A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, setembro 01, 2007

Dia a Dia - O caso Somague

.
* Eduardo Dâmaso,
Director-Adjunto
.
O financiamento da Somague ao PSD nas autárquicas de 2001, que Santana Lopes ganhou a João Soares, é um processo que ainda vai no adro mas já tem duas interessantes declarações.
.
Diogo Vaz Guedes, patrão da construtora, considera o caso “um assunto encerrado”. José Luís Arnaut, secretário-geral do PSD à época, veio dizer que assume a responsabilidade política mas que, afinal, tudo passava pelas mãos do seu vice, Vieira de Castro, nomeado secretário de Estado das Obras Públicas quando Durão Barroso ganhou, e que, agora, não pode falar por se encontrar doente.
.
Uma e outra são declarações ridículas mas que exprimem o tipo de atitude que muitos poderes fácticos ainda têm neste País face à acção da Justiça. É óbvio que, se o Ministério Público quiser, este não é um “assunto encerrado” e, também óbvio, não esbarra num abstracto assumir de “responsabilidades políticas”. O secretário-geral de um partido não pode julgar que a sua responsabilidade penal se esvai com uma assobiadela para o lado, na direcção do ‘companheiro’ em que delegou toda a sua confiança para tratar das finanças.
.
O Ministério Público deve investigar este caso como qualquer outro. E pedir explicações tanto a esse PSD barrosista, que aguarda a sua hora para regressar aos comandos do partido, como ao senhor construtor que, ainda por cima, faz parte de um movimento, o tal Compromisso Portugal, que julgar ter uma visão sobre o futuro da pátria...
.
in Correio da Manhã 2007.08.26
.
» Artigos Relacionados
.
NOTA - Esta notícia não terá provocado quaisquer comentários on line dos leitores do CM (VN)

Sem comentários: