A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, setembro 30, 2007

Investimento Público - Em que ficamos?


1. - Governo não tomou iniciativas para cortar no investimento
Ministro desvaloriza relatório do INE
.
Segundo um relatório do INE, divulgado ontem, o investimento público deve baixar 7,3% (o correspondente a 260 milhões de euros), para 3,3 mil milhões de euros, em 2007, reduzindo o seu peso na riqueza produzida em 0,2 pontos percentuais, para 2,1%.
.
Segundo o governante, “os números que refere o relatório são ainda estimativas feitas pelo INE, que não incorporam toda a informação disponível, a relativa ao mês de Setembro, e são números que até ao final do ano irão sendo actualizados e revisto”.
.
O ministro [das Finanças] sublinhou ainda que é necessário “mais investimento”, mas que, “com certeza”, quando apresentar o Orçamento de Estado para 2008 terá “novas estimativas quanto à evolução do investimento neste domínio”.
.
Questionado sobre uma eventual quebra do investimento, Teixeira dos Santos afirmou que “é prematuro” falar sobre isso, visto que os dados actuais “não reflectem ainda toda a informação”.
.
“Ainda temos três meses de execução pela frente”, frisou o responsável pelas Finanças, concluindo que, “gostaria de tornar claro que não houve medidas de corte de investimento, não houve qualquer iniciativa da parte do Governo para cortar no investimento”.
.
in Correio da Manhã 2007.09.28
.
» Artigos Relacionados
.
2. - Espera-se que défice baixe para 3,3 por cento do PIB
Governo reduz investimento público em 2007
.
O Ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, reconheceu esta sexta-feira que o governo vai novamente reduzir o investimento público em 2007, devido à necessidade de melhorar as contas públicas, no entanto vai manter uma selecção na escolha do investimento.
.
De acordo com o ministro, Portugal tem feito um esforço de redução do défice orçamental, esperando baixá-lo ainda este ano para 3,3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB). Uma meta que será atingida à custa da “contenção da despesa corrente e da despesa em investimento selectivo”, acrescentou o governante.
.
Os dados fornecidos ontem, quinta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), revelam que o défice orçamental em 2007 deve baixar para os 3,3 por cento do PIB, contra os 3,6 pontos percentuais apontados à seis meses atrás, mantendo-se a dívida pública nos 64,8 por cento do PIB.
.
"MONSTRO" DA DESPESA PÚBLICA CONTINUA À SOLTA
.
Por sua vez, o deputado social-democrata Miguel Fraquilho afirmou esta sexta-feira que “o monstro da despesa pública continua à solta” e que o Governo não deveria cortar no investimento público.
.
“A maneira como a redução do défice público está a ser conseguida este ano é à custa do aumento da receita, ou seja, dos impostos, assim como da queda do investimento público, porque a despesa corrente, e sobretudo a primária - onde está o 'monstro' da despesa pública - continua completamente à solta", declarou o deputado do PSD.
.
Para Miguel Frasquilho, o caminho que o Governo está a seguir para reduzir o défice público vai "acabar mal", com consequências "graves" para o país, segundo a TSF.
.
in Correio da Manhã 3007.09.28
.
1.
» Comentários no CM on line
Sabado, 29 Setembro
.
- José Este Governo quando as coisas são a favor fica todo satisfeito e disso faz eco, mas quando as coisas são ao contrário arranja sempre uma tática de dizer que não é bem assim ainda falta isto ou aquilo. deixem de ser tontos e assumam os erros.
.
Sexta-feira, 28 Setembro
.
- Aristides Se este relatório tivesse sido pedido pelo Governo, de certeza que dava aumento de investimento!
2.
» Comentários no CM on line
Sexta-feira, 28 Setembro
.
- Sr. Dr. Mais do mesmo! E que tal começarem a cortar nas despesas públicas desnecessárias; isso sim revelava CORAGEM!
- vitor silva Excelente medida de combate á corrupção.Não há mel....ninguém lambe os dedos.
- xarneco O investimento desde que necessario e indispensal, so' tras beneficios, criacao deempregos etc.
- nokas Á,e não se esqueçam de vender mais património!
- nokas É fácil matar o bicho,é só aumentar mais os impostos e pô-lo(ao monstro) num programa das novas oportunidades e desta vez,numa sala sem faxes,antes que o bicho nos mate a nós!
- xarneco Se fosse eu a mandar. 1-Parar de empregar 2-Reduzir o superflue 3-Endossar obras e trabalhos a privados (mais barato) 4-Investir so no indispensal (utildades pubicas) 5-Recolha do lixo a privados 6- Renegociar as dividas aos bancos. Ainda haveria mais, mas fico-me por aqui.
- JB Este palavreado transposto para as famílias, significa cortar nas despesas com computadores, secretárias/mobiliário que proporcione melhores condições para a educação e preparação profissional dos filhos, por troca com despesas com férias, divertimento, jantaradas, etc. Qualquer aluno do 2ºano (economia) do prof. Cavaco Silva sabe que é um erro, mas não há ninguém que se oponha a este regabofe..
Na Foto - Teixeira Pinto - Ministro das Finanças

Sem comentários: