A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, setembro 04, 2007

Saúde: Estudo inglês alerta para aumento da mortalidade


Mais casos de morte com Urgências mais distantes
.
* Cristina Serra
.
Um aumento de dez quilómetros, em linha recta, da distância onde se encontra o doente até chegar a um Serviço de Urgência representa um acréscimo de um por cento na mortalidade, revela um estudo inglês. Estas conclusões levam os médicos portugueses a apelar ao ministro da Saúde, Correia de Campos, para a necessidade de uma reflexão, uma vez que está a ser implementada a reforma dos Serviços de Urgência, alvo de críticas da Ordem dos Médicos.
.
Preocupada pelo facto da reestruturação dos serviços de emergência poderem implicar, para os doentes, um aumento do risco de vida, quando o percurso se torna mais longo até aos serviços hospitalares, a Associação Britânica de Medicina de Emergência estudou os casos de 10 315 pacientes em risco de vida (excluindo paragens cardio-respiratórias). Estes foram transportados por quatros serviços de ambulâncias do National Health Service (Serviço Nacional de Saúde britânico).
.
A conclusão do estudo científico, publicado no último número do ‘Emergency Medicine Journal’ revela que existe incremento do número de mortes (um por cento da taxa de mortalidade) quando a distância aumenta em dez quilómetros em linha recta. Perante este dado, o Sindicato Independente dos Médicos apela ao ministro a reflectir, uma vez que “que está empenhado na reestruturação das Urgências”.
.
Isabel Caixeiro, presidente da Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos, diz-se atenta à reforma para ver “se se fecham primeiro as Urgências antes de ser estruturado o sector e implementada uma solução de proximidade à população”.
.
“Quanto aos Serviços de Atendimento Permanente (SAP), ainda não se percebeu a definição, umas vezes são urgências, outras não. Em Vila Real e Albufeira estão a funcionar como Urgências Básicas, com os mesmos profissionais de saúde.
.
”O CM tentou um comentário do Ministério da Saúde, sem sucesso.
.
TRÊS NÍVEIS DE SERVIÇOS DE URGÊNCIA
.
BÁSICAS
.
O relatório final da comissão que avaliou a reestruturação das Urgências defende que as Urgências Básicas devem ter uma acessibilidade, em condições normais, superior a 60 minutos em relação à Urgência Médico-Cirúrgica. Serve mais de 40 mil habitantes.
.
CIRÚRGICAS
.
A Urgência Médico-Cirúrgica deve localizar-se de modo a que, dentro das áreas de influência, os trajectos terrestres não excedam os 60 minutos entre o local de doença ou acidente e o hospital.O serviço deve distar mais de 60 minutos de outro semelhante.
.
POLIVALENTE
.
O Serviço de Urgência Polivalente é o mais diferenciado de resposta à situação de urgência/emergência, localizando-se num hospital central ou centro hospitalar. A reforma dita que haja 58 Urgências hospitalares e 25 básicas nos centros de saúde.
.
in Correio da Manhã 2007.09.03

.
.

» Comentários no CM on line
Segunda-feira, 3 Setembro
.
- Xixarro O que este governo quer, é que morram mais pessoas (principalmente reformados) para não pagar pensões e diminuir o déficit.
- Rui Tavares Sr. Ministro, a realidade em Portugal é bem diferente de outros países e o seu conceito para restruturar um serviço nacional de saúde está cheio de erros! O senhor não está a pensar nos mais desfavorecidos ( os que têm € nunca iriam para os hospitais tradicionais!!!); V.Exªa não vê que se continua a perder tudo - não há qualidade no atendimento, no diagnóstico e no tratamento!... somos só números!
- Kátia Na 6ª feira, morreu um Sr. nas urgências de Amadora/Sintra porque a ambulância demorou 30m a chegar ao local onde o sr. se encontrava...
- antonio silva Havia de ser pior, porque quem vota em cores partidárias, em detrimento de competência e honestidade, merece pior muito pior, é comer e calar como é habitual.
- Carvalho Este ministro ficará na história como aquele que pôs cidadãos portugueses a nascer em Espanha, com isto está tudo dito. Quando alguém do interior morrer a caminho de um hospital e um familiar perder a cabeça e der um tiro no ministro... Coitadinho do ministro que era tão bom! O povo que se lixe.
- valter cabrita A política deste (des)governo é a mais vil, mais hopócrita, mais autista, mais arrogante e mais anti-social que este País alguma vez teve. A culpa é nossa porque ainda não fomos capazes de dar uma "vassourada no lixo".
- Grito de revolta Em paises decentes é que se fazem estudos desses; aqui os unicos estudos que se fazem é sobre como roubar mais dinheiro aos contribuintes e como é que se podem tirar mais direitos a quem trabalha.
- António Machado - Braga E o Ministro desvaloriza esta situação, alegando decorrer das eleições na Ordem dos Médicos, pelo que continua a encerrar postos de atendimento! Só é pena que não se encerre também! (Braga)
- carlos almeida Este Ministro da Saúde não vai fazer nada de bom para melhorar a oferta da qualidade de saúde, antes pelo contrário, porque ele só vê a Saúde pelo lado económico e assim cada vez estamos mais tramados. Houve quem já disses, quem quiser saúde tem que a pagar,portanto os pobres irão morrendo lentamente. Esta é, lamentávelmente a situação.
- Lusitano em França 60 minutos nas zonas montanhosas representa 25/30 Kms, menos que seja um ricaço para ir de helicóptero, nessa altura 60 minutos pode ser de Coimbra a Lisboa, não é Srs M(s)inistros?
- Um português O que o estudo inglês diz, também, é que o cidadão comum e a maioria dos profissionis de saúde têm a mesma opinião. Este é o Governo do quero, posso e mando, tudo o que ou outros pensam, e dizem, são palavras ocas. Um Governo onde predomina a arrogância.
- Baptista Isto mais se parece com uma limpeza étnica com métodos cirúrgicos aplicada por este governo.Parede
.
Foto de Pedro Catarino (Um estudo inglês conclui que há mais risco de morte para o doente quando a Urgência está longe)

Sem comentários: