioria das pessoas que engrossam o número das estatísticas lá estão por esses motivos.
- Justiceiro Alguns comentários feitos aqui não são muito inteligentes.É claro e evidente que alguns créditos são exagerados, mas... Um exemplo uma familia contraiu um emprestimo no tempo do escudo; gastava nas compras necessarias para a sobrevivencia 120 contos, agora essa mesma familia ganhando o mesmo ou ainda menos gasta com o aumento de custo de vida 240 contos nos minimo, de quem é a culpa? Do Governo
mais comentários
.
» Comentários
Quinta-feira, 30 Agosto
.
- Dino Fernandes Nao sao so os Portugueses que vivem acima das suas possibilida-des. Vejam bem, aquilo que se esta a passar nos E.U.A., o pais mais rico do mundo. Os Americanos, compraram muitas casas, a juros baixos(sub-prime)e agora nao podem pagar as hipotecas. Estamos a falar em bilioes de dolares. Os bancos negociaram as hipotecas pelo mundo inteiro. Isto originou uma crise financeira a escala mundial
- luis Atenção que há muitos casos de casais que adquiriram casa com valor de pretação possível e que neste mmento vêm. Se em dificuldades devido às CONSTANTES ALTERAÇÕES DAS TAXAS DE JURO E DO CADA VEZ MENOR RENDIMENTO DISPONIVEL, por isso não convém generalizar!
- ozzy Sim, se os portugueses são engenheiros para pagar as dívidas no fim do mês, talvez devessem ter pensado em todos os cenários antes de as contrairem. Somos um país de desgraçados, em que se desculpa a falta de serenidade e bom senso a troco da culpa governamental. Se não há dinheiro para um casarão e para um carrão, aluguem-se casas e comprem-se carros velhos, não se use o dinheiro a 150%.
- Li Na minha opinião, o mal disto tudo são as pessoas quererem fazer vidas de luxo, em vez de pedir dinheiro apenas para o necessário(casa!) põem-se a pedir a mais para carros, férias no estrangeiro, etc,etc. Ora, com os créditos fáceis que existem hoje, com TAEG altíssimas, é lógico que depois não conseguem pôr fim ao 1ºempréstimo e depois pedem outro para pagar esse! é uma bola de neve! muito cuidado!
- ip Quando o governo fala nos cortes orçamentais, se fizesse corte nos luxos que tem tais como carros e carretas, talvez assim houvesse euros que chegasse para ajudar os portugueses a não ficarem endividados!!
- António Somos um povo pobre que julga que é rico, depois o preço a pagar é o que se vê.
- joao ribeiro o que e isto? o governo e que e o culpado? então e as pessoas que deram passos maiores que as pernas? não sabem que o juro podia subir? porque não planearam para isso. eram so facilidades a comprar casas que não podem suportar e carros e televisões a prestações e agora e isto.. meus senhores, não venham culpar o governo pelo desgoverno nas contas privadas das pessoas. so tem o que merecem!
- CHRISTINNA-CANADA O GOVERNO DA MILHOES DE EUROS PARA ANGOLA !! ERA MELHOR DAR PARA PORTUGAL DISTRIBUIR POR CADA FAMILIA ISSO SIM .. PORQUE AFINAL O DINHEIRO E NOSSO DO POVO
- Satiro Mas esta gente não sabe que quando vai pedir tem de pagar ou estão à espera do coitadinho que não sabia que tinha de pagar. Querem boas casas, bons carros, bons restaurantes, roupas de marca e fins de semana em hoteis e depois como é? querem um subsidio do governo (todos nós) para pagar as dividas.Lamento apenas aqueles que sem luxos não têm dinheiro para a prestação da casa.
- A.Reis Se o Sr. Socrates é engenheiro, os portugueses com dificuldades tornaram-se autenticos engenheiros financeiros para pagarem as contas ao fim do mês.
- Artur Silva As instituições de crédito podiam, em algumas situações, fazer baixar a taxa de juro. Para isso, bastava que o Spred, aplicado à maioria dos clientes fosse mais baixo. Mas não, preferem patrocinar campos de treino dos clubes de futebol, que beneficiar os seus clientes. Estou a falar da CGD, que é um caso concreto que conheço.Rio Tinto
- jose lima Eu tenho um carro antigo / Com dinheiro para um novo / Mas antes andar prevenido / Que sem nada como este povo.Açores
- M. Rodrigues Que faz o governo para ajudar os portugueses (os trabalhadores, porque os outros já ajuda) não impõe nada à banca, não discute na UE e aceita os ditames do Banco Central Europeu, não reduz a carga de impostos directos e indirectos.Lembrem-se tudo somado o quanto perdemos com o PS e PSD só nos ultimos anos,aumento do IVA, da gasolina, do IRS tudo somado deixa-nos corda na garganta. BASTA!
- jose antonio borges da rocha Os políticos sabiam que isto ia ocorrer devido à entrada no Clube da Moeda Única, PORQUE não tomaram medidas preventivas?Porque não foi feito um referendo à Moeda Única afim dos portugueses terem sido esclarecidos das suas consequências?Será que as famílias são as únicas responsáveis por esta escalada de Faz de Conta que o Regime da Lixeira implementou em Portugal?
- luis Atenção que há muitos casos de casais que adquiriram casa com valor de pretação possível e que neste mmento vêm. Se em dificuldades devido às CONSTANTES ALTERAÇÕES DAS TAXAS DE JURO E DO CADA VEZ MENOR RENDIMENTO DISPONIVEL, por isso não convém generalizar!
- ozzy Sim, se os portugueses são engenheiros para pagar as dívidas no fim do mês, talvez devessem ter pensado em todos os cenários antes de as contrairem. Somos um país de desgraçados, em que se desculpa a falta de serenidade e bom senso a troco da culpa governamental. Se não há dinheiro para um casarão e para um carrão, aluguem-se casas e comprem-se carros velhos, não se use o dinheiro a 150%.
- Li Na minha opinião, o mal disto tudo são as pessoas quererem fazer vidas de luxo, em vez de pedir dinheiro apenas para o necessário(casa!) põem-se a pedir a mais para carros, férias no estrangeiro, etc,etc. Ora, com os créditos fáceis que existem hoje, com TAEG altíssimas, é lógico que depois não conseguem pôr fim ao 1ºempréstimo e depois pedem outro para pagar esse! é uma bola de neve! muito cuidado!
- ip Quando o governo fala nos cortes orçamentais, se fizesse corte nos luxos que tem tais como carros e carretas, talvez assim houvesse euros que chegasse para ajudar os portugueses a não ficarem endividados!!
- António Somos um povo pobre que julga que é rico, depois o preço a pagar é o que se vê.
- joao ribeiro o que e isto? o governo e que e o culpado? então e as pessoas que deram passos maiores que as pernas? não sabem que o juro podia subir? porque não planearam para isso. eram so facilidades a comprar casas que não podem suportar e carros e televisões a prestações e agora e isto.. meus senhores, não venham culpar o governo pelo desgoverno nas contas privadas das pessoas. so tem o que merecem!
- CHRISTINNA-CANADA O GOVERNO DA MILHOES DE EUROS PARA ANGOLA !! ERA MELHOR DAR PARA PORTUGAL DISTRIBUIR POR CADA FAMILIA ISSO SIM .. PORQUE AFINAL O DINHEIRO E NOSSO DO POVO
- Satiro Mas esta gente não sabe que quando vai pedir tem de pagar ou estão à espera do coitadinho que não sabia que tinha de pagar. Querem boas casas, bons carros, bons restaurantes, roupas de marca e fins de semana em hoteis e depois como é? querem um subsidio do governo (todos nós) para pagar as dividas.Lamento apenas aqueles que sem luxos não têm dinheiro para a prestação da casa.
- A.Reis Se o Sr. Socrates é engenheiro, os portugueses com dificuldades tornaram-se autenticos engenheiros financeiros para pagarem as contas ao fim do mês.
- Artur Silva As instituições de crédito podiam, em algumas situações, fazer baixar a taxa de juro. Para isso, bastava que o Spred, aplicado à maioria dos clientes fosse mais baixo. Mas não, preferem patrocinar campos de treino dos clubes de futebol, que beneficiar os seus clientes. Estou a falar da CGD, que é um caso concreto que conheço.Rio Tinto
- jose lima Eu tenho um carro antigo / Com dinheiro para um novo / Mas antes andar prevenido / Que sem nada como este povo.Açores
- M. Rodrigues Que faz o governo para ajudar os portugueses (os trabalhadores, porque os outros já ajuda) não impõe nada à banca, não discute na UE e aceita os ditames do Banco Central Europeu, não reduz a carga de impostos directos e indirectos.Lembrem-se tudo somado o quanto perdemos com o PS e PSD só nos ultimos anos,aumento do IVA, da gasolina, do IRS tudo somado deixa-nos corda na garganta. BASTA!
- jose antonio borges da rocha Os políticos sabiam que isto ia ocorrer devido à entrada no Clube da Moeda Única, PORQUE não tomaram medidas preventivas?Porque não foi feito um referendo à Moeda Única afim dos portugueses terem sido esclarecidos das suas consequências?Será que as famílias são as únicas responsáveis por esta escalada de Faz de Conta que o Regime da Lixeira implementou em Portugal?
Sem comentários:
Enviar um comentário