Além Praia
Festa dos Tabuleiros nas ruas de Tomar
Acidade está engalanada para a grande Festa dos Tabuleiros, cujo ponto alto é no próximo domingo, dia 8, com o cortejo que se inicia na Praça da República (16h00) e que percorre as principais ruas, num percurso com cerca de cinco quilómetros.
Esta festa tem como origem o culto ao Espírito Santo, devoção criada pela Rainha Santa Isabel. Os tabuleiros eram originariamente oferendas ao Espírito Santo. Manda a tradição que sejam apenas raparigas a transportar os tabuleiros, onde estão representadas as freguesias do concelho. Em média, os tabuleiros pesam 22 quilos e são sempre da altura das mulheres, que os transportam à cabeça. Cada tabuleiro (este ano são 636) é composto por um cesto de vime, decorado com um pano branco bordado e decorado com flores de papel e espigas de trigo. Do cesto, saem cinco ou seis canas, onde são enfiados 30 pães (cada um com cerca de 400 gramas).
Vestidas de branco e com uma fita colorida a cruzar o peito, as raparigas seguem em cortejo com um rapaz ao lado. Ele leva uma camisa branca, calças escuras, barrete ao ombro e gravata da mesma cor da fita da rapariga. Este cortejo percorre as principais ruas da cidade, que estão decoradas com flores de papel e colchas pendentes nas janelas. No dia seguinte, distribui- -se pão, vinho e carne pelos mais necessitados do concelho. Esta tradição é conhecida como a Pêza.
Destaque, também, para o Cortejo do Mordomo (realiza-se hoje), composto de carruagens, cavaleiros e parelhas de bois.Durante estes dias de festa, Tomar tem ainda para oferecer muita animação nos vários arraiais.
OUTROS LOCAIS A VISITAR
Juntamente com o Castelo dos Templários, forma um conjunto único. Destaque para a janela da Sala do Capítulo, uma obra-prima do estilo manuelino.
COMO CHEGAR
A partir de Lisboa pela A1 até Torres Novas, seguir pela A23 até apanhar o IC3 e a EN 113 até Tomar. Do Porto, pela A1 até Leiria e depois seguir pela EN113 por Ourém até Tomar.
ONDE COMER
Cabrito assado no forno, sável com açorda de ovas, sopa de lampreia, ensopado de enguias, caldeirada mista de peixe.
in Correio da Manhã 2007.07.06
Se quiser saber mais visitar:
Sem comentários:
Enviar um comentário