A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, setembro 28, 2007

1974 - 25 de Abril a 28 de Setembro








* Victor Nogueira
.
Tentando inverter o curso da história, pretendendo que retornasse a um golpe palaciano o que fora transtornado pelas manifestações e reivindicações populares na Rua e nos Locais de Trabalho, por melhores comdições e qualidade de vida, Foi convocada com a cobertura do General Spínola, que acompanhara as tropas nazis durante a II Guerra Colonial, uma manifestação chamada da Maioria Silenciosa, maioritariamente provenientes do Norte onde a Igreja apoiara o facismo. Tal manifestação foi convocada para 28 de Setembro, para repôr aquilo que Spínola entendia ser o espírito original do 25 de Abril, que não conseguiu impôr: uma federação com as colónias, autodeterminadas mas não independentes, a continuação das actividades da PIFDE/DGS, a instauração dum regime autoritário sob a sua batuta, o não reconhecimento de Partidos Políticos, a manutenção de presos políticos, a proibição do PCP editar o AvANTE e de utilizar a foice e o martelo.
.
Os manifestantes foram impedidos de entrar em Lisboa devido às barricadas às entradas de Lisboa, constituídas por civis e militares.
.
Face a fracasso da sua manobra, Spínola foi forçado a demitir-se do cargo de Presidente da República, sem antes pronunciar públicamente um discurso apocalíptico.
.
Hoje é 28 de Setembro e passam-se 33 anos sobre os acontecimentos narrados.
.
.
Para quem quiser, aqui ficam algumas sugestões de visita:

Sem comentários: