A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, setembro 29, 2007

Fátima: Construtora entrega a chave no dia 9 - Nova igreja custa o dobro

.
* Isabel Jordão,
Leiria
.
A basílica vai custar o dobro dos 40 milhões de euros previstos pelo Santuário de Fátima. Está quase pronta e será inaugurada a 12 de Outubro por um cardeal enviado pelo Papa, constituindo o ponto alto da peregrinação e encerrando as comemorações dos 90 anos das aparições.
.
A nova igreja – que ainda não se chama basílica porque esse título é concedido pelo Vaticano em função da sua história e arte – custou entre 60 a 70 milhões de euros, incluindo o mobiliário e as obras de arte. Mas o investimento chegará aos 80 milhões de euros, quando for feito o túnel subterrâneo para onde será desviado o trânsito automóvel, assim que avançar a reabilitação da avenida D. José Alves Correia da Silva.
.
Monsenhor Luciano Guerra contava gastar 40 milhões de euros, mas os dez anos que decorreram entre o projecto inicial e a conclusão da obra levaram a uma derrapagem significativa, justificada com a necessidade de fazer trabalhos que não estavam previstos e a actualização de preços. Por exemplo, algumas das estacas das fundações estão a 32 metros de profundidade, quando não se esperava ir tão fundo, e o betão cinzento foi substituído pelo branco, que é mais caro e a sua aplicação obrigou a recorrer a um processo complexo de arrefecimento com azoto líquido.
.
O mais espectacular da obra são as duas vigas paralelas que sustentam toda a estrutura e terminam no altar principal, onde foi colocado um painel com 500 metros quadrados em azulejos moldados à mão e aplicações em quatro tipos de ouro.
.
O Papa João Paulo II, que esteve três vezes na Cova da Iria, terá uma praça com o seu nome e uma escultura – da autoria de um artista polaco – à entrada da nova igreja.
.
UMA IDEIA COM VINTE ANOS
.
A ideia de construir uma nova igreja no Santuário de Fátima tem pelo menos vinte anos e nasceu da constatação de que a Basílica é insuficiente para acolher todos os peregrinos. Depois de vários estudos, foi decidido construir um complexo com duas áreas: a Igreja da Santíssima Trindade (com 8633 lugares sentados) e cinco capelas da reconciliação, já que chegam a confessar-se seis mil pessoas em dias de peregrinação. As capelas ficam sob a actual praça Pio XII.
.
NÚMEROS
.
3.500 pessoas trabalharam na construção da obra.
8.633 lugares sentados é a capacidade da noval igreja
.3.200 quilos é o peso da porta principal em bronze.
42.818 metros cúbicos de betão cinzento e branco gastos.
.
in Correio da Manhã, 2007.09.26
.
Foto - Ricardo Graça (Vinte pessoas estão a instalar, há quatro meses, o painel de fundo do altar principal)
.
Comentários no CM on line
Quinta-feira, 27 Setembro
.
- R.Mendes Existe tanta miséria em Portugal. Estão a estragar o significado de Fátima.
- ruyset Pois é,,,,crise humhum..donde vem o dinheiro...hum..todo o povo ajuda a igreja..e a igreja..vivem bem,muito bem,,,,afinal não são só as autarquias que escorregam nos orçamentos.(negocios e dos lucrativos) a Biblia fala realmente em muita coisa,,mas não em negocios de milhoes,,,e enormes contas bancarias.
- maria Que admirável mundo novo! Tanto dinheirinho que a igreja tem! A minha alma está parva!
- JoseFins Respeito inquestionavelmente a crença religiosa de cada um!.. também tenho a minha!!.. Sei que são necessários condignos lugares de culto!... Mas, quando se fala em "derrapagens", bem... afinal sabe-se ou não o que são previsões?... era melhor arranjar outros argumentos... Não, não... coisas destas não.. atentados à pobreza.. já nos habituaram às derrapagens de milhões!... Não, não!!
- Antonio Mintoco Nao se preocupem porque chegara o tempo em que nao ficara pedra sobre pedra sem ser derrubada
- Manuel Duarte Sou agnóstico.Qualidade ou defeito é convosco.Não me rala que os crentes de uma religião subsidiem a construção de catedrais faraónicas. O que me preocupa é que existam falsos crentes a´afirmarem que a Igreja Católica não recebe nada do Estado. Recebe é não é pouco.É só ver o valor das verbas anuais do OGE para a Igreja em todo o país! Gostava de saber para onde vai esse dinheiro. Para o Céu?
- RT Só não vê que não quer... Fátima tornou-se em mera atracção turística, turismo religioso, vá... E depois queixe-se a Santa Sé que a descrença se alastre pelo mundo...ele há hipócritas!
- Pedro Surpreenderam-me mais aqueles comentários que mostram grandeza humana,simplicidade,e despojamento do luxo, do que aqueles que hipocritamente preferem ter uma catedral a tresandar a riquismo ofensivo para alimentar o pagode domingueiro. Cristo disse que a Igreja era dos pobres para os pobres, Não consta que tenha vindo à Terra para se banquetear com ricaços. Esses já tem Deus: o Deus dinheiro!
- Filipe A Biblia diz: Que Deus não habita em casas feitas por mãos de homens, ele habita sim na vida de quem vive os seus mandametos (pratica).
- D.Ferreira Sou ex-seminarista,do curso de D.Policarpo, e penso quão felizes seriam milhares de famintos do nosso país, se pudessem matar a fome com as migalhas desperdiçadas pela IGREJA CATÒLICA. Um Escândalo,este fausto. Para mim a religião católica acababou neste dia.Requiam por ela. Vergonhoso!
- Tatagua Isto sim, é pornografia (imoralidade), tal como os salários semanais de alguns 'bonecos da bola'. E agora pergunto: quanto custará a manutenção do reluzente mastodonte arquitectónico. Ah, pois é, já me esquecia... a fé não se discute.
- A. Pavão Jesus se voltasse ao "templo", desta vez teria de vir munido de algo mais substancial que uma simples "vergasta". Tenham vergonha! Em vez de gastarem em "mealheiros" luxuosos e gigantes, ajudem o país a sair da crise...
Quarta-feira, 26 Setembro- Filipe Laires Como é possível gastar tanto $ numa igreja??? Deveriam utiliza-lo p/ajudar instituições necessitadas. Deveriam ter vergonha de utilizar o $ dos seus fieis desta forma. Jesus era pobre e Nª Senhora apenas pediu k fosse construida 1 pequena capela no local. Sou catolico, mas $ meu NUNCA!!!
- bokas Fátima é uma grande negociata! Quantos e quantos milhões ganha a igreja á custa dos crentes, que se deixam ir nestas conversas. Não paguem promessas; pessam ajuda monetária para remédios e comida e verão o pontapé que levam!
- Simões 2 - qual a utilidade de uma nova catedral, se já havia umalá? Ficam agora frente a frente e para quê? A " santa madre igreja " continua a deliciar-se com os euros que os coitados dos crentes lá depositam diariamente e com muito gosto. Cada um sabe de si, mas julgo muito melhor ajudar um pobre do que alimentar esse " banco " da santa igreja, rica de vícios.Santa ignorância a deste povo.
- Simões 1 - sou crente em Deus, mas não sigo nenhuma das pseudo religiões que há por aí, como a católica, protestante, muçulmana e judia. depois há as seitas como os "vampiros" da IURD, a MANÁ, etc, etc... Não devemos ser burros, com 2 palas á volta dos olhos e aceitar tudo o que os " vendilhões do templo" dizem. Se em Fátima já havia uma catedral, para quê fazer outra? E logo por 80 milhões...
- Graça Afonso Esse dinheiro já dava para ajudar muitas pessoas em situação económica dificil!
- sta marta Desculpem a minha ignorância....mas uma das missões da igreja católica, não é ajudar os pobres e os necessitados??? Se sim não percebo com tantos pobres e os milhares a morrer por dia em Àfrica, à fome e gastam 80 milhões num "santuário" ou galinha dos ovos de ouro, e isto no k será o "investimento", estou confuso......
- Jorge Silva Jesus era pobre mas não era burro.
- Samuezi MUITOS FALAM DA IGREJA DE FATIMA, FUTURA BASÍLICA. SERÁ POR INVEJA QUE FALAM? É QUE O DINHEIRO ALI GASTO NÃO É DOS IMPOSTOS, NEM DO ESTADO, O DINHEIRO ERA DO POVO, DE QUEM DESEJASSE DAR PARA ESTE FIM. JESUS ERA POBRE E AGORA A IGREJA JÁ NÃO É... QUANDO COMEÇOU O MUNDO OS HUMANOS ANDAVAM NUS E AGORA JÁ NÃO ANDAM. SANTA IGNORANCIA. PERDOAI-LHES SENHOR QUE ELES NÃO SABEM O QUE DIZEM. Caparica
.
.

» Comentários
Quarta-feira, 26 Setembro- Ze Carioca(7) Como alguém disse: SER RICO NÃO É PECADO. SER POBRE, DESONESTO E INGRATO, ISSO SIM É PECADO.Eu, sou remediado, mas não sou como o cão que ignora quem lhe mata a fome.
- Jorge Pais Esta não é nenhuma situação nova. Há quinze séculos que a Igreja Católica "investe" em grandes templos. É a sua imagem de marca. Além disso, convêm não esquecer que os inúmeros templos espalhados pelos país (ex.: Convento de Mafra, orgulho de muitos portugueses) foram construídos com o ouro do Brasil resultante do infame comércio triangular. Hoje é através dos fieis que contribuem voluntariamente.
- Ze carioca(7) Mas quanto à fé que professamos e àquilo que a Igreja católica faz e pratica,repito, quem tem com isso? Perguntem às outras religiões em Portugal, o que fizeram ou fazem pelos portugueses?Os ditos laicos, que dizer? Aturá-los...O problema é quando estes comentadores invejosos têm problemas...LÁ VÃO ELES A FÁTIMA REZAR...coitados...pobres de espírito.
- Ze carioca(6) Desculpem, se por qualquer forma vou ser grosso de linguagem, mas, muitos dos comentarios que leio aqui,são o relexo e a imagem verdadeira do país que infelizmente temos.Ignorância de um povo, de gente, que, quiçá, as muitas que por aqui opinam têm somente o 9º ano. Eu tenho a 4ª classe antiga e não é por isso que digo, que quase a totalidade, está a pagar o preço pelo voto que meteu na urna.
- Aristides Eu por acaso também não dei um "chavo" para esta obra, mas concordo perfeitamente com ela. Se a Igreja tem dinheiro, faz muito bem em construir uma Capela com esta dimensão e com esta qualidade. Afinal o que é que Fátima tem a menos que o Vaticano?
- jr volta MARQUES DE POMBAL...
- Marisa É quase mais rápido projectar e construir uma Igreja( enorme) do que reparar o tunel do Rossio.... Com sorte custa até um bocadito mais! Fantástico!!!!!!
- costa Os padres, bispos e cardeal, podem estar descansados porque os crentes pagam outra basílica ainda maior,se for preciso! É da fé das pessoa simples que estes abutres vivem!
- Serafim Silva Sou crente em Deus e tenho a minha fé mas recuso-me a alinhar pelo diapasão destes sotainas que andam a apregoar o bem em nome de Deus e a falar nos pobres para depois viverem da megalomania, da opulencia e do luxo. Com o que ja existe em Fátima estes milhoes eram muito mais bem empregues se fossem doados aos nucleos infantis dos IPO de Lisboa e Porto para compra de aparelhagem e melhoramentos.
- Vitor - Canadá Quantas vidas carenciadas poderiam ser melhoradas com esta fortuna! Mas lá está, a Igreja continua a dizer: "faz como eu digo, não como eu faço". PARECE QUE A HIPOCRISIA NÃO É PECADO...
- sousa Quase todas as obras particulares sofrem acréscimo de custo face á expectativa inicial, mesmo que não sejam complexas. Porque são necessários trabalhos não previstos. Mas agora no Estado para acabar uma obra vão ser necessários mais um concurso e mais uma obra, pelo que o prazo atrasa-se e afinal os custos vão aumentar...Em nome da transparência e do culpado, o que não será atingido!
- Atomina 80 milhões para quantos lares de idosos, de crianças maltratadas e animais abandonados não dariam? Não agradariam mais a Deus essas obras? Jesus Cristo volta à Terra e castiga esses fariseus!
- Jotajota Para que é este novo riquismo? Já é tempo de o Estado, começar a tributar a Igreja. Não se compreende, como é que o seminário de Almada, que está vazio e os terrenos à volta do Cristo Rei, cerca de 50 ha. ainda estão na posse da Igreja, quando já não tem actividade nenhuma.
- Ze Carioca(5) Haja verdade nas opiniões e não meras frases de ocasião, que só demonstram desconhecimento e falta de cultura que grassa em Portugal. Meus amigos(as). Quem é que mais fez por África? A Igreja, os missionários. E vocês, os deslumbrados da palavra que fizeram? O QUÊ?
- Ze Carioca(5) Haja verdade nas opiniões e não meras frases de ocasião, que só demonstram desconhecimento e falta de cultura que grassa em Portugal.Meus amigos(as).Quem é que mais fez por África?A Igreja, os missionários. E vocês, os deslumbrados da palavra que fizeram? O QUÊ?
- Ze Carioca(4) Vejam a trupe que faz parte do Governo. É vê-los enriquecer, Vitorinos, Jorge Coelhos, Varas, Fernandos Gomes,etc. De quem é esse dinheiro, se eles têm um ordenado? Promiscuidades. Se calhar, muitos dos que criticam hoje a Igreja, já precisaram dela em tempos, ou mataram a fominha aos seus progenitores. Portugal é só inveja e ingratidão. Até em Presidente da Sta Casa da Misericórdia. está um politiqueiro.
- Portuga da Silva Que pode interessar se a construção da nova Basílica de Fátima custe mais 40 Milhðes de euros de que o orçamento original se o "trunfo" parece continuar a ser coroas? O que é preciso é que todos fiquem felizes.O resto será conversa...
- Ze Carioca(3) A Igreja não tem que dar satisfações a ninguém. Nomeadamente ao Governo PS; que ingrato, esquece que esta igreja é que alimenta,recebe e dá o total apoio aos pobres de Portugal.Não enche os bolsos aos amigos com pseudo-estudos para coisa nenhuma. Vejam a miseria dos hospitais publicos, as creches, as ex.escolas,ex.maternidades, prisões transformadas em quiosques de venda de drogas.
- JOSÉ Vai-se ao Vaticano todos dizem é lindo,muito grande, espectacular. Porque não em FATIMA? Só deu dinheiro quem quis. As excursões da minha sogra são a Fatima, ela gosta e sente-se bem, temos que respeitar os outros. Quem quer casa trabalhe não espero subsidios do governo, a ai é que o dinheiro é de dos contribuintes.
- fernando camacho Há anos, por curiosidade fui a Fátima para ver a sua imponência. Muitas pessoas introduziram esmolas nas respectivas caixas. Eu coloquei a carica de uma cerveja.Por isso a nova basílica não tem o meu contributo. Para terminar devo dizer que sou católico mas a mim os padres não me ensinam nada.Quando rezo, faço-o em casa. Macau
.
.

» Comentários
Quarta-feira, 26 Setembro
.
- Maria do Céu Eu sou católica e praticante, mas não sou nem cega nem desumana graças a Deus; Acho que esses milhares dava 4 paredes para tanta gente que não tem 1 telha e dava tantas panelas de sopa para matar a fome que mata tanta gente, que também são filhos de Deus:Sei e tenho a certeza Nª Srªe Deus vão dar Castigo a quem é tão desumano e Parvo: Por não se lembrarem de quem está à chuva a morrer de FOME: Santarem
- Zagallo (ex-combatente do Ultramar) - Brasil Mandar dinheiro para África? Essa é boa! Mais valia pagar aos espoliados do Ultramar, que. depois de vidas de trabalho, lá deixaram tudo, vítimas de políticos que se se dizem portugueses e na volta traíram Portugal, de conivência com o Kremlin. Esses sim, merecem ser ajudados.
- Diamantino Santos Em nome da fé de Deus, os "chicos-espertos"continuam a esfregar as mãos de contentamento e a facturar milhões. Não vejo qaulquer diferença de peso entre os "chicops-espertos" da Igreja de Deus (como se sabe, ex-bancários!)e os "chicos-espertos" da igreja Católica. Por muito menos Cristo correu com os vendilhões. Era o que fazia falta.E de vez por todas.
- sandokan sou crente mas nunca fui convencido pela moral dos padres e afins.Pedem às pessoas para se libertarem dos valores terrenos etc...depois rodeiam-se desses mesmos valores duma forma exibicionista e sem respeito para com os que nem para comer têm.Deixem as talhas douradas e iluminem as casas dos pobres com comida e medicamentos.Leiria
- Miguel André Enfim...despesismo português a funcionar ao seu melhor nível..sem palavras
- Carlos Construirem hospitais, creches, escolas, instalações para os sem abrigo, esquadras etc. "Tá quieto"!!!!
- Carlos É assim que apoiam os mais necessitados!Tanta gente a precisar de cuidados básicos e na miséria!O que a gente precisa para sobreviver é de cimento,ferro,esculturas megalómanos, mármores, etc!Que Vergonha. Nunca me enganaram!
- LuisB - Italia Não compreendo como seja assim tão importante para a igreja católica investir milhões de euros numa nova igreja quando milhões de cristãos no mundo nem sequer tem pão para sobreviver dia após dia. Milhares de missionários no mundo devem levar avante projectos de ajuda humanitária sem mínimo de recursos para que o esplendor dos senhores que comandam a igreja católica facam a sua bela figura.
- João As igrejas e outras entidades religiosas deviam ser taxadas como uma empresa, destes nao tenho pena nenhuma. São uns sanguessugas da sociedade e empregam mal a palavra de Deus. Sempre agiram de má fé e em proveito próprio desde sempre. Portanto acabem com estas entidades religiosas que enganam as pessoas ou façam-nos pagar impostos.
- Joa Andam nas missas, mas o seu egoísmo continua,com algumas excepções.Vêm cá para fora e continuam maus e dificultar a vida ao próximo.Era como o padre da casa pia que mora em Miratejo- e envolvido no processo - que dava moral, mas demosntrava pouca e chegou a casar com uma aluna, como é sabido publicamente.
- António Os moralistas..para os outros! Basta ver que advogam a piedade a bondade, a pobreza, Mas alinham com a tortura da tourada, em festas de santos que nada tem de valores cristãos, pelo contrário são manifestações de maldade e crueldade, acumulam riquezas imensas-como as "misericórdias" que ficam com os bens dos idosos, ou seja, Faz o que eu digo mas não faças o que eu faço! A cura e "salvação" está em nós, não na Igreja.
- Gomes (Genève) Como católico que sou , também não compreendo o porquê desta nova Basílica , não compreendo o porquê desta obra estar orçamentada em 40 Milhões e depois custar o dobro e também não compreendo o porquê de o PAPA enviar um Cardeal para a sua inauguração , porque os Portugueses queriam cá o PAPA e não um Cardeal, porque para isso já temos 2 Cardeais, vê-se mesmo que este PAPA não gosta de Portugal.
- Luisa Agora pergunto eu.. Nas celebracoes do 13 de Maio, quem podera entrar dentro da basilica? Os ricos famosos, personalidades ricas ou os cidadoes pobres e doentes que procuram um momento diante do nosso PAI para aliviar a dor? Sera que alguem pode responder?
- João a igreja no seu melhor, a acumular património e cada vez mais rica, não percebo como há gente que cai nessa das caridades. era como a associação Abraço a pedir a necessitados e a pagar ordenadões aos amigos directores de 700 contos! Jesus defendia a pobreza, para quê essas construções de luxo?
- Sofia Na verdade, todos somos chamados a ajudar os mais necessitados. Acima de tudo é um dever moral e não religioso... Quem tem OBRIGAÇÃO o fazer é o ESTADO PORTUGUÊS que é para lá que vão os nossos impostos!!! As pessoas esquecem-se que muitas vezes quem alimenta e apoia os mais necessitados são as Instituições Religiosas, porque o ESTADO, está mais preocupado em pagar a quem não quer fazer nada!
- AQUI Aqui também se erram as contas...e nas mãos de quem é tão apertado. Não são só as do Estado. Será que engenheiros e arquitetos fizeram o curso ou receberam o diploma como benesse e encomenda?
- Aghenriques Sou crente a Deus, pois só graças a ele, estou neste mundo vivo.Concedeu-nos a inteligência, para nos diferenciar dos restantes seres vivos e podermos assim permitir a vida aos mais fracos. infelizmente exemplos contrários estão bem presentes, as classes dirigentes, Sejam, Religiosas ou Politicas, dão-lhes muito pouca ou nenhuma importância. Vivendo faustosamente! Lisboa
- HELDER ANTÓNIO em lugar de fazerem mais igrejas dêem mas é esse dinheiro para fazer casas para as pessoas carenciadas,eu por mim não dou um centavo á igreja
- bigaitas jesus O POBRE disse: querem estar na primeira fila caiados por fora e podres por dentro, tanta riqueza que não agrada a DEUS. que lhe respondeu o rico baixou a cabeça e nao seguiu JESUS. Ostentação de tanta riqueza e tanta miseria em PORTUGAL. Quando Jesus voltar ele disse: VOLTAREI. Muitos não subiram com ele.
- A Carvalho É triste ver a ignorância de algumas pessoas. Ainda se consegue ler alguns comentários a defender aquela obra. Meus Caros(as) o grande problema não é a construção da capela, são as ornamentações a ouro e bronze. Foi assim que Jesus nos mandou viver? Podiam construir uma casita mais baratuxa o efeito era o mesmo. Desculpem, IGNORANTES...Aveiro
.
.

» Comentários
Quarta-feira, 26 Setembro
.
- Rui Carvalho Não é só nas obras do estado que há derrapagens finaceiras.O problema está neste país que chama Portugal. Gostava de saber como é que as ofertas e esmolas que caiem aos milhares de euros são contabilizadas e por quem. Fala-se tanto em desvios de dinheiro no que é publico e nas religiões, não haverá?
- Jose Batista Sou ateu, mas precisamos de coisas bonitas no nosso pais. No estrangeiro gostamos de ver belas obras, porque não cá em PORTUGAL? Dinheiro para Africa já foi tanto e onde está ele? A nova igreja de FATIMA, vai servir quem é crente e não só, e basta e lá para se ficar mergulado numa paz. Fatima tambem faz parte do turismo no nosso pais.
- Manuel Silva Mundo cão este! E assim vive no fausto e na opulência esta classe pseudo monárquica absoluta e diatatoria, que nada produz e vive à custa do alheio e para quem a mulher é um ser inferior. E estamos nós no ano de 2007! Lisboa
- Ze Carioca(2)-Viseu Os que são contra esta obra, que se calem.O dinheiro não é dos contribuintes, é de quem quis dar ofertas.Olhem mais para as obras megalómanas onde o Governo esbanja, esse sim, o NOSSO dinheiro dos impostos.Ajudar a Africa compete aos países ricos que fomentam as guerras vendendo armas,espalhando a morte e a fome.Os USA,A França,U.K., Russia,etc.Ou peçam à Fundação do "laico" Mario Soares.
- LOPES CARLOS - Bruxelas 1.Compreendo a necessidade de acolher bem os Peregrinos. 2.Mas,segundo a Mensagem de Fátima, aquilo que a SENHORA pediu aos CRENTES foi uma humilde CAPELINHA. 3.A Verdadeira Catedral está no Coração dos Crentes e não em edifícios. 4.A Fátima que amo é a Capelinha,as casas das Famílias dos Pastorinhos (Valinhos) e o novo Museu VIDA DE CRISTO e claro, as PESSOAS que aí acorrem, na sua diversidade.
- Luis Não se peocupem, agora vai ser só facturar, vai haver muito mais caixinhas de esmolas...
- Acacio Carvalho O que mais me custa é ver tantas crianças na rua, cheias de fome, tantos desalojados, e a Igreja Católica, Igreja de maior expressão no nosso País, gasta 80 milhões de euros num edificio ornamentado a ouro e com portas em bronze, tudo com dinheiro ganho em nome de Deus. Será que aos olhos d'Ele é necessário todas estas ornamentações? Jesus deu esse exemplo? É uma pena... Aveiro
- Cátia Abençoado dinheiro! Ainda somos o país dos 3F: Fátima, Futebol e Fado! Salazar devia ser um visionário, sem dúvida. Com 80 milhões de euros criavam-se muitos milhares de postos de trabalho pelo interior do país, onde tantos homens emigram e tantas mulheres se prostituem, mas os mesmos cristãos preferem gastá-lo em betão para fazer a casa do senhor. Jesus pregava ao relento,ou já estão esquecidos?
- Maria José Magalhaes 80 milhões de euros para a construção de uma basílica? De facto, é notável verificar como a Igreja católica está cada vez mais a centralizar as suas acções em prol de uma hipocrisia e falsidade profundas. É impressionante como tão depressa invocam a necessidade de praticar o combate à fome, que mata por ano milhares de pessoas, como desperdiça milhões em basílicas que apenas comportam luxúria...
- Teresa Havia necessidade desta basilica?Acho que não...
- Rui Costa Ao mesmo tempo que se gastam milhões num único edifício a igreja mantém, por vezes em estados degradantes, muitas das suas igrejas espalhadas pelo país. Quantas são as igrejas onde não se consegue suportar o frio do inverno ou o calor do verão. Quantas têm as suas estruturas em ruptura ou telhados a cair ou a deixar entrar água ? Depois admiram-se de perderem fiéis e de ninguém ir à missa.
- Silvina Fernandes Mais valia aplicar estes 80 milhões de euros em projectos de erradicação da pobreza, excluídos e marginalizados da sociedade, criação de emprego, etc.
- ANTÓNIO MARTINS Não entendo uma coisa, vivemos todos nós com bastantes dificuldades, queremos ter uma casinha pequenina e vem esta gente com obras megalomanas que não sei para quê, mais valia por uma caixa de tamanho anormal para as esmolas.
- Sancho Só as obras públicas é que não podem derrapar... se não era já aqui um coro de críticas. Já agora, aqueles que falam "em contribuintes" ou "que sai do bolso de todos nós" deviam colocar aqui com quanto é que contribuem...
- Sequeira Sempre ouvi dizer que Deus é contra a riqueza e vaidade, pois que se pode chamar a isto? Ouro, bronze,tanta gente a morrer a fome e a propria igreja a aconselhar a repartir os bens, será que nao deveria esta atitude partir da parte da propria igreja?
- Maria Isabel Almeida Ribeiro Não se poderia com um pouco de boa vontade ter feito um Hospital para as populações que em matéria de saúde nada têm...
- Vitor Neto Tanto LUXO e uma derrapagem de 40 milhões de euros... vai lá vai! No entanto, eles não devem estar preocupados, afinal, "aquilo" é uma "mina de ouro" e esse investimento vai ter o seu retorno a curto médio prazo.
- Victor C Questionam-se as taxas do SNS, mas dão-se milhões em nome da Fé. A Fé é que nos salva! Se for preciso dar donativos para criar um novo quartel de bombeiros, não os há! A Fé é que nos salva!
- Antonio Almeida sou catolico mas nem sei o que dizer aos meus filhos visto o que fazem esses arrogantes JESUS MOSTROU HUMILDADE eles qerem mostrar grandeza vergonha com o dinheiro que não suaram emigrante Lugano SVIZZERA
- Pigoita_stb_ tristeza..com tantas igrejas que portugal tem...ainda tinham que fazer mais uma...isto é gozar com o povo portugues...que cada vez lhes cortam mais as vazas.. palavras para quê..com tanta gente a necessitar.. ficará aquela igreja intacta muito tempo? Com tantos rapazitos bons a saírem da cadeia. resta-nos saber quanto tempo irá durar as suas peças valiosas da igreja!
.
.

» Comentários
Quarta-feira, 26 Setembro
.
- Vitor Reis Foi construida com dinheiro das esmolas. Pensei que esse dinheiro fosse para aplicar em esmolas aos necessitados mas afinal as sanguessugas da igreja que sacam dinheiro aos incultos, preferem brilhar com igrejas...
- manuel jose e dizem que vivemos num estado laico no entanto andam a ajudar a igreja católica a construir templos com o dinheiro daqueles que não são católicos.
- Joao Para africa? Que se lixe africa a quantidade de ajuda que esse continente ja recebeu sem ter feito absolutamente nada de jeito, para alem de comprar bentleys novos e mansoes na riviera francesa, para os lideres dos varios movimentos de libertacao! Fundos para Africa sao um desperdicio de tempo e dinheiro, alem disso a asia e a america do sul tambem tem carencias!
- Pires Sartelo Morrem por dias milhares de seres humanos à fome. Em Portugal centenas de milhares de casas não tem as comodidades básicas para uma familia viver. E os administradores com o dinheiro das ofertas á Nossa Senhora vão realizar um Monumento exemplar e unico em Portugal para mostrar ao Mundo a GRANDE MENTIRA DA RELIGIÃO...Respondam os Católicos praticantes: COMO COMEÇOU A VIDA HUMANA? FATIMA.
- Manadel Seria bom tornar-se público a parte em que o Estado Português participará com os impostos dos portugueses, católicos ou não.
- Jorge Alvaro Dinheiro muito mal gasto, estes luxos deveriam ser proibidos com tanta gente a passar fome...
- manuel vale dinheiro para áfrica?o zé eduardo dos santos já tem que chegue...
- isabel Sou católica e fico espantada como se pode gastar tanto dinheiro num local de culto, quando há tanta gente na pobreza. e atenção não digo para mandar o dinheiro para África, porque aí o dinheiro nunca chega a quem precisa. sei que não é dinheiro dos contribuintes, são donativos dados de livre vontade, mas esse dinheiro poderia ter sido aplicado de outra forma e ajudar quem precisa mesmo.
- Martins Muita gente aqui vai deixar críticas e mais críticas à acção da Igreja... Já é hábito, seja qual for o motivo... Muitos esquecem-se que a Igreja é a Instituição que mais ajuda os necessitados...deveria ajudar mais...? Concerteza que sim...e os outros...e cada um de nós...? De qualquer modo, trata-se de uma obra feita como dinheiro dos cristãos...ao contrário por ex. dos estádios de futebol.
- São Rocha é lamentável que a Igreja perca tempo na contrução de paredes em vez de alimentar os muitos seres humanos que em Portugal ainda passam fome, ainda vivem na rua, etc. porque não se constuiu um lar ou uma creche com condições exemplares para quem mais precisa? è triste esta palhaçada que mais uma vez se assiste de consumismo e gastos desgovernados em paredes ...para nada!
- mauro lança freitas vale pois é, e tanta gente a morrer de fome no nosso planeta!!!
- JAIME JORGE PEREIRA (CASTANHEIRA DO RIBATEJO) O DINHEIRO NÃO CAI DO CÉU.PORQUÊ ESTA OBRA? NÃO SOMOS RICOS,SOMOS UM PAÍS POBRE,QUE ALGUNS ANDAM A NAVEGAR BEM,E OUTROS MAL,DEUS QUER QUE TODOS SEJAMOS IGUAIS E QUE DEVEMOS A AJUDAR O PRÓXIMO,DIZ A BIBLIA, "VEM A MIM AS CRIANCINHAS,OS ONIPOTENTES E OPRIMIDOS",MAS O HOMEM Nâo o faz, "vem a mim a minha carteira que se lixe os outros".Sabem,que há muita gente que vai Missa por interesse?Não é pela FÉ!
- JAIME JORGE PEREIRA (CASTANHEIRA DO RIBATEJO) Mas, não sabem? São OBRAS PUBLICAS, QUEM PAGA? É O MESMO, O ZÉ POVINHA. Há muita gente que anda a viver à custa do Zé.E para quê aquela Basilica? Sou católico, sou pelos mais carenciados, mas sei que no MUNDO há muita gente a morrer à fome, e a Igreja não é para os fracos e oprimidos?Então? Onde está a Pratica?AJUDEM OS QUE QUEREM LEITE E PÃO, NÃO O TÊM, DÊM ABRIGO A QUEM NÃO TEM.
- Jorge Costa Se podem construir estadios de futebol para ficarem vazios porque não construirem igrejas com capacidade de 8633 lugares?Tenho certeza que estará sempre cheio de gente,enquanto que os estadios de futebol estao as moscas.
- Olho Vivo Já os factos históricos relataram um dia que Jesus era pobre e humilde e vivia da caridade. Será que Jesus também se trajava de ouro? Além de um passado vergonhoso dos tempos da inquisição, agora chegou-se á Era Moderna, explorar os crentes para aumentar o património da Igreja.
- luis.fr Bom agora ja sei para onde vai uma parte dos euros que veem da europa .Neste pais ja temos tudo o que faz falta para a nossa gente e por isso que se constroi uma igreija... E assim a vida neste pais...uns rezam por deus e outros rezam contra a miseria em que vivem...
- Ateus Porta com 3.2T de bronze... aplicações em 4 tipos de ouro...80 milhões de euros.... e depois não há dinheiro para arranjar os lares da Santa Casa. Ai meu deus andas muito mal servido cá por baixo.
- Julio Mariani-Guerreiro O banco do Vaticano e o banco mais rico do mundo,somente se distribuicem 10% era o suficiente para acabarem com a fome no mundo.A religiao é o opio do povo .
- paulo f fatima está a crescer a olhos vistos. já estou a ver: estádio novo e 1 liga.
- Fatima Herrera Deve ser uma obra bem linda quando esteja pronta. Mas e so para ir rezar? Sera preciso gastar tanto dinheiro, quando supostamente Deus era pobre e em qualquer lado podemos rezar-lhe? E se ajudassem os pobres e necessitados com o dinheiro? Porque nao se ouve que a igreja catolica ajudou este ou aquele? Nao é ajudar o próximo que manda a nossa religiao? Ou e viver em luxo e esbanjo? Fátima

Sem comentários: