Observatórios e sondas vão testar teorias de Einstein
NASA procura origens do Universo
***
Como surgiu o Universo e como se transformou naquilo que é hoje? Estas questões intrigaram Albert Einstein de tal modo que foram o ponto de partida para as teorias que o tornaram famoso.
Agora a agência espacial norte-americana, NASA, decidiu aprofundar essas teorias com uma série de missões que irão estudar os fenómenos mais exóticos que acontecem no Espaço.
O recém-criado Departamento das Sondas Einstein vai coordenar cinco missões que pretendem estudar os buracos-negros e procurar pistas para a origem e evolução do Universo. O plano inclui dois grandes observatórios em órbita e uma série de sondas mais pequenas. O primeiro observatório a ser lançado, em 2015, vai procurar ondas gravitacionais. Segundo o astrónomo Martin Barstow, as ondas são “uma oscilação no Espaço e no Tempo, da mesma forma que a luz é uma oscilação no espaço electromagnético e o som uma oscilação no gás”
Outra missão implica a construção de uma sonda específica para procurar ‘energia negra’. Apesar de o Universo ser constituído em mais de 70% por este tipo de energia, ninguém sabe ao certo de que se trata. Foi através da observação das violentas explosões de supernovas que a ‘energia negra’ foi descoberta, em 1998.
in Correio da Manhã, 2007.06.30
Gravura - Estudo dos buracos-negros existentes no Espaço é prioridade
Para saber mais visitar:
Sem comentários:
Enviar um comentário