A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, setembro 04, 2007

EUA: Plano de ataque do Pentágono - Arrasar Irão em 3 dias

.
* F.J.Gonçalves com agências
.
Os EUA têm planos para um ataque esmagador sobre o Irão capaz de, em apenas três dias, anular a totalidade dos recursos militares daquele país. Quem o garante é Alexis Debat, director de segurança nacional e terrorismo do Nixon Center.
.
Segundo o perito, citado pelo ‘Sunday Times’, os planos do Pentágono não prevêem apenas ataques localizados contra as instalações nucleares iranianas, mas também bombardeamentos maciços de “toda a estrutura militar” da república islâmica. Ao todo estão identificados 1200 alvos, sobre os quais se prevê o lançamento de milhares de toneladas de bombas.
.
Estas revelações surgem numa altura em que o presidente George W. Bush tem acentuado a retórica agressiva contra Teerão, a quem acusa de ter em curso um programa de fabrico de armas de destruição maciça que coloca o Médio Oriente “sob a sombra de um holocausto nuclear”. Bush assegurou ainda que os EUA têm a intenção de agir “antes que seja demasiado tarde”.
.
Apesar de tudo, Debat pensa que os planos norte-americanos são arriscados, pois colocam em jogo tantos recursos que ameaçam esgotar a capacidade para manter as frentes de batalha no Afeganistão e no Iraque.
.
O endurecimento da posição de Washington tem lugar depois de a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) afirmar que houve uma evolução “significativa” da cooperação do Irão, que terá mesmo retardado o processo de enriquecimento de urânio.
-
TEERÃO ALEGA NOVO AVANÇO ATÓMICO
.
O Irão tem neste momento em actividade três mil centrifugadoras destinadas a enriquecer urânio e todas as semanas aumenta esse número, afirmou ontem o presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad. Alguns peritos europeus consideram que, a ser verdade, aquele número de centrifugadoras é capaz de produzir urânio suficiente para uma bomba atómica em cerca de um ano.
.
“Eles [os poderes mundiais] pensavam que com cada nova resolução [da ONU] o nosso país recuava. Mas depois de cada resolução a nação iraniana anunciou um novo triunfo nuclear”, afirmou Ahmadinejad, aludindo à ameaça de novas sanções da ONU se o programa nuclear iraniano não for suspenso. A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) põe em causa a veracidade das palavras do presidente e considera que houve mesmo um abrandamento do programa nuclear, seja ele motivado por razões técnicas ou estratégicas. A oposição iraniana considera, no entanto, que a AIEA está a ser enganada.
.
in Correio da Manhã 2007.09.03
.
» Artigos Relacionados
.

» Comentários no CM on line
Segunda-feira, 3 Setembro
.
- Luis Para aqueles que criticam os USA, deviam era criticar o presidente do Irão e outros iguais a ele, que gastam fortunas em bombas e a suas populações a morrer à fome. Depois os outros (os ocidentes) é que são os grandes culpados de tudo o que acontece naquela parte do mundo. por ultimo é muito giro ser de esquerda num pais desenvolvido, se acham que estão mal mudem de pais.
- Paulo Silva Ainda nao percebi porque eua tem armas nucleares e o irao nao pode ter? GRAÇAS a deus nao sou americano, prefiro ser um portugues pobre do que 1 americano rico hipocrita.
- Portuga da Silva Êsse também era o pensamento de G.W Bush no Iraque, depois de um instantaneo "BLIZZARD" estariam nos EUA a esfregar as mãos de contentes depois do acto consumado.Pergunto eu: Quantas vidas e quantos "billions de $" se perderam e há quantos ANOS lá estão? Tudo isto pela decisão ERRADA, do (commander in chief).
- JL Quando é que estes "estrategas" terão um pouco de juizo na cabeça??? (Não falo em cérebro, pois quem profere tais atoardas, não interessa nem ao "pica-miolos").....
- Crispim Nabiça Estão a melhorar! No Vietnan diziam que em duas semanas resolviam o problema. Dez anos depois sairam de lá com o rabinho entre as pernas. É sempre bom avivar a memória!
- Victor C Eu gosto muito dos americanos porque são: lógicos, coerentes, valentes e muito preocupados com os direitos humanos. Ah...e não são nada ambiciosos!
- Manuel Nogueira Graças a Deus que existem os EUA para combater as forças do Mal. Senão há muito que este Planeta viveria na Idade das Trevas
- L.S. É sempre reconfortante saber que o verdadeiro Ocidente nunca permitirá que as trevas da idade média voltem. Bastou uma vez!Aqueles que acham que isto aqui é que está mal, devem ir viver para outras paragens. Algoz-Algarve.
- Jorge Samina Definitivamente o 11 de Setembro foi a melhor coisa que aconteceu aos nossos queridos yankees! Assim já conseguiram legitimar 2 intervenções militares e eis que se aprestam para mais uma. Mas a mim não me surpreende... quem foi capaz de matar 3000 inocentes numa operação extremamente bem cuidada como a implosão do World Trade Center, é capaz de fazer tudo! Tenham vergonha!
- Baptista Mais uma maluquice desta célebre equipa que está a pôr os Estados Unidos de joelhos perante a China. Parede
- Francisco José Se forem os mesmos genios que "previram" o 11 de Setembro e a "rápida" invasão do Iraque podemos esperar o pior, em todos os sentidos. Com esse tipo de gente a desgovernar o mundo com suas armas nucleares corremos o risco de não acordarmos amanhã. Quem tem Bush e Ahmadinejad, nem precisa de aquecimento global.

Sem comentários: