Dia a dia - Cursos de engenhoca
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* João Vaz,
Redactor Principal
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De todos os motivos de protesto na Educação – milhares de professores remetidos ao desemprego, pais aflitos com a demora da abertura das creches e alunos obrigados a ir à escola mais longe de casa –, nenhum alerta é tão importante como o feito pelo bastonário da Ordem dos Engenheiros sobre a degradação do Ensino.
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O Ensino Superior universitário e politécnico deixou de ser um assunto de Educação para se tornar, em muitos casos, num negócio pouco digno. Gerou-se um sistema que necessita de estudantes como clientes e não quer nem saber se o diploma que fornece serve para alguma coisa. O bastonário da Ordem dos Engenheiros que se tornou na instância de acreditação dos diplomados, não tem dúvidas que das centenas de cursos de Engenharia não faz sentido existirem mais de 60/70 e que muitos são “marketing puro”.
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A situação é intolerável. Não era necessário haver provas de Inglês Técnico feitas por fax para se perceber como o sistema está podre. Basta observar o Ensino Superior público, onde o prioritário é ter alunos para receber financiamento e só depois avaliar o que se ensina e se aprende. Tem de se modificar este sistema viciado. O País precisa de muitos jovens engenheiros e outros licenciados para se desenvolver. E para que os sonhos não se desfaçam por causa do desemprego é decisivo que os conhecimentos e competências abram as maiores perspectivas no mundo do trabalho. Sem escola não se vai longe.
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in Correio da Manhã 2007.09.04
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» Comentários CM on line
Terça-feira, 4 Setembro
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- maria Porque é que será que cada vez mais o Estado financia as escolas privadas, que florescem a olhos vistos em locais onde existem as escolas públicas, promovendo a "fuga" dos alunos para esse ensino?
- nãomeapetecedizeronome E então? Parece que descobriu a pólvora! Desde quando alguém desconhece que o ensino em Portugal é uma fonte de negócio e rendimento como qualquer outra? A diferença(?)é que o exemplo de honestidade devia vir de cima, e, é de onde precisamente veem os maus exemplos e incentivos a práticas inaceitáveis, como sejam educadores ilegais ou abandono escolar com as consequências que ninguém quer admitir!não
- nãomeapetecedizeronome E então? Parece que descobriu a pólvora! Desde quando alguém desconhece que o ensino em Portugal é uma fonte de negócio e rendimento como qualquer outra? A diferença(?)é que o exemplo de honestidade devia vir de cima, e, é de onde precisamente veem os maus exemplos e incentivos a práticas inaceitáveis, como sejam educadores ilegais ou abandono escolar com as consequências que ninguém quer admitir!não
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