A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, setembro 13, 2007

Que sucedeu a Maddie? (6) - fala-se de psicologia e não só



"ELA CONTROLA GERRY PARA VER SE ELE AGE CORRECTAMENTE",
..
José Cabrera Forneiro, especialista espanhol em psiquiatria forense, acredita que Kate esconde algo
.
- Disse que Kate tem cara de poker. O que significa isso?
.
José Cabrera Forneiro – A expressão facial não diz tudo, mas diz algo sobre a pessoa. Significa que não manifesta o mínimo rasgo emocional, como um jogador de poker. Creio que esconde algo.
.
– Está a representar?
.
JCF -Creio que sim. Desde que Maddie desapareceu mantém sempre a mesma cara séria. Sempre a olhar para o marido para ver se a actuação dele é correcta. Ela controla todas as expressões emocionais de Gerry. Ele, que aparentemente controla o casal, está a esconder algo que ela sabe e ele também já sabe.
.
– Como justifica a sua análise?
.
JCF – Estes dados são resultado de 25 anos de psiquiatria forense e de psiquiatria judicial. Na minha vida profissional falei com mais de 500 pessoas que mataram outras. Com tanto tempo aprendemos que a expressão facial esconde coisas.
.
– Kate é culpada?
.
JCF – Não a estou a culpar. Estou a dizer que esconde algo. Mas o silêncio é culpabilizador.
.
– O que terá acontecido?
.
JCF – Um acidente. Sem querer a menina morreu. Pensando nos outros dois filhos e na possibilidade de lhes retirarem a custódia, ocultaram a morte.
.
– A ida para Inglaterra...
.
JCF – Foram preparar a defesa. Denota um grande sentimento de culpa. Só não sei a causa. Não sei se sofrem por Maddie não estar ou se sofrem por algo que fizeram para que ela não esteja.
.
– Como analisa Kate?
.
JCF – A expressão dela denota uma alteração afectiva que poderia esconder, a certo momento, uma conduta de irratibilidade. A menina chora ou faz algo mal e a mãe irrita-se. Isso é possível na personalidade dela.
.
in Correio da Manhã 2007.09.12
.
Updated 20.05 Wed Sep 12 2007.
.
.
Opinião - O silêncio
.
* Moita Flores
.
Os advogados do casal McCann impuseram o silêncio à família. Ninguém fala sobre o caso pois está em segredo de justiça. É uma decisão acertada para quem está constituído arguido no processo. E para os familiares que podem prejudicar os interesses do casal no âmbito da investigação.
.
Mas é bom que fique claro que esta atitude é uma mudança radical de perspectiva. Segundo a própria polícia, foram os pais que quiseram o caso nas bocas do mundo. Antes de chamarem a PJ já haviam chamado a televisão Sky News. Construíram uma imagem de vítimas, expuseram-na, expondo-se e expondo os filhos. Organizaram iniciativas mediáticas do Vaticano até Fátima. Um reboliço a nível mundial. Não queriam que o caso fosse esquecido. Agora calam-se para, segundo os advogados, terem calma, protegerem a família e a investigação.
.
Concordo. Mas deviam ter pensado isto desde o início. Agora fica a ideia de que é preciso calar o assunto.
.
É verdade que cada um reage conforme o seu temperamento. Mas uma coisa é certa. Não existe coerência neste comportamento. Qualquer pai, ou mãe, acusado injustamente de suspeitas de homicídio de um filho, tende a berrar, estrebuchar, insultar, a desfazer quem lhe atira com uma possibilidade tão brutal para cima dos ombros.
.
Os McCann passaram do oito ao oitenta. É, como se vê, uma questão de feitio.
.
in Correio da Manhã, 2007.09.13

Sem comentários: